Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2018 - 07:10

Consultor da FGV Energia avalia reajuste de tarifas de energia elétrica

O consultor da FGV Energia Paulo Cunha explica que o aumento médio de 21,04% do valor das tarifas de energia da Enel Rio (ex-Ampla) e de 10,36% da Light tem como objetivo a reavaliação do equilíbrio econômico da concessão. Segundo ele, o aumento é baseado nas estruturas de custos e de mercado e leva em conta os ganhos de produtividade das empresas.

"O baixo nível dos reservatórios contribuiu para a elevação dos custos de geração de energia, que é um componente do preço das tarifas. Os custos da distribuição, os encargos setoriais, os custos de transmissão e os custos financeiros também contribuíram para o aumento da tarifa", explica o especialista.

Cunha sugere algumas medidas que podem ser adotadas visando à economia de energia. "Utilizar lâmpadas econômicas com tecnologia LED, não deixar a luz acesa desnecessariamente e aproveitar ao máximo a luz do dia. Outra medida é utilizar condicionadores de ar eficientes, mantendo portas e janelas fechadas durante o uso, regulando o termostato e mantendo os filtros sempre limpos", propõe o consultor da FGV Energia. Ele ressalta ainda que utilizar a máquina de lavar e ferro de passar quando tiver roupa acumulada pode ajudar para que o aumento não pese tanto no bolso. Paulo Cunha garante também que regular os termostatos e manter as borrachas de vedação da geladeiras e freezers sempre em bom estado deve ser "Racionalizar o uso de chuveiros elétricos, evitar deixar aparelhos eletrônicos em stand-by", indica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira