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09/04/2008 - 09:43

Plena estréia nos mercados de construção e decoração

Uma marca que já nasce grande. É assim que a Plena, controlada pela Tigre S/A, anuncia sua chegada ao segmento de acessórios para banheiro, lavanderia, áreas externas e complementos hidráulicos. Com um portfólio de mais de 200 produtos, que deverá dobrar até o final de 2009, a nova companhia é fruto de investimentos de R$ 25 milhões e já gera 450 empregos diretos. Sua sede será na cidade mineira de Pouso Alegre, estrategicamente escolhida pela proximidade com São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A Plena tem metas ambiciosas. Esse ano ela já poderá ser vista em mais de 15 mil pontos de vendas entre as grandes redes de materiais para construção, nas pequenas lojas espalhadas pelo país e também redes de hipermercados. “Mesmo introduzindo uma nova marca no mercado, pretendemos, no mínimo, manter a taxa de crescimento na casa dos 20%, iniciar nossa internacionalização para a América Latina em 2009 e atingir um faturamento de R$ 100 milhões já em 2010, com presença em mais de 30 mil pontos de venda de todo o Brasil” afirma Evandro Sant’Anna, diretor da Plena.

A decisão de criar a Plena surgiu a partir de uma conjuntura positiva e envolveu fatores como o sucesso da linha de acessórios da Tigre, que cresceu a uma taxa média anual de 20% na última década, e o grande potencial de expansão desse mercado, confirmado por pesquisas mercadológicas encomendadas pela companhia. “A importância que essa linha de produtos ganhava a cada ano era tão significativa que era preciso dar um passo a mais e criar uma organização que pudesse ser integralmente focada no desenvolvimento e comercialização desses produtos”, explica Sant’Anna.

O portfólio engloba toda linha de acessórios de sua controladora e inclui itens como espelhos e armários para banheiro, saboneteiras, porta-toalhas, assentos sanitários, tanques de roupa, mangueiras, duchas, ralos, sifões, etc. Grande parte desses produtos será encontrada em gôndolas, já que podem ser comprados isoladamente. Segundo o executivo, “o objetivo é inovar e se firmar rapidamente no mercado com produtos exclusivos, práticos, inteligentes, e que aliem design diferenciado e preço competitivo”.

Junto com a nova marca, o público visitante da Feicon Batimat 2008 também conhecerá os primeiros lançamentos da Plena, que devem chegar ao mercado já no próximo mês. São mais de 100 novos produtos, desenvolvidos para trazer praticidade e beleza às casas dos consumidores. Entre os lançamentos está uma linha de espelheiras em seis diferentes modelos, todas metalizadas e com design moderno. Outras novidades são uma ducha metalizada de 4”, e linhas de mangueiras, assentos sanitários e caixas de descargas em diversas cores.

Evandro Sant’Anna revela que a sinergia com a Tigre, que alcançou US$ 1 bilhão em 2007, continua total e completa, referendando cada peça comercializada pela nova marca. “A Tigre sempre foi reconhecida pela alta capacidade de sua equipe de Pesquisa e Desenvolvimento. Essa expertise permanece na Plena e poderá ser observada em todos nossos produtos, que aliarão a qualidade Tigre com o design e praticidade Plena”, conclui.

A marca Plena - Uma marca com apelo emocional, ao mesmo tempo intensa e delicada, que remeta a uma linha completa para casa e que se diferencie da Tigre, reconhecida mais como ligada à razão. Esses foram os conceitos que nortearam a escolha do nome e da identidade da Plena, que assume o slogan “mais que completa”. O fato de Plena ser um nome de fácil fixação e ter fácil tradução, tanto para o espanhol quanto para o inglês, o que facilita o projeto de internacionalização da marca, também influenciaram na escolha.

A nova identidade deverá ser apresentada não como apenas mais um player no mercado de acessórios, mas uma marca que, a cada novo item de seu portfólio, tenha alguma contribuição especial a dar para o ambiente doméstico, seja essa um pequeno feature, um design diferenciado ou mesmo uma grande inovação. “Essas contribuições servirão para fortalecer o compromisso da Plena com os valores dos consumidores”, explica Andrea Wittwer, do Marketing da Plena.

A longo prazo, o objetivo é se tornar uma referência no mercado de acessórios e utilidades domésticas. “Os valores corporativos da Tigre são o de uma empresa líder, e não será diferente com a Plena. Por essa razão, a personalidade da marca deverá, desde de seu início, assumir os seguintes valores: determinada; moderna; alinhada com o consumidor e competente, uma marca que dá passos com segurança e com proficiência em seu mercado” complementa a executiva.

Outros valores estarão implícitos no ideário da empresa, como feminina, fiel, atraente, jovem, idealista e protetora. O logo, assimétrico, também remete a feminilidade da Plena, do detalhe que só a mulher percebe, passando a quem a vê uma sensação de leveza e com forma que sugere diversos elementos naturais, como gotas, flor, trevo de quatro folhas, borboletas e até mesmo um beija-flor.

Feicon 2008 - A Plena, empresa de acessórios para banheiro, lavanderia, áreas externas e complementos hidráulicos apresenta-se ao mercado na 16ª Feicon Batimat - Feira Internacional da Indústria da Construção como o mais novo player do mercado de construção e decoração em um dos maiores espaços do evento, com 216m², situado na Rua O – Estande 02. Lá, os visitantes poderão conhecer essa que promete ser a grande novidade da Feicon 2008. O evento acontece de 8 a 12 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Em seu estande, que reunirá beleza, jovialidade e interação com o ambiente, a Plena apresentará um portfólio completo, com mais de 200 produtos, que promete encantar o consumidor. “Como uma nova empresa que nasce, não poderíamos deixar de estar no maior encontro da indústria da construção civil na América Latina”, finaliza Sant’Anna.

A comunicação da marca será um dos pontos fortes da participação da Plena na edição 2008 da feira. Desde a chegada ao Anhembi, os visitantes se depararão com banners espalhados por todas as ruas de acesso ao evento. O mesmo acontece na entrada da Feicon, com a presença do nome Plena na testeira do prédio. Internamente, além de ocupar um espaço de destaque, estará presente nos totens de sinalização interna.

Plena na Feicon, de de 8 a 12 de abril de 2008, das 10h às 19h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Pq. Anhembi - São Paulo –SP. Estande: Rua O – Estande 02.

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