Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2008 - 08:25

Estudo revela que vídeo e Web 2.0 ajudam empresas a aumentar a colaboração de uma mão-de-obra interativa e mundial

Nos próximos cinco anos, grande parte das companhias pesquisadas planeja preparar redes com aplicações inovadoras de vídeo e colaboração.

San Jose, Calif. – A Cisco divulgou um estudo sobre o uso de tecnologia de vídeo e Web 2.0 em empresas de todo o mundo. O estudo revelou que, à medida que a adoção dessas tecnologias pelos usuários aumenta, as companhias estão cada vez mais interessadas em utilizá-las para ajudar na ampliação dos seus negócios, busca de novos clientes, aumento da colaboração entre seus funcionários e realização de meios mais ecológicos de comunicação.

Mais da metade dos 850 tomadores de decisão de empresas de tecnologia da informação (TI) entrevistados disse que utiliza atualmente vídeo e Web 2.0. Outros 25% revelaram que estão conhecendo essas ferramentas. No entanto, quase todos reforçaram que é preciso preparar melhor suas redes, antes de poder implementar tecnologias de vídeo e Web 2.0, para dar suporte à comunicação e colaboração na organização.

Tecnologias de vídeo e Web 2.0, como blogs, Wikis, telepresença, e web conference ajudam as empresas a acompanhar as mudanças rápidas do mercado. Cerca de 30% dos pesquisados relataram que a principal razão para investir neste segmento é suprir a demanda de seus clientes por produtos e serviços inovadores. O desejo de ter mais consciência ecológica (26%) também foi apontado como justificativa para o uso de aplicativos de vídeo.

"A adoção de tecnologias de vídeo e Web 2.0 por grandes empresas dependerá de como se estabelecerá, de forma clara, o elo entre o crescimento dos negócios e a vantagem competitiva", afirma Marie Hattar, diretora sênior de Sistemas de Rede da Cisco. "Com a globalização da mão-de-obra das empresas, o papel de TI está cada vez mais amplo, desde operações de gerenciamento de rede ao desenvolvimento do impacto do negócio, por meio da inovação na forma como funcionários, clientes e parceiros se comunicam e colaboram", avalia Marie.

Nesta era do trabalhador dinâmico, colaborativo e com conhecimento, e das organizações cada vez mais horizontais e interativas, as empresas precisam inovar com suas ferramentas de comunicação para serem ágeis na resposta às mudanças do mercado. Cerca de metade dos entrevistados prevêem que o vídeo será mais amplamente utilizado nos próximos cinco anos, com uma colaboração mais eficiente entre os funcionários (66%) e redução nas despesas com viagens (56%), como os estimuladores de negócios.

"Na JWT, uma empresa mundial multidisciplinar de comunicações, a auto-expressão e a colaboração de idéias por meio da nossa rede, clientes e parceiros é surpreendente. E o centro disto tudo é uma rede ‘glocalizada’", conta James Hudson, diretor executivo global de Informação da JWT. "A tecnologia possibilita esta colaboração por meio da auto-formação de comunidades suportadas pelas iniciativas de Web2.0", completa Hudson.

É importante observar que, nos Estados Unidos, empresas que planejam o uso de tecnologias de vídeo conferência nos próximos cinco anos são as que possivelmente terão crescimento mais rápido, como mensurado pela expansão no ano fiscal. Por outro lado, as companhias com crescimento rápido na Europa e nos mercados emergentes serão aquelas que utilizarem ferramentas Web 2.0, nos próximos cinco anos.

"A colaboração pode ser um fator decisivo para as organizações", acredita John Kaltenmark, diretor administrativo global da Accenture Technology Consulting. "Estas tecnologias são importantes para aprimorar a eficiência e a produtividade, além de ter um papel essencial na criação de um ambiente de trabalho mais responsável ecologicamente. No entanto, para que esta promessa seja realmente cumprida, TI tem de trabalhar em conjunto com o negócio, para colocar em prática uma estratégia de longo prazo que aplique as tecnologias em um contexto mais amplo, possibilitando assim melhor desenvolvimento dos negócios", finaliza Kaltenmark..

Outras descobertas importantes do estudo incluem: Além do custo, a maior barreira para implementar o vídeo são os desafios ligados à manutenção de uma rede segura (27%).

Os entrevistados concordaram que a complexidade de TI aumentará, à medida que as empresas decidirem como implementar as tecnologias de vídeo e Web 2.0, junto com os aplicativos existentes de colaboração.

Somente uma pequena porcentagem dos consultados afirmou que sua rede está realmente pronta para dar suporte a vídeos; as principais barreiras são largura de banda insuficiente e falta de infra-estrutura de rede.

Os tomadores de decisão nos Estados Unidos afirmaram que suas redes estão crescendo em complexidade, ficando cada vez mais caras em termos de gerenciamento, ao mesmo tempo em que possibilitam maior mobilidade.

O estudo inclui respostas de mais de 850 tomadores de decisão corporativos de TI de empresas com mais de 1 mil funcionários em sete países: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Índia, Rússia e Brasil. A pesquisa foi feita em 2007 pela Illuminas, empresa internacional independente de pesquisa de mercado.

Perfil da Cisco Systems - A Cisco, (NASDAQ: CSCO), é líder mundial em redes que transformam a maneira como as pessoas se conectam, comunicam-se e colaboram. || http://www.cisco.com. Para receber notícias da Cisco, favor entrar em http://www.ciscoredacaovirtual.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira