Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/05/2018 - 08:44

Companhia Azul Celeste apresenta MundoMudo


Espetáculo livremente inspirado na Obra de Samuel Beckett Na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

Com entrada franca e inédito no Rio, MundoMudo utiliza linguagem não verbal em curta temporada de 11 a 27 de maio. Montagem tem concepção de Jorge Vermelho, dramaturgia de Cintia Alves e direção de Georgette Fadel

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, de 11 a 27 de maio (sexta a domingo, às 19h), o premiado espetáculo MundoMudo, inédito no Rio, da Companhia Azul Celeste, de São José do Rio Preto (SP). Por meio da linguagem não verbal, a peça conta a história de dois palhaços decadentes que, depois de abandonados por sua trupe no picadeiro de um velho circo, passam a investigar os valores difundidos pela sociedade contemporânea. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes da apresentação.

Com concepção de Jorge Vermelho, fundador da Companhia Azul Celeste, a peça tem dramaturgia de Cintia Alves e direção de Georgette Fadel, parceiras convidadas para o projeto. A montagem estreou em 2014, em São Paulo, em comemoração ao aniversário de 25 anos da companhia. De lá pra cá, o espetáculo segue em circulação pelo Brasil e recebeu mais de 20 prêmios em diversos festivais brasileiros.

Na tentativa frustrada de sobrevivência, a dupla, interpretada por Henrique Nerys e Jorge Vermelho, passa pelo inevitável desmoronamento de sua relação e é religada repetidamente num jogo estabelecido na convivência e na necessidade mútua, revelando sentimentos de isolamento, abandono e aprisionamento. A incomunicabilidade dos tempos atuais serve como mote direcionador da trama. Os dois atores não emitem uma só palavra ao longo dos 80 minutos de apresentação e, apesar de não haver diálogo, a dramaturgia se faz presente na ação dos dois palhaços.

A peça é livremente inspirada em “Fim de Jogo”, de Samuel Beckett, autor irlandês que teve muitos de seus personagens associados à figura do palhaço e um dos nomes mais reconhecidos do Teatro do Absurdo. “A inspiração para a criação do espetáculo foi no pós-guerra presente na obra do Beckett”, diz o ator Jorge Vermelho.

Companhia Azul Celeste —Com 29 anos de estrada, a Companhia Azul Celeste não se apresenta no Rio de Janeiro desde 2006, quando trouxe o espetáculo “Doppelgänger”, de Domingos Oliveira, no festival riocenacontemporanea. Fundada em março de 1989, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, pelos atores Jorge Vermelho e Cássio Ibrahim, a companhia produziu 27 espetáculos, conquistando inúmeros prêmios nacionais.

Os dois, inquietos e provocadores, queriam criar no interior do Estado, um grupo que pudesse servir de instrumento para a pesquisa das linguagens cênicas. A partir desse encontro, profissionais foram incorporados à equipe e teve início um trabalho investigativo acerca das diferentes etapas da criação. Participando de inúmeros eventos e festivais brasileiros, a Companhia atualmente desenvolve pesquisa sobre a dramaturgia brasileira contemporânea e busca o aprimoramento técnico e teórico de seus integrantes por meio de encontros, leituras, debates e seminários.

“Por estarmos fora do eixo Rio-São Paulo, a maneira que encontramos para resistir foi desenvolver um trabalho mais artesanal. Não temos a estrutura de uma produtora. Todos integrantes assumem diferentes funções no processo de criação de um espetáculo e isso é enriquecedor”, afirma Jorge Vermelho.

. MundoMudo, de 11 a 27 de maio de 2018 (sexta a domingo), às 19 horas, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Teatro de Arena, Av. Almirante Barroso, 25 – Centro do Rio de Janeiro (Metrô e VLT: Estação Carioca). Telefone: (21) 3980-3815.Lotação: 176 lugares (mais 4 para cadeirantes). Duração: 80 min.Classificação indicativa: 16 anos. Entrada Franca (os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes da apresentação) Acesso para pessoas com deficiênciaPatrocínio: CAIXA e Governo Federal. www.caixacultura.gov.br e, Midias Sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira