Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2008 - 10:35

A Saúde bucal preocupa

“7 de abril - Dia Mundial da Saúde”.

Em 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde nada mais é que "o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social" e não somente a simples ausência de doença. Portanto, conclue-se que quem vive bem tem que ter o corpo e a mente sãos -- e dependerá estritamente de nós a manutenção desta harmonia.

A falta de cuidado no passado será cobrado com juros e correção monetária no futuro. Aquele velho chavão de que a saúde começa pela boca nunca foi tão atual. Apesar de este ser um assunto tão abrangente, é fácil perceber que na parte do social a acessibilidade à informação à saúde de qualidade é deficiente.

Um levantamento feito em 2004 pelo Ministério da Saúde, em mais de 250 municípios por todo o país, comprova que quase 27% das crianças -- de 18 a 36 meses -- apresentaram pelo menos um dente de leite com cárie, sendo que proporção chega a quase 60% em crianças com até cinco anos de idade.

No Brasil, a cárie encabeça o ranking de perda dos dentes. Prova disso é que cerca de 45% dos adolescentes, com até 18 anos, já não possuem todos os dentes. Nota-se que os problemas vem desde cedo e que o hábito de escovar os dentes poderiam melhorar esses números já que também aproximadamente 45% da população não tem acesso regular a escova e a fio dental. Por isso é que não se estranha um número tão grande de desdentados no país.

As mesmas bactérias que habitam nossas bocas podem habitar, de uma forma cruel, outras partes do nosso organismo, como por exemplo: o coração, articulações, ou (no caso de gestantes) influenciar diretamente em partos prematuros.

Diversos estudos e pesquisas mundiais apontam ligações íntimas das doenças gengivais (menos de 22% da população adulta e menos de 8% dos idosos apresentam gengivas sadias) com essas bactérias a ocorrência dos problemas citados.

Se desde pequenos aprendermos a cuidar de nossa saúde bucal, por meio da prevenção e informação, com certeza estes terão papel principal como verdadeiros aliados da população. Portanto, neste dia, comemore investindo preventivamente em você. E não esqueça de consultar sempre um cirurgião dentista.

. Por: Dr. Marcelo Sarra Falsi, dentista, diretor da clínica DF Odonto (www.dfodonto.com.br). Ele é formado pela Penn Dental University (EUA), pós-graduando em estética e cirurgias avançadas pela Universidade de São Paulo, e extensionista em cirurgia estética e implantes - também pela USP. Além de professor do CIPS - Centro Integrado de Pós-graduação em Saúde.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira