Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2008 - 09:34

Declaração do Imposto de Renda: tarefa de profissional

Para muitos, o preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física ainda é um complicador. Parte expressiva da população sequer possui em mãos todos os documentos necessários para sua elaboração. De fato, não é nada simples tornar este documento um objeto válido e completo. Há detalhes em demasia que devem ser observados. A omissão de uma informação ou erro na forma de declará-la pode trazer transtornos imensos ao contribuinte.

A cada ano, a Receita Federal (RF) traz novidades no preenchimento da declaração. Uma novidade para este exercício é a obrigatoriedade de declarar em uma ficha exclusiva as doações feitas para campanha política, que, no resumo da declaração, traz um campo para informar o valor total doado. Deve ser informado, além deste valor, o CNPJ, nome do candidato, do partido político e do comitê financeiro responsável pela captação do dinheiro.

Um erro comum no preenchimento da declaração é o esquecimento do contribuinte em declarar os rendimentos dos seus dependentes, se atendo somente a informar as despesas deles, o que o beneficia com deduções no valor do imposto devido.

A complexidade e mudanças nas regras fazem com que o contribuinte precise se atualizar anualmente e redobre a sua atenção ao preencher cada dado. Por isso, tem sido importante a contratação de um profissional especializado no assunto para realizar esta tarefa.

Algumas empresas de outsourcing, além de elaborar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, também capacitam seus profissionais para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

É fundamental para uma empresa de outsourcing que oferece serviços relacionados à declaração do Imposto de Renda, como qualquer outro produto, manter seus profissionais nos padrões da instituição; envolvendo questões de sigilo e ética.

O preenchimento da declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física pode envolver as tarefas de revisão ou elaboração (em situações normais), retificação da declaração, espólio inicial, intermediário e final, assessoria mensal na apuração e recolhimento do Carnê Leão, ganho financeiro das operações, apurações e o recolhimento do Imposto de Renda sobre os ganhos de capital decorrentes de operações de vendas de bens, apurações e recolhimentos do Imposto de Renda sobre os ganhos na atividade rural, assessoria e acompanhamento dos processos indeferidos pela RF, dentre outras.

O investimento em profissionais especializados neste assunto garante o bem estar do contribuinte. É fundamental que cada contribuinte se conscientize da importância de fazer a declaração corretamente. Do contrário, poderá ter um grande incômodo, caso venha a cair na lista denominada “malha fina” do Leão.

. Por: Elaine Varella, sócia da Trevisan Outsourcing e professora da Trevisan Escola de Negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira