Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2018 - 07:28

Dia das Telecomunicações: entenda como a internet chega até você

Dia 05 de abril, considerado o Dia das Telecomunicações, foi instituído para lembrar da importância da tecnologia para encurtar a distância entre as pessoas, e é inegável que, entre todos os meios de comunicação existentes, a internet assumiu o protagonismo nesse desafio com o passar dos anos. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no início de 2017 o Brasil contava com 116 milhões de pessoas conectadas à rede mundial de computadores – o equivalente a 64,7% da população com idade acima de 10 anos.

Essa conexão, que chega nas residências e nas empresas, pode parecer simples e descomplicada na hora de abrir os sites, e-mails, redes sociais e trocar mensagens, mas existe uma grande complexidade operacional para que o sinal chegue até o dispositivo. A UPX Technologies aproveita a data para explicar como a infraestrutura da web funciona e as diferenças entre Provedores de Acesso à Internet (ISP - Internet Service Provider), os Provedores de Trânsito IP (ITP - IP Transit Provider) e as Operadoras de Telecomunicações, que atuam em conjunto para que, quando um usuário digita um site em seu navegador, ele consiga acessar. Entenda: ISP — Criam e operam toda a infraestrutura para garantir a cobertura contínua de curtas distâncias, como ruas, condomínios, quarteirões e bairros, administrando a rede que chega até o imóvel do cliente.

ITP — Interligam os provedores do mundo todo, comercializando o acesso no atacado e não costumam atender o usuário final, seja ele residencial ou corporativo. No Brasil, a cobertura é pontual, ocorrendo em aproximadamente 68 localidades.

Operadoras de Telecomunicações — Sua infraestrutura é responsável por todo o cabeamento submarino entre regiões e continentes, torres, rádio-enlaces, fibras óticas e satélites. Sua atuação se dá no aluguel de seus serviços para que os ISPs e ITPs criem sua área de cobertura. Além disso, empresas de segurança digital também fazem uso da estrutura das Operadoras para fornecerem suas soluções.

Apesar de interligados, cada um tem o seu papel na cadeia de fornecimento de acesso à rede. A internet como conhecemos se dá na camada do ITP, porém, a conexão é entregue nos domicílios e empresas pelo ISP, que aluga o serviço dos Provedores de Trânsito IP e pagam por porta conectada, ou seja, cabeamento de um para o outro, e a velocidade máxima em megabits por segundo.

Existem, entretanto, alguns grupos econômicos que atuam tanto como ISPs, ITPs e Operadoras, como Oi, Telefonica (Vivo, Telxius e GVT), Claro (Embratel e NET) e Grupo TIM (TIM Celular, TI Sparkle e Live TIM). Nesses casos, as empresas são responsáveis por toda a infraestrutura desde o cabeamento intercontinental até a administração do acesso que chega ao imóvel do cliente. Muito embora esses grupos sejam referência de mercado por acumularem todos os papéis, existem outras empresas de menor porte que atuam em apenas uma dessas vertentes e que acabam sendo até mais especializadas.

. Por: Bruno Prado, CEO da UPX Technologies, empresa especialista em infraestrutura e segurança de Internet.| UPX: há 15 anos no mercado, a UPX Technologies é uma empresa de tecnologia especialista em performance e segurança digital. É pioneira em streaming e mitigação de ataques de Negação de Serviço (DDoS) em nuvem no Brasil e está entre as empresas mais conectadas do país e do mundo. Apresenta uma Rede de Distribuição de Conteúdo própria (CDN) e oferece soluções de Trânsito IP (IPT), Trânsito IP Seguro (IPTS) e possui uma área de Segurança da Informação. Tem expertise para atender os setores de Finanças, E-commerce, Telecom, Healthcare, Serviços e Indústria. Está presente em Campinas (SP), Brasília (DF) e Miami (EUA), já atendeu mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais. | www.upx.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira