Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2008 - 09:59

“O fortalecimento das micro e pequenas empresas brasileiras é a peça-chave para o desenvolvimento do País”, diz Gerdau

Lideranças empresariais e políticas realizaram, na última quinta-feira (3/4), em Brasília, a entrega do 5º Reconhecimento Nacional às Micro e Pequenas Empresas. O evento, promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), contou com as presenças do presidente-fundador do MBC, Jorge Gerdau Johannpeter; do diretor-presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto; do vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio; e do senador Adelmir Santana. Também participaram da cerimônia lideranças como o presidente do Conselho Superior do MBC, Elcio Anibal de Lucca; o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho; o vice-presidente do Conselho Superior do MBC e presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira; o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri; o diretor técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, o diretor administrativo do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos; além do diretor-presidente do MBC, José Fernando Mattos.

Participaram da cerimônia de reconhecimento representantes das 104 micro e pequenas empresas premiadas nos Estados do Mato Grosso do Sul, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Goiás, além do Distrito Federal.

Os anfitriões, Jorge Gerdau e Paulo Okamotto, fizeram a abertura do evento saudando a todos e parabenizando os representantes das empresas premiadas. Jorge Gerdau destacou a 5ª edição do Reconhecimento e a grande adesão das empresas em todas as regiões do País. “Este ano contamos com a participação de 30 mil empresas e pretendemos chegar a 100 mil. O sucesso e o fortalecimento das micro e pequenas empresas brasileiras é a peça-chave para o desenvolvimento do País”, declarou Gerdau.

Paulo Okamotto enfatizou que as MPEs representam a base da economia do País e que sua representatividade no comércio externo é cada vez melhor. “O Brasil está crescendo. Temos clareza de que só vamos alcançar o desenvolvimento sustentável quando nossas empresas forem competitivas no mercado globalizado. No Brasil, cerca de 20 mil empresas trabalham com o mercado externo. Destas, 20 mil são micro e pequenas. Mesmo que, em termos de faturamento, haja uma diferença muito grande, o fato desta busca crescente das MPEs pelo mercado internacional já é uma grande vitória”, explicou Okamotto.

A gestora do Prêmio Master Empresarial, do Espírito Santo, Andréa Gama de Oliveira, foi homenageada com troféu entregue pelo presidente do Conselho Superior do MBC, Elcio Anibal de Lucca. Ela pronunciou-se representando os gestores dos Prêmios Estaduais de todo o Brasil. “Cada gestor, em cada um dos Estados, enfrenta uma realidade diferente na construção dos programas estaduais e dos prêmios. Este é o maior desafio do nosso trabalho. Estou emocionada por representar meus colegas e quero agradecer o apoio de cada uma das entidades envolvidas neste processo”, afirmou.

Nesta edição, o tema do evento foi Música. Foram destacados a história da música brasileira, seus diversos movimentos e influências. Neste contexto, o evento contemplou a diversidade cultural brasileira e destacou os talentos regionais.

O 5º Reconhecimento Nacional às Micro e Pequenas Empresas é uma das ações promovidas pela Rede de Cooperação Brasil+, projeto conjunto do MBC e do Sebrae, que tem como objetivo promover maior sensibilização dos conceitos sobre competitividade, qualidade, gestão, inovação e produtividade, auxiliando no desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Brasil.

Em 2007, a Rede de Cooperação Brasil + contou com a participação direta de 30 mil micro e pequenas empresas nos Prêmios. A meta para 2010 é chegar a 100 mil participantes. Em cinco anos, foram criados 12 prêmios de competitividade e 11 movimentos da qualidade nos Estados brasileiros. Foram sensibilizadas mais de 550 mil pessoas nos conceitos de competitividade em todo o Brasil. Neste ano, o trabalho desenvolvido pela Rede será focado na capilaridade nacional e na consolidação de Prêmios e adesão de novas parcerias dentro das diretrizes do Mapa Estratégico da Rede de Prêmios Competitividade MPE.

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) foi criado em novembro de 2001 e é reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), voltada ao estímulo e ao fomento do desenvolvimento da sociedade brasileira. Certificado pela ISO 9001:2000 desde novembro de 2004, o MBC tem como objetivo principal viabilizar projetos que visam o aumento da competitividade das organizações e da qualidade de vida da população. O site do Movimento Brasil Competitivo (www.mbc.org.br) possui mais informações sobre o projeto Rede de Cooperação Brasil+ e demais iniciativas do MBC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira