Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2018 - 07:05

CIC lança 1º Seminário Sobre Autismo da Serra Gaúcha

Evento idealizado pelo UniTea ocorre em 12 de setembro e vai debater o Transtorno do Espectro Autista sob a ótica da ciência, saúde e educação.

Já estão abertas as inscrições para o 1º Seminário Sobre Autismo da Serra Gaúcha, que vai ocorrer no dia 12 de setembro, às 17h30, no UCS Teatro. Idealizado pelo Movimento Unidos pelo Autismo (UniTea), o evento será realizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio de suas diretorias de Saúde e Cultura e Educação, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o lançamento do seminário será na próxima segunda-feira, durante a reunião-almoço da CIC.

O 1º Seminário Sobre Autismo da Serra Gaúcha tem por objetivo possibilitar um maior nível de conhecimento e capacitação de familiares e profissionais que atuam no apoio e tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os organizadores estimam um público de 750 participantes, representados por profissionais da área da saúde, educação, social e comunidade.

Uma das fundadoras do UniTea, Raquel Ely explica que o autismo é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por alterações importantes sob a perspectiva de três pilares de prejuízo principais: linguagem, comportamento e socialização. Os sintomas normalmente aparecem nos dois primeiros anos de vida, porém o diagnóstico ocorre bem mais tarde na maioria dos casos. “O TEA não tem cura e suas causas ainda são desconhecidas. Trata-se de uma questão de saúde pública e pesquisas epidemiológicas recentes indicam que uma em cada 45 crianças seja afetada pelo transtorno, podendo chegar a uma em cada 25 em algumas décadas. O 1º Seminário sobre Autismo da Serra Gaúcha irá debater este tema sob a ótica da ci~encia, saúde e educação”, complementa Raquel.

Palestrantes do 1º Seminário Sobre Autismo da Serra Gaúcha: Prof.Dr. Alyson Muotri — É graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Genética pela Universidade de São Paulo. Em 2002, iniciou seu pós-doutorado na área da neurociência e da biologia de células-tronco no Salk Institute como Pew Latin America Fellow. É professor na Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, em San Diego. Suas pesquisas se concentram na modelagem de doenças neurológicas, como transtornos do espectro do autismo, utilizando células-tronco pluripotentes induzidas humanas.

Prof.Dr. Rudimar dos Santos Riesgo — É neuropediatra e especialista em epilepsia e EEG pediátrico. Tem mestrado e doutorado em pediatria. Membro da International Child Neurology Association, da International Society for Autism Research e da Academia Iberoamericana de Neuropediatria. É professor de Medicina do Departamento de Pediatria da UFRGS e chefe da Unidade de Neuropediatria do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Prof. Dr. Lucas F. de Oliveira -— Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas: Neurociências, pela UFRGS. É professor da Universidade de Caxias do Sul, atuando junto ao curso de Psicologia e coordena o curso de especialização em Neurociências Aplicadas à Linguagem e à Aprendizagem. Tem experiência em pesquisa na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia. Atualmente trabalha com modelagem de processos mentais em sistemas de cognição artificial.

Dra. Cristina Conte - É graduada em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul, especialista em psiquiatria pelo Hospital São Lucas PUC-RS e ABP e especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo HCPA/ UFRGS.

O evento conta com patrocínio master do Laboratório Tismoo e Unimed e apoio da Prefeitura de Caxias do Sul. | Inscrições: www.ciccaxias.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira