Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/04/2018 - 07:01

Palestra da FGV aborda excursões de times brasileiros no exterior

Pesquisador francês estudou processo de construção da imagem do futebol brasileiro no exterior.

Boa parte da fama de “país do futebol” que o Brasil desfruta no exterior foi construída com a realização de frequentes excursões de clubes brasileiros no exterior, especialmente durante as décadas de 1950 e 1960. Essa temática será discutida no dia 12 de abril, durante a palestra “A circulação internacional de clubes brasileiros pelo exterior: as excursões de times de futebol entre 1945 e 1974”.

Promovida pelo Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC), a conferência será apresentada por Clément Astruc, doutorando da Sorbonne Nouvelle/Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL). Na ocasião, o pesquisador francês vai mostrar os principais pontos de sua pesquisa sobre os times de futebol brasileiros que participaram de competições e amistosos fora do país entre as décadas de 1940 e 1970.

O trabalho acadêmico investiga aspectos políticos, diplomáticos e desportivos das excursões de clubes brasileiros. Times como o Santos, com Pelé, e o Botafogo, com Garrincha, viajaram por vários países da Europa e de outros continentes, tornando famoso o “futebol arte” do Brasil.

Para elaborar seu estudo, Clément Astruc analisou documentação oficial e privada e consultou fontes impressas. Seus apontamentos mostram aspectos importantes da circulação e a recepção de times nacionais em temporadas no exterior, assinalando o impacto desse processo na construção da imagem do Brasil no exterior.

“Nessa época, clubes brasileiros viajaram pelo mundo inteiro, nas Américas e na Europa, mas também na África e na Ásia. Enquanto as transferências internacionais de jogadores brasileiros eram relativamente raras, as excursões supriam a demanda de futebol brasileiro no exterior”, explicou o doutorando da Sorbonne Nouvelle.

Coordenador do Laboratório de Estudos do Esporte do FGV CPDOC, Bernardo Buarque observa que o Brasil construiu sua reputação no exterior por conta da exibição de seu “futebol acrobático”. No entanto, o professor ressalta que durante o debate, os especialistas abordarão o fato de atualmente os melhores jogadores brasileiros partirem muito cedo para a carreira internacional, adequando-se ao padrão do futebol europeu cuja característica tática se sobrepõe à desenvoltura com a bola. “Hoje, boa parte da Seleção Brasileira é formada por jogadores que atuam em times estrangeiros. O Brasil exporta jogadores cada vez mais cedo”, acrescentou Bernardo Buarque.

O evento, que será realizado das 14h às 16h, é aberto ao público. Contudo, na sede da FGV não é permitida a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Palestra “A circulação internacional de clubes brasileiros pelo exterior: as excursões de times de futebol entre 1945 1974”, dia 12/04 (quinta-feira), das 14h às 16h, no Auditório 1014 – FGV – Praia de Botafogo, 190 – Botafogo – Rio de Janeiro (RJ). Inscrições: http://cpdoc.fgv.br/noticias/eventos/12042018

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira