Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2008 - 09:38

Etanol é destaque em evento internacional da FMC


A Bioenergy Alliance reunirá os principais investidores e autoridades em um giro por Miami, México e Guatemala.

A FMC promoverá, entre os dias 06 e 11 de abril, a Bioenergy Alliance (BEA), destacado evento que reunirá os principais empresários e autoridades em etanol das Américas em um giro pelos Estados Unidos, México e Guatemala. Os especialistas estarão presentes no congresso, que ainda contará com a presença do Ministério da Agricultura, Petrobrás e Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

A iniciativa da FMC envolverá os dois maiores produtores e líderes tecnológicos do mundo, Brasil e Estados Unidos, que respondem por 85% da produção mundial de etanol. O Bioenergy Alliance envolverá não apenas a questão de oportunidades de investimento e comércio entre os dois líderes em etanol, mas também as possibilidades de expansão de negócios do setor sucroalcooleiro para o México e os demais países da América Central. O evento ocorrerá ao longo da semana em Miami, Cidade do México e Cidade da Guatemala.

A Bioenergy Alliance se apresenta como uma relevante contribuição da FMC aos seus clientes, objetivando dinamizar as ações e iniciativas no mercado de etanol. Nesse sentido, um dos grandes desafios a serem alcançados é a caracterização definitiva do etanol como commodity, passo fundamental para a conquista de novos mercados.

O primeiro painel ocorrerá na Flórida, no domingo, dia 06 de abril, em Miami. Dentre importantes políticos e empresários, estarão os fundadores da Comissão Interamericana do Etanol, Jeb Bush e Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura. O painel abordará as relações entre Brasil e EUA e seus possíveis e futuros desdobramentos.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), autor de diversos estudos sobre as oportunidades em etanol também marcará presença. Roberto Rodrigues apresentará as expectativas brasileiras no setor, sobretudo a importância da abertura de mercados, uma das aspirações brasileiras. O Brasil, apesar de produzir cerca de 40% do etanol do mundo, exporta apenas 13% de sua produção. Parte disso ocorre devido a forte taxação do etanol brasileiro no exterior, sobretudo nos EUA. Após o primeiro painel em Miami, o grupo seguirá para a Cidade do México, onde ocorrerá o segundo dia de evento, que abordará as oportunidades do etanol no contexto do NAFTA.

Os debates contarão com a presença da Petrobrás e da Pemex, a maior companhia petrolífera mexicana, além da presença de senadores, produtores e ministros. Dentre os temas a serem discutidos, estão a estratégia global do NAFTA e a inserção mexicana neste contexto, as dificuldades e oportunidades de investimento no setor petrolífero mexicano, somadas ao contexto atual da agricultura mexicana. Já na Guatemala, os temas abordados serão no contexto do etanol e contarão a presença de renomados especialistas, produtores e autoridades do setor sucroalcooleiro, abarcando não apenas a região do Caribe, mas também a Comunidade Andina.

Perfil da FMC Agricultural Products - A FMC é uma multinacional americana que atua globalmente em diversos segmentos, empregando cerca de 5 mil pessoas em 34 países. No Brasil, a FMC está sediada em Campinas. É no setor agrícola que ela tem mostrado sua vocação, com uma extensa linha de produtos para controle de pragas, plantas daninhas e doenças em culturas como soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, arroz, entre outras.

A empresa se destaca por ser ágil, dinâmica, focada em antecipar as necessidades dos clientes, no resultado dos negócios, e na sustentabilidade social e ambiental das comunidades onde está presente.

Com faturamento anual de US$ 326 milhões em 2007, a FMC é focada em nichos de mercado nos qual a liderança é conquistada por meio de investimentos em pesquisa, orientação ao cliente, novas tecnologias, segurança e, principalmente, em pessoas motivadas e predispostas em se inovar e se superar.

FMC. Uma empresa que acredita que o seu sucesso está no sucesso de todos os elos da cadeia: clientes, colaboradores e fornecedores. | Foto: Vicente Gongora, Diretor Nacional de Vendas e Marketing da FMC, e Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Coordenador do Programa Bioenergy Alliance da FMC e diretor da Canaplan.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira