Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2018 - 07:07

Rede internacional de lideranças realiza maior evento de sua história em São Paulo

Entre os dias 15 e 17 de março, 220 jovens de 27 países se reúnem em espaços como Grand Hyatt Hotel, Sala São Paulo, Museu da Imagem e Som e comunidade de Embu das Artes para vivenciar experiências e debater soluções para impactar positivamente a América Latina.

A cidade de São Paulo recebe, entre os dias 15 e 17 de março, o Shape Latam 2018, nova edição da reunião anual dos Global Shapers – comunidade internacional criada pelo Fórum Econômico Mundial, que congrega jovens líderes de diversos países. O evento, que tem como parceiro diamante a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), tem uma programação repleta de encontros, debates e ações voltadas para a transformação social.

Sediado pela primeira vez na cidade, o evento, que acontece como um desdobramento do Fórum Econômico Mundial (realizado em São Paulo, de 13 a 15 de março), tem como tema central “contrastes”, e se debruçará especialmente sobre as questões da América Latina, região que conta com cerca de 80% dos participantes da edição. Estão confirmados Global Shapers de um total de mais de 27 países.

A agenda do evento foi concebida com o propósito de proporcionar as mais variadas experiências e aprendizados aos participantes, que farão uma imersão na realidade da capital paulistana através das Learning Journeys (Jornadas de Aprendizagem), divididas entre quatro grandes temas: educação, tecnologia, sustentabilidade e cidadania. Após as vivências, os jovens se reúnem para refletir e trocar ideias sobre os temas trabalhados. O objetivo principal é que eles saiam inspirados e com material para propor projetos em seus Hubs locais (nome pelo qual são chamados os polos desenvolvidos e liderados pelos Shapers).

A programação do Shape Latam 2018 tem início no dia 15, com um painel de abertura que contará com a participação de João Dória, prefeito de São Paulo; Bruno Covas, vice-prefeito; Wadia Hamza, diretor global dos Global Shapers no World Economic Forum; e Marisol Barrilas, diretora Latam dos Global Shapers no World Economic Forum. Ainda no primeiro dia, haverá um painel com os Global Shapers representantes do Fórum Econômico Mundial de Davos e Fórum Econômico Mundial na América Latina.

Jornadas de Aprendizagem: Tecnologia — A sexta-feira (16/3) será inteiramente dedicada às Learning Journeys, que se repetirão no período da manhã e da tarde. Cada participante poderá escolher duas jornadas de aprendizagem diferentes que mais se relacionem com os seus interesses pessoais e os problemas de seus Hubs. Assim, cada jornada de aprendizagem receberá, por período, cerca de 45 Global Shapers.

A primeira delas será norteada pela temática da tecnologia, em uma parceria entre as instituições Humanitas, Reflexões da Liberdade e Mastertech. No escritório de coworking We Work, os jovens serão divididos em dois grupos: o Tech e o Analog. Ambos os grupos terão um bate papo com profissionais da Mastertech e do Facebook sobre a 4ª Revolução Industrial e novas tecnologias. Após assistir a uma fala com convidados sobre a primeira infância e seus principais desafios, eles serão divididos em três grupos menores e receberão um problema real relacionado ao tema. O Grupo Tech terá o desafio de idealizar uma solução inovadora que utilize novas tecnologias, enquanto o Analog deverá procurar meios que não utilizem tecnologia digital.

Ao final, todos irão para a mesma sala e farão um pitch de 2 minutos da solução criada para os convidados presentes. Os especialistas receberão R$ 1000 em dinheiro simbólico, a serem gastos com as soluções que acharem melhor. O grupo que receber mais investimento no final ganhará um prêmio. Ao final, ganhará corpo uma reflexão crítica sobre o contraste entre falta de acesso e a 4ª Revolução Industrial.

Jornadas de Aprendizagem: Educação — A Learning Journey de educação consiste em um tour escolar com estudantes do 9º ano da Stance Dual School. A proposta é fomentar o protagonismo dos alunos, que podem ser divididos conforme o melhor entendimento da instituição de ensino, para que mostrem a sua visão da escola: o que é importante para eles? O que há de diferente? O que há de inovador? O que há de bom e o que há para melhorar?

Depois, será organizado um grupo focal dedicado a compreender os desafios, sonhos e perspectivas dos alunos e compartilhar com eles as experiências dos Shapers em suas comunidades. Em seguida, os participantes seguirão para a Escola Estadual Marina Cintra, onde, junto com os líderes das escolas, refletirão sobre questões como: Que oportunidades são oferecidas pela educação? Como as diferentes realidades dos estudantes influenciam seus desafios, ambições e perspectivas? Como são as realidades dos sistemas público e privado?

Jornadas de Aprendizagem: Sustentabilidade — O mote da jornada de sustentabilidade será a reciclagem como parte fundamental da economia circular. A ação se desenvolverá na YouGreen, empresa que atua na área e vai apresentar seu modelo de negócios, reconhecido por unir responsabilidade ambiental e social ao fazer a reciclagem fornecendo aos coletores de lixo ganhos muito melhores.

Na atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer o Programa Nacional de Gestão de Resíduos (PRNS, 2010) e vivenciar uma experiência interativa dentro da cooperativa, aprendendo na prática o processo de separação de plásticos.

Jornadas de Aprendizagem: Cidadania

Representatividade é a tônica da jornada de cidadania. No Plenário da Câmara Municipal de São Paulo, os Shapers colocarão em pauta ideias para aproximar o jovem da política, por meio de soluções inovadoras e experiências que funcionaram em outras partes do mundo.

Ao longo do encontro serão levantadas questões como: O que fazem os vereadores? Como se caracteriza o voto e as eleições de São Paulo – e por que votos brancos e nulos estão crescendo? Como fazer essa conexão da política com os jovens? As propostas serão discutidas e, depois, escolhidas em uma simulação da política real, com partido, eleição de líder e coalizões.

Ao término de todas as jornadas de aprendizado do dia, haverá uma reunião de conclusão e jantar no Museu da Imagem e Som (MIS), no período da noite.

Encerramento — No terceiro e último dia (sábado, 17), todos os participantes se envolverão em uma única jornada de aprendizagem sobre transformação social, que se dará através de uma intervenção socioambiental real e prática em uma região de alta vulnerabilidade social, no município paulista de Embu das Artes. A ação contempla a restauração física dos espaços de uma escola municipal, construção de um parquinho para as crianças, e revitalização da pintura e da jardinagem, e envolverá a comunidade local nas discussões dos desafios e soluções discutidas durante todo o evento.

Encerrando a extensa programação do Shape Latam 2018, a Sala São Paulo receberá, à noite, uma apresentação artística e painel exclusivo sobre a 4ª Revolução Industrial com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O evento foi organizado por iniciativa do Global Shapers – Hub São Paulo e conta com o apoio técnico e gestão da Ageeo. Várias companhias e instituições presentes no País contribuíram para a realização do Shape Latam 2018, com destaque para: a ABDI: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, principal apoiador; Gerdau; Arcah e Leite Roston Advogados; Fundação Lemann, 99 App, Eureca, Tribo, Humanitas 360, Nestlé, Ambev e Schwarzman Scholars.

Entre os parceiros institucionais estão: Centro de Liderança Pública; Escola do Parlamento; Governo do Estado de São Paulo: Assessoria Internacional, Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação; Prefeitura de São Paulo; Prefeitura de Embu das Artes: Secretaria de Educação; Mastertech; You Green; Stance Dual School; Reconectta; Reflexões da Liberdade; Instituto Gerando Falcões; 4you2; Instituto Refloresta.

Além disso, o evento contará com a presença de diversas autoridades, como: Wadia Hamza | Diretor Global dos Global Shapers no World Economic Forum; Marisol Barrilas | Diretora Latam dos Global Shapers no World Economic Forum; João Dória | Prefeito de São Paulo; Bruno Covas | Vice Prefeito de São Paulo; Diretor Executivo do Pacto Global – ONU; Consulados dos EUA, México, Argentina e India.

As informações sobre o evento e oportunidades de parcerias, acesse o site oficial: www.shapelatamsp.org

Global Shapers é uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial, composta por Hubs ou rede de polos desenvolvidos e liderados por jovens líderes entre 20 e 30 anos de idade com reconhecido potencial para transformar de maneira positiva o mundo. A rede foi fundada em 2011 pelo Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial, Professor Klauss Schwab, com a proposta de capacitar os jovens líderes a influenciar a agenda global e a criar impacto local e atualmente está presente em 376 cidades diferentes, representando 159 países ao redor do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira