Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2018 - 07:44

Semana Acadêmica da FAZP começa com auditório cheio

Palestra sobre tecnologia traz olhar diferente para estudantes. Mas a semana tem mais, como a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, entre outros.

A Semana Acadêmica da Faculdade Zumbi dos Palmares começou com a casa cheia, apesar da chuva forte. O presidente da Campus Party Francesco Farruggia abriu o ciclo de palestras provocando o público universitário com questões importantes acerca de um assunto imprescindível, nos dias de hoje: a tecnologia em todos os campos.

Farruggia começou falando sobre o jogo de xadrez, fazendo um paralelo com a progressão geométrica, que usa algoritmos – estes fundamentais para que a tecnologia funcione. Para explicar isso, o empresário que também é sociólogo citou a lei de Moore, que surgiu em 1965 por meio de um conceito estabelecido pelo químico e físico Gordon Earl Moore.

Segundo o sócio-fundador da Intel (Moore), o poder de processamento da informática, via computadores, dobraria a cada 18 meses, mas ele não tinha certeza que a empresa conseguiria evoluir em tal ritmo. Não há como dizer que esta lei vá perpetuar por muito mais tempo, mas até agora tem sido válida. Atualmente, sabe-se que o computador mais veloz do mundo é o IBM Roadrunner, o qual tem a capacidade de 1,144 petaflops. Entretanto, vale lembrar que os custos permanecem constantes. Porém, em pouco tempo, pode ser que você compre um chip com o dobro da capacidade de processamento pelo mesmo preço pago hoje.

O presidente do Instituto Campus Party lembrou que, a cada ano, devemos multiplicar a nossa capacidade de cálculo para ‘abarcar’ as nossas necessidades. “Estamos em uma disrupção: tudo está acontecendo”. Disrupção (ou Digital Disruption) é o termo utilizado para explicar o efeito das tecnologias digitais sobre os modelos tradicionais de negócios, ou seja, a evolução tecnológica que rompe e supera as tecnologias existentes. A partir dela, tornou-se necessário reformular a forma de fazer negócios para que as empresas continuem tendo espaço no mercado, sendo competitivas.

Francesco Farruggia instigou a plateia: onde estão os funcionários da Kodak? A empresa que já foi a maior produtora de películas para filmes fotográficos teve que se reinventar e hoje opera em nichos de mercado óptico e químico, entre outros segmentos. Isso aconteceu porque surgiu o telefone celular com câmera digital embutida.

“Não gosto de usar a palavra inovação, que se tornou um termo velho. A maior mídia do mundo é o Facebook, que surgiu 15 anos atrás. Não tenho dúvida de que o presidente dessa empresa poderá vir a ser o presidente dos Estados Unidos (embora ele tenha 33 anos, e o mínimo é 35)”, salientou Farruggia.

O sociólogo também abordou temas como energia renovável, bitcoin, blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”), que é uma tecnologia que visa à descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados, que têm a função de criar um índice global para todas as transações ocorridas em um determinado mercado — “isso vai mudar tudo”. Francesco Farrugggia assegurou que tudo o que conhecemos hoje ficará no sistema cloud (nuvem), citou os carros autônomos, BigData, falou dos Fab Lab (laboratórios tecnológicos), incubadoras e aceleradoras, além das Fintechs ( termo utilizado para as inovações e o uso de novas tecnologias por empresas do setor financeiro para a entrega de serviços).

Disse que a criatividade nasce das dificuldades — “e isso é especialidade de brasileiros e chineses”, dois dos povos mais criativos do mundo. E recomendou a todos que assistam a série Black Mirror (Netflix). Por fim, citou um projeto que está sendo desenvolvido no Quilombo do Palmares, na Serra da Barriga (AL) e assegurou que vai lançá-lo na FAZP. Também premiou a faculdade com um stand para a próxima Campus Party, que terá capacidade para vinte participantes, em 2019.

. A Semana Acadêmica da Faculdade Zumbi dos Palmares acontece de 12 a 16 de março (segunda a sexta-feira), no campus. Destaque para o ministro do STF Luís Roberto Barroso, no dia 16(sexta-feira), entre nomes do mundo corporativo, como o presidente da Unilever Fernando Fernandez, da Unilever Brasil. | Site: http://www.zumbidospalmares.edu.br/New2/index.php/pt

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira