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19/04/2018 - 07:38

Johnnie Walker comemora 110 anos do Striding Man, com coleção de embalagens históricas


Símbolo da marca, criado em 1908 pelo cartunista Tom Browne, ganha uma série de ações pelo Brasil.

Poucas marcas no mundo têm ícones tão reconhecidos como o Striding Man de Johnnie Walker, marca de whisky da Diageo — líder mundial em bebidas alcoólicas premium. Por isso, ao chegar aos 110 anos, o andarilho, que é até motivo de tatuagem entre os adoradores, ganha uma série de ações para festejar esse momento histórico.

“Com criatividade, tecnologia e vida real, as ações trazem para o agora este símbolo centenário que virou sinônimo da marca”, conta Guilherme Martins, head de whisky da Diageo no Brasil.

A campanha totalmente integrada assinada pela CP+B Brasil, é composta por ações em pontos de venda e bares, uma animação que será divulgada em mídias sociais, intervenções urbanas e diversos conteúdos para mídia exterior, mídias sociais e mídia impressa. Segundo Marcelo Rizério, diretor de criação da agência CP+B, o ponto de partida do trabalho foi a criação de uma edição histórica e colecionável de cinco embalagens de Johnnie Walker mostrando a evolução da logomarca em momentos marcantes. “A inspiração veio do design de cada uma dessas épocas”, explica Rizério.

Edição retrô — As comemorações começam nas gôndolas. A partir da segunda quinzena de abril, uma edição limitada de embalagens colecionáveis chega a 1200 pontos de venda em todo o Brasil.

A edição conta com embalagens emblemáticas dos anos de 1908, 1929, 1970, 1996, e com um novo cartucho para 2018. Todas têm uma estética visual característica da época: .1908 - ano da criação do Striding Man e o andarilho caminha para o lado esquerdo; a ilustração é inspirada na art nouveau (Johnnie Walker Red Label)

. 1929 - o símbolo foi redesenhado pela primeira vez e tem referência na pintura à óleo (Johnnie Walker Red Label )

. 1970 - o Striding Man vira ícone da cultura pop; o desenho faz alusão à risografia - técnica artística, semelhante à serigrafia, que utiliza a duplicadora Riso para produção de arte em papel em diferentes formatos. (Johnnie Walker Black Label)

. 1996 – relembra a TV de tubo e VHS (Johnnie Walker Black Label)

. 2018 – com visual minimalista a embalagem celebra os 110 anos do Striding Man (Johnnie Walker Gold Label Reserve)

Foram produzidas 150 mil embalagens. O layout das embalagens, assim como todo o material para ativação nas lojas – banners, testeiras e displays - foi desenvolvido pela agência CP+B Brasil.

Ação nos bares: ímãs colecionáveis — Pelos bares das cidades de São Paulo, Recife e Brasília, o consumidor vai poder participar de uma ação inédita, na qual pode ganhar ímãs colecionáveis. São cinco diferentes estampas para os ímãs que seguem a mesma identidade visual das embalagens. Os ímãs trazem também a receita do drinque Johnnie Sour – versão do clássico da coquetelaria “whisky sour” feita com Johnnie Walker.

A mecânica da ação: na compra de uma dose da bebida ou do drink Johnnie Sour, o cliente ganha um ímã e, se adquirir a garrafa, recebe a coleção completa.

Mais de 400 bares participam da promoção com início na segunda quinzena de abril.

Intervenções Urbanas — Ao longo dos meses de maio e junho, o Striding Man estará presente em intervenções urbanas nas cidades de São Paulo e Recife. “Estamos em festa para celebrar os 110 anos do Striding Man e queremos compartilhar esses momentos com as cidades que mais apreciam a marca no Brasil”, diz Guilherme Martins. As atrações são surpresas, mas um relógio em contagem regressiva vai indicar o local e o momento no qual as intervenções serão realizadas. A ação foi criada pela agência de comunicação [ Em Branco ] e é executada pelo GrupoA Comunicação.

Animação do Striding Man — Para fechar, uma animação, produzida pela Vetor Zero, mostra toda a evolução do Striding Man tendo como pano de fundo as datas marcantes e suas referências visuais. Na animação, que será veiculada a partir de maio no meio digital e em vários outros formatos especiais, o Striding Man caminha por todas as épocas que marcaram sua história fazendo uma referência à célebre frase “Keep Walking”.

A comunicação criada pela CP+B Brasil envolve ainda a instalação de uma tela digital de dez metros no aeroporto de Congonhas com sensor de movimento que permite que o Striding Man de diferentes épocas caminhe junto às pessoas que passarem em frente ao painel e uma projeção do Striding Man na fachada do shopping JK em São Paulo e Recife.

#HojeNãoDirijo — Assim como vem realizando há mais de dez anos, Johnnie Walker segue no compromisso em promover o consumo responsável e disponibilizando quilômetros de taxis em corridas gratuitas nos finais de semana de abril e maio. Para usar o benefício, o consumidor deve acessar o APP 99Táxi.

Ao longo dos últimos dez anos, a marca doou mais de 4 milhões de quilômetros em taxis com a campanha #HojeNãoDirijo.

A história do Striding Man — A tradicional figura com cartola, túnica vermelha, calça branca, botas de montaria e monóculo foi desenhada em 1908 pelo cartunista Tom Browne. Durante um almoço, George e Alexander II, netos de John Walker, pediram ao cartunista que criasse um símbolo para a marca de uísque. Browne logo esboçou o Striding Man no verso do cardápio na mesa do restaurante. O significado do verbo “stride” é caminhar com determinação e esta é a imagem que Johnnie Walker transmite até hoje. Naquele mesmo ano, a figura foi usada nas campanhas de Natal da marca e nunca mais deixou as embalagens.

Johnnie Walker — Scotch mais vendido do mundo, Johnnie Walker tem sua história marcada pela determinação que se estende por gerações de uma família. Tudo começou em 1819, quando John Walker perde o pai e decide abrir junto com o irmão uma mercearia na cidade de Kilmarnock, na Escócia. Nessa época o mercado do whisky vinha mudando ao redor do mundo, as destilarias começavam a se profissionalizar e John enxergou uma oportunidade de ingressar no mercado. Quando a maioria dos seus concorrentes estocava maltes únicos, de pouca consistência, ele decidiu investir em blends, de modo que seu whisky tivesse sempre o mesmo sabor e qualidade.

John faleceu em 1857, deixando os negócios da família nas mãos do filho Alexandre. Foi ele que no ano de 1867 lançou o primeiro blend comercial de Johnnie Walker e o chamou de "Old Highland Whisky" (whisky velho das montanhas). Em seguida, contratou capitães de navios como seus agentes para fazer o transporte de suas criações. Com essa ideia, fez com que sua marca estivesse presente no mundo inteiro. Foi nesse período que surgiu o emblemático rótulo inclinado a exatamente 24 graus e que nasceu a hábito de usar as famosas garrafas quadradas, menos propensas às quebras durante as viagens.

Quando Alexander morreu em 1889, seus dois filhos assumiram os negócios. Alexander II ficou responsável pela produção dos whiskies e George viajava o mundo estabelecendo uma rede de distribuição. No ano de 1893 os irmãos compraram a tradicional destilaria Cardhu como forma de garantir o suprimento de maltes excepcionais e manter o líquido longe de seus principais concorrentes.

Em 1920 a marca já podia ser encontrada em 120 países. Os whiskies Johnnie Walker foram imortalizados ao longo do século XX por artistas do cinema e da música, nomes da alta sociedade e da intelectualidade. No dia 1º de janeiro de 1934, a bebida recebeu o Mandado Real do Rei George V para fornecer whisky ao lar real. O título é mantido até hoje.

Atualmente a marca faz parte do portfólio de luxo da Diageo, líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium.

A Diageo é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem Cîroc®, Smirnoff®, Johnnie Walker®, Ypióca®, Tanqueray®, Guinness® e Baileys®, Entre Outras. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.Diageo.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. | Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Se beber, não dirija.

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