Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2018 - 08:57

Rogério Sampaio será o Diretor Geral do COB

Medalhista de ouro do judô nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, Rogério Sampaio será o Diretor Geral do Comitê Olímpico do Brasil. O nome de Rogério Sampaio foi indicado nesta quarta-feira, dia 25, pelo presidente do COB, Paulo Wanderley, e aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração da entidade, que se reuniu pela primeira vez. O cargo de diretor geral integra o novo estatuto do COB, mas, de acordo com o novo sistema de governança da entidade, a aprovação do nome depende de aprovação do Conselho. Rogério Sampaio vinha atuando como Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento. Por sua vez, o gerente geral de Alto rendimento, Jorge Bichara, que vinha ocupando interinamente a Diretoria de Esportes, foi efetivado no cargo.

“Estamos muito felizes com a aprovação da nossa indicação ao Conselho. O Rogério Sampaio vai somar sua ampla experiência na gestão do esporte ao trabalho que o COB já executa com muita qualidade. É um profissional que já conhece o dia a dia do COB e isso lhe ajudará a imprimir o ritmo de trabalho necessário após todas as mudanças que ocorreram no COB nesses seis últimos meses”, explicou Paulo Wanderley.

Rogério Sampaio nasceu em Santos (SP), em 12 de setembro de 1967. Um dos maiores judocas da história do país, teve o ápice da carreira nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992 com a conquista da medalha de ouro. No ano seguinte, foi bronze no Campeonato Mundial, em Hamilton, Canadá. Encerrada a carreira de atleta, Sampaio decidiu investir em uma academia de judô na cidade de Santos, por onde passaram atletas como Danielle Zangrando e Leandro Guilheiro. De 2004 a 2012 foi presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos, órgão responsável pelo gerenciamento do esporte de alto rendimento no município. Nesse período, organizou em 2010 os Jogos Abertos do Interior de SP, maior evento esportivo do estado. Entre março de 2013 e abril de 2015 ocupou o cargo de coordenador de Gestão de Esporte de Alto Rendimento da Prefeitura de São Paulo. Em julho de 2016 assumiu a Secretaria da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão ligado ao Ministério do Esporte. Um ano depois, passou a comandar a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

“Fiquei muito honrado com o convite do presidente Paulo Wanderley. Minha vida sempre foi dedicada ao esporte e hoje, após ocupar cargos importantes de gestão no sistema esportivo, sinto-me preparado para assumir esse desafio. Conheço bem o COB, tenho excelente relacionamento com os profissionais da casa e estou certo que posso somar minha experiência ao trabalho que já vem sendo realizado. Estou muito estimulado para participar desse novo momento do COB, com mais transparência e maior diálogo com a sociedade”, afirmou Sampaio.

Conselhos de Ética e de Administração realizam primeira reunião — No dia 25 de abril (quarta-feira), foi realizada na sede do Comitê Olímpico do Brasil a primeira reunião do Conselho de Ética e do Conselho de Administração da entidade. Os dois Conselhos integram o novo Estatuto do COB, aprovado em dezembro passado, e cujas eleições para sua formação foram realizadas em 23 de março passado.

O Conselho de Administração é integrado por 15 membros: o presidente e vice-presidente do COB (Paulo Wanderley e Marco La Porta); o presidente e vice-presidente da Comissão de Atletas do COB (Tiago Camilo e Yane Marques); oito presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas (veja relação abaixo); dois membros independentes (Carlos Osso e Sergio Rodrigues); e o membro brasileiro no COI (Bernard Rajzman). Os oito representantes das Confederações e os dois membros independentes foram eleitos pela Assembleia do COB no pleito de 23 de março.

Já o Conselho de Ética é formado por cinco membros, todos eleitos também no dia 23 de março de 2018: Alberto Murray, Caputo Bastos e Ney Bello (membros independentes) e Bernardino Santi e Sami Arap (membros não independentes).

Nessa primeira reunião, na parte da manhã os conselheiros conheceram a estrutura organizacional do COB e visitaram as instalações do Centro de Treinamento Time Brasil, que inclui o Parque Aquático Maria Lenk, as Salas de Combate e o Laboratório Olímpico, além da Areninha de Ginástica Artística. Na parte da tarde foram realizadas as reuniões específicas de cada Conselho.

Membros das Confederações no Conselho de Administração do COB | Euclides Antônio Gusi (Golfe) | João Tomasini Schwertner (Canoagem) | Luiz Carlos Cardoso do Nascimento (Karatê) | Marco Aurélio de Sá Ribeiro (Vela) | Mauro José da Silva (Boxe) | Matheus Bacelo de Figueiredo (Desportos no Gelo) | Ricardo Pacheco Machado (Esgrima)| Silvio Acácio Borges (Judô).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira