Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2008 - 09:01

Fundação Orsa lança Projeto Geração Aprendiz

A Fundação Orsa e seus parceiros Chevron Brasil, por meio da marca Texaco e Cidap lançam, no dia 10 de abril, o Projeto Geração Aprendiz, que visa proporcionar aos adolescentes e aos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oportunidades de inclusão social através da formação profissional integral e inserção no mercado de trabalho.

O projeto busca ampliar a capacitação desses indivíduos, de modo a atender às demandas do mercado de trabalho e suprir as deficiências da educação formal, sempre de acordo com a Lei da Aprendizagem, que regulamenta a contratação de jovens entre 14 e 24 anos na condição de aprendizes. Deste modo, as empresas exercem práticas de Responsabilidade Social e se beneficiam da contratação de jovens qualificados, motivados e comprometidos, além de contarem com a redução de encargos sociais.

Para atingir esses objetivos, a Fundação Orsa acaba de assinar uma parceria com o CIDAP (Centro de Inclusão Digital e Aprendizado Profissional de Carapicuíba) através do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Carapicuíba). Ficará a cargo do CIDAP, uma ONG certificadora da Lei da Aprendizagem, a responsabilidade de ministrar os cursos, que, no decorrer deste ano, devem receber cerca de 70 jovens e adolescentes de baixa renda.

O curso básico acontecerá duas vezes por semana, seis horas semanais durante um ano. Os alunos que ainda freqüentam o ensino regular podem fazer o curso no horário inverso ao da aula da escola. O módulo básico é voltado para a área administrativa e focado em noções de contabilidade, administração, RH e informática. Assim que são contratados pelas empresas parceiras, os alunos dão início ao módulo específico, no qual recebem aulas direcionadas às especialidades das empresas contratadoras, além de noções ligadas à cidadania, postura (comportamento social), ética e responsabilidade profissional.

A Fundação Orsa terá o papel fundamental de articular parcerias com empresas locais para que estas contratem esses jovens como aprendizes ou efetivos. O objetivo é que a contratação seja um investimento com resultados positivos e duradouros para ambos os lados, já que a base do projeto não é somente promover o conhecimento e as habilidades dos jovens, mas também proporcionar-lhes um desenvolvimento integral.

Em Carapicuíba, a primeira experiência da Fundação Orsa com o Projeto Geração Aprendiz ocorreu em 2005. Seis jovens, após a conclusão do curso básico, foram efetivados pelo Grupo Orsa e pela Carglass empresa parceira do projeto e até hoje fazem parte do quadro organizacional das companhias, cumprindo funções em diversas áreas.

Lançamento do Projeto Geração Aprendiz, em 10 de abril de 2008, das 9h às 11h30, na CIESP OSASCO, Rua Paula Rodrigues, 61 Jardim Piratininga – S. Paulo. | www.fundacaoorsa.org.br

Fundação Orsa - Criada em 1994, muito antes que conceitos como responsabilidade social e empresa-cidadã se destacassem com o vigor dos dias atuais, a Fundação Orsa é uma instituição atuante no desenvolvimento de programas e projetos sociais. Idealizada pelo Grupo Orsa, um dos maiores fabricantes de madeira, celulose, papéis para embalagem, chapas e embalagens de papelão ondulado do País, tem como princípio a atuação em rede e sua trajetória se confunde com o desenvolvimento do conceito de investimento social privado no Brasil.

Sua principal fonte de divisas é o chamado Recurso Semente, contribuição fixa de 1% do faturamento bruto das empresas do Grupo Orsa, que independentemente do resultado financeiro faz o repasse como mostra de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. O Recurso Semente foi o impulsionador das primeiras ações da instituição, bem como do estabelecimento das parcerias iniciais. Até 2006, o valor desses investimentos somou R$ 122 milhões.

Constituída como instituição sem fins lucrativos, a Fundação Orsa direcionou suas primeiras ações na formação integral da criança e do adolescente. Ao longo dos anos se especializou no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e renda e garantia de direitos. Hoje, também foca suas ações no fortalecimento de políticas públicas e no desenvolvimento sustentável de territórios, por meio de um modelo que integra iniciativas ligadas aos âmbitos produtivo, social, ambiental e humano.

O modelo de atuação em rede envolve colaboradores, financiadores e comunidades locais, além de universidades, órgãos governamentais, empresas e a sociedade civil organizada. São mais de 200 instituições parceiras de ações em todo o Brasil, entre ONGs, órgãos dos três níveis de Governo, associações de classe e outras empresas. A Fundação Orsa tem como objetivo criar programas e projetos eficientes que possam ser replicados, atingindo grande alcance e impacto na sociedade.

Sua forma de intervenção respeita fases de um processo que visa o desenvolvimento sustentável da comunidade envolvida. Após a definição do território de atuação, é feito um diagnóstico das necessidades, das potencialidades e das expectativas da população. A partir daí, a Fundação discute e apresenta projetos e ações que fortalecem as políticas sociais e o desenvolvimento local. Os profissionais envolvidos colocam em prática princípios da gestão participativa, que valoriza a contribuição das pessoas no processo de tomada de decisões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira