Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2008 - 09:35

Estresse pode causar bruxismo

Você já parou para pensar que o estresse do dia-a-dia pode ser a causa de diversos problemas de saúde e, dentre eles, os bucais? Segundo especialistas, o bruxismo é o problema mais comum na maioria das pessoas, e pode ser evitado por quem leva uma vida mais “light”.

Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia são os sintomas do bruxismo. É um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que tem o distúrbio se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger noturno. As causas deste problema podem ser a tensão emocional e o fechamento inadequado da boca.

Segundo especialistas, o bruxismo pode estar associado ao estresse, pois muitos pacientes com sintomas deste distúrbio possuem aumento da tensão emocional. “O Bruxismo costuma levar ao desgaste dentário, fratura dentária, dores em determinados componentes do sistema mastigatório etc, além de também desencadear dor ou disfunção na musculatura mastigatória”, explica o cirurgião-dentista da Academia Americana de Estética, Jorge Alberto Jorge.

Em situações de estresse, o corpo humano pode reagir de diferentes formas. A função da glândula hipófise, que fica no cérebro, faz liberar hormônios que ativam as glândulas supra-renais que atuam na substância cortisol que, em excesso na corrente sanguinea, pode levar a uma destruição das células de defesa, causando pré disposicao negativa do sistema imunológico do organismo, possibilitando a proliferação e desenvolvimento de doenças.

Há ainda o estresse bom, que é gerado quando estamos ansiosos esperando por algo que nos trará alguma felicidade, como um casamento, uma viagem, um emprego, entre outros. Mas o estresse ruim gera um abatimento ou sensação de pânico, um quadro de exaustão ou fadiga, causando pressão alta, alterações hormonais, acúmulo de gordura, além do próprio bruxismo. “O dentista com quem faço tratamento logo percebeu que a causa do meu bruxismo é o estresse da minha rotina na escola onde trabalho. Ele até brincou comigo, disse que a melhor maneira de evitar este problema, além dos cuidados com a higiene bucal, é ir morar na chácara e bem longe da escola”, diz a professora Maria Aparecida Pires Segheto.

Atualmente a odontologia oferece alguns tratamentos, porém tem optado pela utilização de uma placa estabilizadora, de resina acrílica. “A função da placa estabilizadora, na realidade, é proteger os dentes e demais componentes do sistema mastigatório durante as crises noturnas de Bruxismo. Além disso, a placa ainda pode diminuir a atividade elétrica de músculos elevadores da mandíbula, como masseter e temporal, reduzindo assim a atividade tensional. O uso de antiinflamatório e drogas biorelaxantes também são usadas quando o quadro do distúrbio estiver mais sério”, completa o cirurgião-dentista.

Entretanto, a colocação de placas constitui-se num tratamento, digamos, sintomático. O ideal, segundo Dr. Jorge, seria o tratamento preventivo, isto é, dos estados tensionais, estressantes ou ansiosos que produzem o Bruxismo e, caso o sintoma não desapareça, um exame mais detalhado com tomografia computadorizada vai dar um diagnóstico mais preciso.

.Por: Dr. Jorge Alberto Jorge - Diretor da Clínica Paulista de Odontologia Especializada; Pós Graduado em Periodontia; Especialista em Implantes Dentários; Fellow da Academia Americana de Estética.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira