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09/04/2008 - 08:32

Softex, Fiesp e governo de São Paulo buscam ampliar presença brasileira no mercado japonês

Em busca de clientes, parceiros e distribuidores para seus produtos e serviços, sete empresas brasileiras do setor de software participam, de 17 a 27 de abril, da missão comercial multissetorial que a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo promoverão ao Japão.

Com o apoio técnico e financeiro da Apex-Brasil e da Embaixada do Brasil em Tóquio, a Softex (www.softex.br) realizará durante a missão Rodas de Negócios, visitas a associações empresariais e a companhias pré-selecionadas, além do seminário "Produtos e Serviços de Software Brasileiros para Empresas do Japão". Integram a delegação brasileira: 7COMM, Ci&T, eSafeTRANSFER, I4PRO, Malisoft, Netcallcenter e Voice Technology.

Considerada pela Fortune Magazine uma das 100 melhores empresas de outsourcing do mundo, a Ci&T (www.cit.com.br) participa da missão com dois objetivos principais: entender melhor o mercado japonês de serviços de TI e identificar potenciais parceiros para ingressar naquele país.

"Iniciamos há cinco anos o projeto de internacionalização da companhia, com a expansão da operação nos Estados Unidos e, em seguida, na Europa. Este ano, estamos consolidando nossas operações no mercado norte-americano, planejando maiores investimentos na Europa e analisando nossa possível entrada no Japão. Sabemos que o CMMI-5 é muito valorizado por lá, o que já é um bom indício para nossa proposta de valor voltada para qualidade e agilidade", analisa César Gon, CEO da Ci&T.

Atuando no mercado japonês desde 2005, a Voice Technology (www.voicetechnology.com.br), desenvolvedora soluções para o setor de telecomunicações e call center há 15 anos, acredita que o centenário da imigração é um importante catalisador na aproximação comercial entre os dois países.

"Há três anos, exportamos softwares para a área de VoIP para a japonesa Brastel Co Ltd. Dentro de nossa estratégia de atuação global, estamos em busca de parceiros japoneses nas áreas de telecomunicações, provedores de acesso Internet, provedores de serviços host e redes sociais. Há um grande potencial de negócios entre os dois países", explica Osvaldo Kashihara, CTO da Voice Technology, que tem suas soluções implantadas também na Argentina, no Chile, no Peru e nos Estados Unidos.

Segunda maior empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções de software e serviços específicos para mercado segurador, a I4PRO (www.i4pro.com.br) vê no Japão uma nova e importante fronteira a ser conquistada. O país representa mais de 13% do mercado segurador mundial.

"Acreditamos que a nossa criatividade e flexibilidade, a boa oferta de valor na relação custo-benefício, a qualidade já comprovada por inúmeros cases no Brasil e a agilidade no atendimento às demandas corporativas representarão muito nesse exigente e competitivo mercado. Nessa missão estamos em busca de empresas consolidadas, que tenham domínio do mercado e de sua cultura empresarial para a distribuição de nossos produtos e serviços", comenta Mauricio Ghetler, diretor de Marketing e Comercial da I4PRO.

Para Austregésilo Gonçalves, da Softex, a missão é um marco importante na trajetória de ações desenvolvidas pela entidade desde 2001 junto ao mercado japonês. "Resultados concretos serão atingidos com assinatura de contratos em fase final de negociação. Eles certamente aumentarão o interesse comercial de empresários dos dois lados do mundo", destaca o executivo.

Com um PIB estimado em US$ 4,571 trilhões, o Japão é a segunda maior economia do mundo e um dos principais mercados de interesse para os países exportadores. Os consumidores japoneses estão posicionados entre os mais sofisticados e exigentes e o país é considerado um dos principais mercados-teste para o desenvolvimento de produtos globais.

Perfil da Softex- A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - Softex- é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da indústria de software e serviços, bem como a disponibilidade de recursos humanos qualificados, tanto em tecnologias como em negócios. É gestora do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro - Programa Softex, considerado programa prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Sistema Softex é composto pela Softex e pela rede de Agentes Regionais, distribuídos por 23 cidades em 13 estados brasileiros e contam com mais de 1.300 empresas associadas. A Missão do Sistema Softex é ampliar a competitividade das empresas brasileiras de software e serviços e a sua participação nos mercados nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento do Brasil.| www.softex.br

Perfil da Apex-Brasil - A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é um órgão governamental que tem a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do país e contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras. A Agência trabalha para aumentar o número de empresas exportadoras, agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados no exterior para os produtos e serviços nacionais. Atualmente a Apex-Brasil apóia 50 setores da economia brasileira, entre os quais o de software. A Agência trabalha a imagem desses complexos produtivos por meio de amplas ações de marketing e divulgação junto a empresários e consumidores em mercados com forte potencial comprador. Anualmente, apóia a participação de empresas brasileiras em mais de 600 eventos - tanto no Brasil quanto no exterior. | www.apexbrasil.com.br

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