Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2018 - 07:46

Qual o melhor modelo de Gestão da cultura organizacional

Cuidar da Cultura Organizacional gera importantes benefícios, especialmente como uma prática regular, independente do modelo de gestão adotado. Mas, como escolher o modelo de gestão a utilizar? Qual seria o mais adequado à cada organização? Estas são questões que vêm se mostrando desafiadoras pelo momento que vivemos no Brasil, pelas transformações que passamos no planeta, e pela cada vez mais constante presença do tema no mundo da gestão.

Os processos relacionados à gestão da estratégia e da liderança fazem parte da rotina regular de qualquer negócio. As empresas normalmente espelham a estratégia no seu orçamento anual, e orientam os comportamentos da liderança e toda organização através de um sistema de metas e controles para cumpri-lo. Ninguém faz referência a essa dinâmica da gestão como se fora uma novidade, então por que a cultura não é, também, objeto de atenção e gestão?

Dentre as várias razões, três delas me parecem mais latentes. Não se reconhece a relação direta da cultura organizacional com os resultados do negócio; é difícil circunscrever a gestão da cultura organizacional e os seus resultados com o mesmo pragmatismo temporal que um orçamento anual; além disso, os gestores desconhecem modelos de gestão da cultura organizacional ou não têm habilidades de utilizá-los.

Logo que comecei a me envolver com o tema, conheci o modelo dos sete níveis de consciência de Richard Barrett, assim como diversos outros modelos. Chamou-me a atenção que um modelo de gestão da cultura tivesse a capacidade de "colocar números na cultura" e oferecer recursos para apoiar o desenvolvimento da liderança no sentido da cultura desejada. Tratei de me aprofundar no tema e me certificar em algumas metodologias, me habilitando a aplicá-las.

O modelo dos sete níveis de consciência de Barrett, que foi elaborado a partir da hierarquia das necessidades de Maslow, explica os estágios de desenvolvimento psicológico dos indivíduos nos níveis: 1. Sobrevivência, 2. Relacionamento, 3. Autoestima, 4. Transformação, 5. Coesão Interna, 6. Fazer a diferença e 7. Serviço. Quando analisamos as organizações e os indivíduos no método, podemos localizar o seu foco de atenção pela distribuição dos valores nos sete níveis, o que caracteriza, não só o jeito de ser da empresa, mas onde predomina a atenção operativa dos líderes.

Qualquer modelo de gestão da cultura, dentre os diversos que pesquisei, procura traduzir aspectos intangíveis da cultura emoldurando e caracterizando os comportamentos coletivos. Por outro lado, sempre que pensamos em gerenciar uma cultura, as ações são direcionadas para a estruturação de identidade e alinhamento de valores. Por esta razão adotei o modelo Barrett. Ele encurta o caminho de compreensão dos aspectos culturais, apontando direto aos valores.

O que importa é dar atenção à Cultura Organizacional como uma das dimensões críticas para potencializar o sucesso ou até para sobreviver nesse mundo cada vez mais VUCA - volátil, incerto, complexo e ambíguo. É importante colocar em perspectiva a gestão da cultura, estratégia e liderança e procurar estreitar o alinhamento das três dimensões. Neste aspecto, independente do modelo, adotar um deles fará toda diferença para colocar em prática a gestão da Cultura a partir de escolhas conscientes e estratégicas da própria cultura organizacional.

. Por: Guilherme Marback, Sócio Diretor da Crescimento à frente da Unidade de Cultura Organizacional. Economista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Salvador e MBA no IBMEC. Master Trainer na Metodologia Barrett de gestão de cultura organizacional e certificado pela Hofestede Center em Haia-NL. Coaching certificado pela International Coaching Community- ICC. Depois de mais de 20 anos atuando em posições executivas em Instituições de grande porte como Banco Chase Manhattan, Citibank, HSBC, direcionou a sua carreira para área da educação como Diretor de Desenvolvimento Organizacional da UNIJORGE e posteriormente consultoria de desenvolvimento humano e organizacional com foco em Cultura Organizacional onde vem atuando desde 2008.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira