Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2018 - 08:35

Peixes do Alaska na Apas Show 2018

Destaque no mercado brasileiro, a Alaska Seafood Marketing Institute, agência governamental de promoção dos peixes e frutos do mar do estado norte americano, marca presença em evento apresentando novidades e muitas atividades em seu estande.

São Paulo — De 07 a 10 de maio acontece a APAS Show e em seu sétimo ano consecutivos, a Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI) confirma presença no evento que reuni mais de 70 mil pessoas. “A APAS é uma das grandes oportunidades que nós da ASMI temos para mostrar aos compradores da América Latina os peixes e frutos do mar selvagens, naturais e sustentáveis provenientes do Alasca, novidades, lançamentos no mercado e apoiar os importadores que trazem produtos do Alasca ao Brasil no desenvolvimento de novos negócios. O estande do Alaska Seafood reúne importadores e exportadores em um mesmo espaço para negociações, oferece aulas show e degustações, para que o visitante da feira possa entender o diferencial dos peixes e frutos do mar do Alasca e ter uma experiência completa”, diz Carolina Nascimento, porta voz e Trade & Marketing Manager, da ASMI. Entre as novidades desse ano está uma série de harmonizações exclusivas de cinco espécies de salmão selvagem, além dos peixes polaca, bacalhau fresco, halibut, black cod, kani kama e ovas de salmão, todas receitas assinadas pelo chef de cozinha Marc Maeda, harmonizados com a cerveja artesanal Prime Bier. Harmonização e degustações realizadas durante os quatro dias de feira.

Terroir — A pesca no Alasca é controlada pelo Alaska Department of Fish and Game, um agência estadual, a qual conta com um corpo de biólogos e cientistas que monitoram diariamente o comportamento das espécies, trabalham próximos a indústria e controlam as regiões de pesca no Alasca (há 5 regiões de pesca comercial e diversas áreas classificadas como restritas com determinadas épocas do ano e para determinados métodos de pesca). Há licenças de pesca e controle rigoroso.

A pesca do salmão selvagem no Alasca, por exemplo, é realizada majoritariamente no meio do ano, Verão no Hemisfério Norte, época em que o ocorre a chamada "corrida do salmão", que é quando o salmão atinge a maturidade e entra em sua época de reprodução, começando uma corrida de retorno da água salgada a água doce, para o mesmo rio ou lago em que nasceu, para desovar (fêmea desova, macho fecunda as ovas) e morrer. O ciclo é então reiniciado com os alevinos. A pesca é somente liberada após o ADFG determinar que o volume de salmões que cruzaram os rios para reproduzir foi satisfatório para manutenção dos estoques; para isso eles monitoram cardumes com radares, sonares e com sobrevoos de helicópteros. Então, a pesca é liberada em por um número determinado de dias em regiões específicas do Alasca. Caso os salmões pescados pelas embarcações não tenham um tamanho satisfatório, a indústria reporta ao ADFG (os fiscais presentes nas plantas processadoras também verificam isso) e a pesca pode ser suspensa nesta região até que peixes maiores sejam pescados.

Por não ficarem confinados em tanques, os pescados tem uma alimentação natural, livre de ração, antibióticos e outros tipos de produtos químicos, e nadam livremente. Como resultado, apresentam baixos teores de gorduras saturadas e são riquíssimos em ômega 3, benefícios que aliados ao sabor da carne, fazem com que os produtos sejam considerados verdadeiras iguarias no mercado gastronômico internacional.

No Brasil, estarão disponíveis as espécies de Salmão Selvagem Sockeye, Chum (Keta) e Pink (Rosa), Black Cod (Sablefish), Bacalhau do Alasca sem adição de sal (Cod) e a Polaca, todas vindas diretamente do Alasca para o Brasil. O Salmão Sockeye é um dos mais nobres dentre as cinco espécies de Salmão Selvagem, apresenta coloração vermelha vibrante e sabor inconfundível. O Black Cod é uma verdadeira iguaria de carne branca, macia e muito suculenta.

Receitas com algumas das espécies dos peixes do Alasca: Salmão Selvagem Sockeye e Black Cod

APAS Show 2018, de 07 a 10 de maio | 08h às 22h, na Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo (SP). Tel.: (11) 2089-8500 expocenternorte.com.br

Alaska Seafood Brasil — O Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI), agência do Governo do Estado do Alasca presente há cinco anos no país, é responsável pela divulgação dos peixes e frutos do mar, provenientes do estado norte-americano no Brasil.| www.alaskaseafood.com.br e, Midias Sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira