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24/03/2018 - 08:36

Como otimizar resultados na área de compras


Ao mesmo tempo em que o custo de aquisição é um fator importante para as empresas, a área de compras se tornou fundamental na hora de repensar os investimentos e as novas relações com fornecedores. Vale lembrar que a crescente participação desse setor no processo produtivo exige do comprador uma visão mais estratégica.

Muitas organizações ainda não entendem a importância de contar com mecanismos que fogem do convencional para promover negócios entre compradores e vendedores. Afinal, é pouco provável que se descubra a melhor ferramenta para compras estratégicas em um treinamento de negociação.

Muito mais do que comprar e negociar produtos e serviços por um valor específico, o strategic sourcing é um dos métodos entre tantos outros disponíveis no mercado. Por se tratar de um modelo estratégico, ele ajuda a criar valor pela escolha e seleção de parceiros de negócio de acordo com a realidade da empresa e seus objetivos.

Ao usar um processo de alta performance para compras, fatores a mais passam a integrar as negociações. Entre eles podemos citar a complexidade de aquisição de determinado produto ou serviço e seu impacto para o negócio, a troca de informações entre compradores e fornecedores, a capacidade e a disponibilidade dos materiais.

No contexto da inovação, soluções automatizadas são um avanço na busca por fornecedores colaborativos, sendo capazes de evitar problemas comuns como compras erradas ou aumento do custo de aquisição por fugas de contrato.

Elas ainda são eficazes para alcançar os melhores preços com transparência e poder de negociação. Não que esse seja o fator determinante para uma compra. Mas, definitivamente, um processo de sourcing estratégico é a forma ideal para encontrar os melhores parceiros comerciais e, portanto, conquistar savings que refletem nos resultados.

Por que investir em Strategic Sourcing? Assumindo que o custo de materiais ou serviços represente 60% das receitas de uma empresa de 1 bilhão, uma redução de 5% pode fazer com que o lucro cresça em até 30%. Portanto, vende melhor a empresa que sabe comprar melhor.

Uma solução de RFx, por exemplo, um dos módulos de sourcing, permite criar valor real para o core business. Ao contar com um sofisticado workflow de gerenciamento que centraliza as informações e padroniza os processos de compras, toda a empresa pode participar das decisões – aumentando a capacidade de gestão.

Outras características de uma boa solução de e-sourcing é maior confiança e confiabilidade uma vez que é possível conhecer novas empresas, suas avaliações de desempenho, fazer benchmarking e acompanhar a Inteligência de Negócio (BI). As qualificações e avaliações de desempenho são atualizadas permanentemente ao lado dos dados dos fornecedores e históricos de compra para negociações futuras, tornando possível rastrear todas as transações em uma plataforma eletrônica.

A automatização do processo de compras evita ainda fraudes e erros nas compras, além de possibilitar gerenciar os processos – que já foram predefinidos na plataforma – e ainda o cumprimento de legislações e normas internas. Com uma visão clara dos gastos, contratos e projeções, encontra-se uma alternativa segura para alinhar a estratégia com a visão da empresa e reduzir custos operacionais do processo de compras.

. Por: Marcos Roig, gerente comercial do Mercado Eletrônico.

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