Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2018 - 07:30

Cardeal Orani João Tempesta celebra Semana Santa na Catedral Metropolitana do Rio


Semana Santa, que se iniciou com o Domingo de Ramos (25/03), vai até a Páscoa do Senhor, dia 1º de abril. O Cardeal Orani Tempesta celebra todos os dias na Catedral Metropolitana.

Para o cristão, a Semana Santa é o período e momento mais importante do seu calendário. A Paixão de Jesus Cristo é o evento central da fé no Cristianismo. Através da liturgia, a Igreja faz-se recordar, ano a ano, todos os acontecimentos bíblicos vividos e testemunhados pelos profetas, apóstolos e discípulos, até chegar à Semana Santa, também conhecida como Semana Maior. Por isso, nos próximos dias, o Arcebispo Metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, celebrará a memória Pascal, entre os dias 29, 30, 31 de março e 1º de abril, na Catedral Metropolitana do Rio, no centro. Confira os detalhes:

‘Quinta-feira Santa’, dia 29/03 — O programa das cerimônias da Semana Santa prossegue na quinta-feira próxima, dia 29 de março. O dia será marcado por duas celebrações: a primeira, às 9h, com a solene Missa da Crisma, também denominada “Missa da Sagração dos Santos Óleos”, quando dom Orani consagrará os óleos que serão utilizados no sacramento da Crisma e abençoará os óleos dos catecúmenos e dos enfermos, que serão usados em todas as mais de 275 paróquias da cidade. Nesta ocasião, todos os padres da Arquidiocese do Rio são convidados a concelebram com o Cardeal e bispos auxiliares, renovando seus votos sacerdotais. Ao final da cerimônia, marcando a unidade da Igreja, dom Orani entregará, a cada uma das representações das oito regiões ou Vicariatos Episcopais da Arquidiocese (Santa Cruz, Oeste, Suburbano, Norte, Leopoldina, Jacarepaguá, Urbano e Sul) um frasco de cada um dos Santos Óleos (Crisma, Catecúmenos e Unção dos Enfermos), que serão redistribuídos pelas paróquias e utilizados nos sacramentos, até a Quinta-Feira Santa de 2019.

No mesmo dia, ao início da noite, às 18h, acontece a segunda cerimônia, quando a Igreja inicia o Tríduo Pascal, com a Solene Missa da Santa Ceia do Senhor, recordando a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a celebração, haverá o tradicional rito do lava-pés, quando o Arcebispo do Rio lavará os pés de 12 pessoas escolhidas entre o povo. Obs.: este ano, em comunhão com a Campanha da Fraternidade, que tem seu tema e lema voltado para superação da violência, serão escolhidas 12 pessoas que experimentaram, mas venceram a violência. Os nomes serão divulgados no dia.

‘Sexta-feira Santa’, dia 30/03 — No dia 30/03, Sexta-Feira Santa, a Igreja Católica convida seus fiéis a viver um dia de jejum e abstinência. A cerimônia na Catedral começa às 15h, com a Solene Função Litúrgica da Memória da Paixão e Morte de Cristo. Esse é o único dia do ano em que não são celebradas Missas nas Igrejas. Depois da cerimônia, por volta das 18h, da Catedral sairá a procissão que percorrerá algumas ruas do Centro. Na caminhada, presidida também pelo Cardeal, serão levadas a relíquia do Santo Lenho – um fragmento da Cruz em que Cristo foi pregado – além das imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores. A procissão segue até os Arcos da Lapa, onde será encenado o ‘Auto da Paixão de Cristo’, às 18h30, promovido pela Arquidiocese do Rio, em parceria com a Cesgranrio.

‘Sábado Santo ou Sábado de Aleluia’, dia 31/03 — O Sábado Santo, dia 31/03, marcado também por dois momentos, é um dia de silêncio para os cristãos, que estão à espera da ressurreição de Jesus. A primeira cerimônia é denominada de ‘Ofício das Leituras’, que acontecerá no Seminário Arquidiocesano do Rio, no bairro do Rio Comprido, às 9h. Além desta, celebra-se também, a Solene Vigília Pascal, às 20h, que acontece na Catedral Metropolitana do Rio. O momento é iniciado na parte externa da Catedral, com a Bênção do Fogo, de onde será retirada uma chama com a qual o Arcebispo do Rio irá acender o Círio Pascal, que simboliza a luz do Cristo Ressuscitado. A Vigília prossegue depois para o interior do templo, com o canto do anúncio da Ressurreição, a renovação das promessas do Batismo e Missa Solene.

‘Domingo de Páscoa’, dia 01/04 — No Santo Domingo da Páscoa, dia 1º de abril, a Ressurreição do Senhor terá o dia marcado por uma Solene Missa na Catedral Metropolitana do Rio, celebrada pelo Cardeal Orani Tempesta, às 10h. Após a celebração, dom Orani abençoará e oferecerá um almoço de Páscoa aos mais de mil moradores de rua assistidos pela Pastoral Social da Arquidiocese. Como já de costume, o Cardeal também servirá alguns pratos, num gesto de humildade e que já se tornou tradição nas grandes festas comemoradas na Catedral Metropolitana do Rio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira