Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2018 - 07:18

Grupo Piracicabana compra dois ônibus elétricos BYD D9W Torino para Brasília


O primeiro modelo com carroceria nacional da Marcopolo.

A operadora de transportes urbanos Piracicabana lançou o primeiro ônibus elétrico urbano com carroceria nacional da Marcopolo no Brasil, na cidade de Brasília. O veículo estreia essa semana levando delegações internacionais durante a oitava edição do Fórum Mundial da Água, o maior evento global sobre o tema, organizado pelo Conselho Mundial da Água. Em abril, ele começa a operar na capital federal na linha que servirá a UNB.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, esteve presente no lançamento dos dois primeiros ônibus elétricos da cidade, a terceira do Brasil a ter ônibus elétrico em operação (após Campinas e Santos).

“Estamos caminhando a passos largos para uma mobilidade sustentável. E, ao longo do tempo, queremos ampliar a frota de ônibus elétrico no Distrito Federal” disse o governador Rollemberg. Ele afirmou também que pretende estender a mesma isenção de ICMS dada na compra de diesel aos ônibus urbanos, para a energia elétrica que abastece os ônibus elétricos do transporte coletivo.

EBus BYD D9W e Marcopolo Torino — O ônibus Ebus BYD Marcopolo, 100% elétrico à bateria, é composto pelo chassi BYD modelo D9W, produzido em sua fábrica em Campinas (SP) e montado com carroceria Marcopolo Torino. O BYD D9W é um chassi de ônibus 100% elétrico para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento, com autonomia até 300km, emissão zero de poluentes locais e redução significativa dos ruídos do ônibus.

Desenvolvido com suspensão pneumática dianteira e traseira, proporciona maior conforto, além de permitir a função de rebaixamento bilateral, auxiliando na entrada e saída dos passageiros e permitindo acessibilidade universal. O ônibus tem ar-condicionado e menor custo de manutenção.

Os veículos que iniciarão a operação em Brasília serão as duas primeiras unidades do modelo D9W, líder mundial na categoria dos elétricos, em novo projeto com carroceria nacional Marcopolo. “Estamos felizes em entregar os primeiros ônibus elétricos a Brasilia junto com a Marcopolo. Estamos criando empregos no Brasil e ajudando a cidade a melhorar seu sistema de ônibus e a reduzir a poluição. Agora, Brasília se torna a 3º cidade do Brasil a ter ônibus elétrico em operação comercial, junto com Campinas e Santos (São Paulo)”, conclui Tyler Li, presidente das operações da BYD no Brasil (fábricas de painéis solares e de ônibus elétricos).

Redução de poluentes locais — Os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz cerca de 1,8 toneladas de CO2 equivalentes, o que representa o plantio de mais de 11 árvores ao ano, além de evitar a emissão local de 118,814 kg de NOX e 1,152 kg de material particulado, os dois maiores vilões para a saúde pública. Esses valores se referem a comparação aos ônibus diesel novos, Euro 5, com rodagem média de 6.000kms/mês.

A BYD: “Pioneira em soluções de energia limpa” — Gigante global especializada em energia limpa, a BYD foi fundada em 1995 e rapidamente se tornou a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, ônibus e caminhões 100% elétricos. Desde 2015, a BYD também vem surpreendendo o mundo como a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in do mundo (2015, 2016 e 2017).

A empresa está presente em cinco continentes, mais de 50 países e em cerca de 200 cidades e têm entre seus sócios o americano Warren Buffet. Com mais de 220 mil funcionários distribuídos em 40 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores), a chinesa BYD é, ainda, a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo para outras marcas globais, e considerada pela Forbes como uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor “Change The World” da Revista Fortune.

Em 2016, a BYD ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, na categoria grandes corporações. Em 2016, a empilhadeira elétrica da BYD ganhou o prêmio IFOY de melhor empilhadeira elétrica do mundo. A primeira vez que uma marca não europeia ganha o principal prêmio do setor de logística na Europa.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, neste mesmo local, inaugurou sua planta de produção de módulos fotovoltaicos. A BYD Brasil já emprega cerca de 460 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira