Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2018 - 08:44

A saúde e suas transformações

A preocupação maior com a saúde, aos poucos, tem provocado mudanças em alguns setores. Em 2017, por exemplo, o Brasil já ocupava a quinta colocação no ranking de vendas de bebidas e alimentos saudáveis, fazendo com que a indústria alimentícia desenvolvesse ou adaptasse seus produtos com ingredientes mais ligados e identificados à saúde. Também atento à essa tendência, o setor de educação física tem buscado a sua transformação.

Para esse setor especificamente, a mudança, apesar de gradual, pode ser considerada radical. Isso porque, nas últimas décadas, a imagem do profissional de educação física esteve bastante atrelada ao visual. Homens e mulheres com corpos musculosos até então ‘vendiam’ a imagem do profissional ideal deste segmento. Muitas vezes, não só para os clubes e academias, como também para clientes interessados no serviço de personal trainer, a qualificação do profissional era avaliada principalmente pelo estereotipo.

A figura torneada era o suficiente para construir uma boa carteira de clientes, ainda que o profissional atuasse apenas com a indicação de exercícios e nada mais.

Hoje, contudo, o brasileiro está mais preocupado e mais dedicado à busca pela saúde plena, o que o tornou muito mais exigente na escolha do que vai comer e na definição do profissional a quem entregará a missão de fazê-lo verdadeiramente saudável. Com essa nova tendência, os educadores físicos que permanecerem estagnados na profissão, que não investirem em capacitação nas novas formas de atuar no segmento, certamente se transformarão em vítimas da seleção natural que aos poucos acontece no mercado.

A educação física ganhou outro status. Não por menos, muitos já a consideram a medicina do futuro. A própria ciência tem nos mostrado cada vez mais a influência direta que a prática regular de atividade física tem sobre a saúde de homens e mulheres de todas as idades. Diversos estudos nos fizeram ver que uma vida ativa tem poder não só de prevenção, como também de combate aos inúmeros males que acometem tanto o corpo quanto a mente.

A importância desse mercado cresceu, assim como a missão, que agora é de passar para cada cidadão o entendimento e a importância das diferentes formas de se movimentar, compreendendo como o corpo e o organismo funcionam e como o corpo pode ficar mais debilitado, suscetível a doenças na falta da prática de uma atividade física.

Esse, agora, é o perfil de profissional que terá espaço no mercado. Não mais o educador físico que simplesmente passa para seus alunos atividades e movimentos de maneira mecanizada. Mas, aquele preocupado em transmitir de forma efetiva todo o seu conhecimento, como explicar como o corpo funciona, qual a importância da realização de um movimento, quais os benefícios e os resultados que cada ação e cada exercício gerará para a saúde.

A ciência tem usado cada vez mais a atividade física para suas descobertas. Os profissionais que se consolidarão na atividade são aqueles que, antenados na exigência do brasileiro por mais saúde, aplicam o que a ciência nos revela com todos os conceitos aprendidos em sua formação, somados aos novos conhecimentos que busca ou deve buscar em diversas áreas, de forma que entenda muito mais de pessoas do que apenas de exercícios.

Profissionais que buscarem atuação interdisciplinar, através dos métodos mais modernos de didática, pedagogia e organização, e, principalmente, traduzindo tudo isso em uma linguagem que todos entendam e que seja atraente, alcançarão o entendimento humano, o que lhes garantirá um salto na qualidade do atendimento e, do outro lado, cidadãos motivados à prática de atividade física e muito mais saudáveis.

. Por: Cristiano Parente, professor e coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia, do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira