Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2018 - 07:58

Tribanco encerra 2017 com lucro líquido de R$ 73,3 milhões e anuncia novo presidente

Crescimento foi de 7,6% em comparação ao ano anterior; Edson Georges Nassar assume liderança da instituição.

O Banco Triângulo S.A. (Tribanco) fechou 2017 com aumento de seu lucro líquido em 7,6%, passando dos R$ 68,1 milhões do ano anterior para R$ 73,3 milhões. No período, o banco teve elevação de seu patrimônio líquido, que passou de R$ 441 milhões para R$ 483 milhões.

Em novembro de 2017, a Fitch elevou os Ratings Nacionais Longo e de Curto Prazos do Tribanco de A- (BRA) para A (BRA) para refletir a crescente rentabilidade apresentada pelo banco desde 2014, mesmo diante do ambiente econômico desafiador. A avaliação da agência também reflete a confortável capitalização, o prudente gerenciamento de risco e a adequada qualidade de ativos do Tribanco, que encerrou 2017 com ativos totais de R$ 2,498 bilhões, 7,5% a mais do que o registrado em 2016.

O ano de 2017 foi para o Tribanco, sobretudo, um ano de encerramento de um bem-sucedido ciclo de gestão, sob liderança de João Ayres Rabello Filho. Nos últimos oito anos, o Tribanco entregou resultados consistentes. Rabello deixa a presidência e passa a ocupar o cargo de vice-presidente da holding controladora, além do cargo de membro do Conselho de Administração do Tribanco. Na posição de presidente, Edson Nassar, executivo experiente com quase 30 anos de atuação em instituições financeiras sólidas e de renome, assume o desafio de posicionar o Tribanco como o mais completo parceiro do varejo brasileiro.

A chegada de Edson Nassar pontua um momento de expansão e ampliação dos negócios do Tribanco e suas empresas coligadas. Durante todo o segundo semestre de 2017, o Tribanco estruturou suas operações para a ampliação de suas atividades. Houve investimento na estruturação do backoffice, nos controles, na governança, e, especialmente, em softwares com atuação na área de risco, deixando o banco apto para aumentar exponencialmente o relacionamento com seus clientes, e, consequentemente, no número de contas e clientes.

“Sem deixar de atender pequenos e médios varejistas – nossa operação principal -, as empresas do Tribanco passarão a se relacionar, por meio de uma plataforma digital, também aos clientes do entorno dos varejistas. Funcionários destes estabelecimentos, seus clientes, os moradores deste entorno, empresas vizinhas - desde lojistas a profissionais autônomos - passam a ser potenciais clientes do Tribanco e estão aptos a ter uma conta corrente, crédito e demais produtos e soluções financeiras oferecidas por nossas empresas. Assim vamos possibilitar e acelerar a inclusão financeira das comunidades”, afirma Edson Nassar, presidente do Tribanco.

O presidente explica que o Tribanco da era digital é um banco completo, segue oferecendo soluções financeiras ao pequeno e médio varejista, soluções de proteção para o patrimônio e os ativos e soluções de crédito aos consumidores, que agora passam a ter também meios para realizar transações financeiras. “O Tribanco se prepara para ser a melhor opção de banco para micro, pequenas e médias empresa nas regiões em que atua e, também, para as pessoas físicas dessa comunidade”, diz o executivo.

Tricard — Em 2017, a Tricard – empresa de cartões do Tribanco - seguiu apresentando resultados excelentes, alcançando R$ 2,3 bilhões de faturamento, o que representa um crescimento de 24% em relação ao ano anterior. O lucro líquido registrado foi de R$ 37 milhões, uma alta de 39,7% na comparação com 2016. São destaques na construção desse cenário a consolidação do Cartão Super Empresarial - um cartão de crédito voltado para pessoa jurídica, que gerou vendas de R$ 158 milhões - e o desenvolvimento da Conta Fácil Tricard Zuum, em parceria com a Vivo e a Mastercard.

Os supermercados passaram a ter, além de totens de autosserviço, promotores aptos a emitir cartões de crédito por meio de aplicativo. Em 2017, vale destacar que os clientes do Grupo Martins passaram a poder pagar suas compras utilizando o cartão de crédito ao invés do boleto. Houve ainda um aumento de 1.370 lojistas operando com a Tricard, perfazendo um total que supera a marca de 10 mil lojistas. O número de usuários ativos de cartões atingiu a marca dos 838 mil clientes.

Triseg (Tribanco Corretora de Seguros) — A Triseg colheu os frutos de sua reestruturação iniciada em 2016. A corretora de seguros, que é responsável por toda a plataforma de soluções para proteção e segurança patrimonial das empresas do SIM (Sistema Integrado Martins) e também de seus colaboradores e clientes, atingiu uma base ativa de 158 mil apólices ativas, um aumento de 48% na comparação com 2016.

No segmento de seguros empresariais, a Triseg seguiu trabalhando em seus clientes o desenvolvimento da cultura da necessidade de proteção, imprescindível à perenidade dos negócios face a imprevistos causados por sinistros. Para tornar mais fácil esse caminho, a corretora continuou oferecendo soluções simplificadas de proteção, de fácil entendimento, para atender empresas com diferentes perfis econômicos. Além da venda simplificada, a Tribanco Seguros oferece condições significativamente mais atraentes do que as colocadas pelo mercado, que são possíveis em função da parceria entre as grandes seguradoras e o SIM, cujas relações são pautadas sobretudo pela seriedade e confiança. Neste segmento de seguros empresariais (“Empresarial Simplificado” e “Vida empresarial”) o crescimento da carteira foi de 708%.

Adquirência — No ano passado, a instituição ampliou em escala nacional o processo de credenciamento de estabelecimentos comerciais (como farmácias, postos de gasolina e restaurantes) na rede de aceitação de seus cartões e chegou a um total de 4.123 lojas credenciadas, impulsionando as atividades de adquirência própria (private label). Outra conquista importante em 2017 para a adquirência própria foi a habilitação das máquinas – ainda em processo piloto – na captura dos cartões ELO e os cartões Alelo (de refeição e alimentação).

Perfil —O Tribanco integra o Grupo Martins, um dos maiores do segmento atacadista-distribuidor brasileiro, e atua provendo soluções de acordo com as necessidades de seus clientes. Fundado em 1990, com sede em Uberlândia/MG e presente em todos os estados brasileiros, dispõe uma gama de serviços financeiros para redes de supermercados, farmácias e lojas de material de construção. Conta ainda com as unidades de negócio Tricard (empresa de cartões), Tribanco Seguros (corretora de seguros) e Adquirência (meios de pagamento eletrônicos), para oferecer soluções integradas para o desenvolvimento do varejo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira