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29/03/2018 - 07:30

Light tem lucro de R$ 124 milhões em 2017 e reverte prejuízo do ano anterior

No quarto trimestre, resultado ficou positivo em R$ 91 milhões, também revertendo valor negativo do mesmo período de 2016.

A Light S. A., holding que atua nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica, obteve, em 2017, lucro líquido de R$ 124 milhões, revertendo prejuízo de R$ 313 milhões do ano anterior, resultado impactado pelo aumento do Ebitda (lucro antes de impostos, depreciação e amortização) específico da distribuidora, mesmo considerando o impacto da queda do GSF na geradora. O Ebitda do segmento distribuição cresceu 69,8% ante 2016 e chegou a R$ 1.485 milhões, principalmente pela redução das perdas, pela melhor gestão de custos e pela Revisão Tarifária em março de 2017.

Levando-se em consideração o Ebitda de toda a Light S.A., chegamos ao valor de R$ 1.976 milhões em 2017, 38,5% superior ao de 2016. Somente no 4T17, alcançou R$ 771 milhões, 56% acima do 4T16.

Em relação apenas ao quarto trimestre do ano passado, o lucro líquido foi de R$ 91 milhões, também revertendo valor negativo de R$ 194 milhões do mesmo período de 2016.

Medidas de Combate às Perdas de Energia — As perdas não técnicas seguem trajetória de queda e encerraram o ano de 2017 em 21,92% da carga-fio (toda a energia que é distribuída pela empresa), ou seja, 0,62 ponto percentual (p.p) inferior ao de dezembro de 2016 e representando queda de 2,01 p.p. ante março do mesmo ano, quando houve o início da atual estratégia de combate ao furto de energia.

Nas áreas possíveis (locais onde a Light consegue atuar), as perdas totais no 4T17 atingiram 15% da carga-fio, percentual inferior ao 3T17, assim como nas áreas de risco (onde a Light somente atua com condições de segurança), que apresentaram redução para 80,4% da carga-fio contra 81,3% no 3T17. Neste ano, foram feitas 509,1 mil normalizações de clientes, 51,2% a mais do que em 2016, e o número total de medidores eletrônicos instalados chegou a 898 mil.

Melhoria na qualidade do serviço — A nova estratégia de perdas, associada aos investimentos em distribuição de energia, trouxe resultados significativos para os índices de Duração Equivalente de Interrupção (DEC)— número médio de horas que um consumidor fica sem energia elétrica em um ano - e Frequência Equivalente de Interrupção (FEC) -—número médio de vezes em que houve interrupção do fornecimento de energia durante um ano.

O DEC chegou a 9,15 horas em dezembro, melhora de 11,0% em relação ao 3T17 e 19,7% abaixo do nível pactuado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para 2017 (11,39 horas).

Já o FEC alcançou 5,26 vezes no período, queda de 5,1% em relação ao nível do 3T17 e 12,2% abaixo do nível pactuado com a Aneel (5,99 vezes).

Os investimentos em distribuição de energia somaram 84% (ou R$ 627 milhões) dos recursos aplicados pela Light neste ano (R$ 744 milhões). Somente no 4T17, foram investidos R$ 205 milhões, 29,4% a mais que no 4T16.

Dos R$ 627 milhões, R$ 378 milhões (60% dos recursos) foram aplicados em reforço das redes subterrânea e aérea e expansão, e R$ 222 milhões (35%) no combate ao furto de energia.

Consumo, taxa de arrecadação e dívida — O consumo total de energia na área de concessão da Light, no trimestre, apresentou aumento de 0,4% sobre o 4T16, alcançando 6.559 GWh, explicado principalmente pelo crescimento do mercado livre de energia e pelo incremento das classes residencial (1,6% em relação 4T16) e industrial (4,7% ante o 4T16).

A Taxa de Arrecadação da distribuidora em dezembro de 2017 chegou a 97,3%, desconsiderando o impacto de Recuperação de Energia, com destaque para o segmento de varejo, que atingiu 96,6%.

A Light encerrou o 4T17 com dívida líquida de R$ 7.206 milhões e o indicador de covenants (Dívida Líquida/Ebitda) em 3,14 vezes — em comparação com 3,72 vezes no 4T16, mantendo-se abaixo do limite de 3,75x estabelecido contratualmente com bancos credores. | http://ri.light.com.br

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