Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2008 - 09:44

FIQ 2008 reflete cenário de investimento no setor moveleiro

Feira foi aberta hoje (terça,8), em Arapongas/PR, e prossegue até sexta (11) mostrando soluções de tecnologia e lançamento de matérias-primas e acessórios para o setor moveleiro

Foi aberta no dia 8 de abril (terça-feira), em Arapongas, norte do Paraná, a sexta edição da FIQ – Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, com a presença de 185 expositores de tecnologia para o setor. Até sexta, dia 11, deverão passar pelo Expoara – Pavilhão de Exposições – 28 mil pessoas ligadas diretamente à cadeia produtiva do segmento. Realizada em um dos mais importantes pólos moveleiros do país, a feira deverá comercializar cerca de R$ 300 milhões, segundo expectativas dos organizadores do evento. Em entrevista coletiva realizada hoje, o vice-presidente da Abimóvel (Associação Brasileira do Mobiliário) Irineu Munhoz destacou a importância da feira para o desenvolvimento das empresas do Pólo Moveleiro do Norte do Paraná. “Os eventos ampliaram os mercados das indústrias e, em conseqüência, a capacidade de crescimento. Nos últimos seis anos, o faturamento das indústrias do pólo atingiu um crescimento superior a 91%”, destacou. Segundo ele, os investimentos das indústrias estão direcionados à aquisição de equipamentos computadorizados, à qualificação da mão-de-obra específica, ao desenvolvimento do design e à realização de trabalhos na área da inteligência de mercado.

O ano de 2007 foi um período de aquecimento nas vendas internas estimulada pela expansão do crédito, principalmente no setor imobiliário, o que representou crescimento em torno de 5% no ano. Segundo o diretor executivo da Abimóvel, João Araujo Pinto Neto, o cenário de estabilidade e confiança gerado pelo desempenho da economia foi um acelerador da demanda. “O sistema financeiro está proporcionando prazos maiores de pagamento e a ascenção das classes C e D aumentou a base da classe média”, salientou. Em relação às exportações, apesar da desvalorização cambial do dólar, as vendas cresceram 2,74% em relação à 2006, passando de 967,8 milhões de dólares para 994,27 de dólares. Este cenário refletiu também na expansão das importações que tiveram alta de 45% em relação á 2006, passando de 203,6 milhões de dólares para 294,5 milhões de dólares. “Nos últimos cinco anos, o crescimento médio anual das exportações foi de 12,8% ao ano e o das importações foi de 15,4%”, afirmou. O Paraná é o quarto Estado em volume de exportação, crescendo 5,2% de 2006 para 2007. O maior Estado exportador continua a ser Santa Catarina (decresceu 0,9%), seguido pelo Rio Grande do Sul (cresce 6,8%) e São Paulo (cresceu 9,2%). Para 2008, a tendência do setor, segundo a Abimóvel, é crescer 10% no varejo em relação ao ano passado. Para a importação e exportação, o ritimo de crescimento deve se manter nos patamares de 2007 considerando a estabilização do dólar.

A FIQ 2008 está incentivando o design sustentável através da terceira edição do PIIM – Projeto de Inovação da Industria Moveleira. São protótipos desenvolvidos por designers de várias regiões brasileiras que utilizam matérias-primas diferenciadas e ecologicamente corretas. Em paralelo, o evento organiza a partir de amanhã um ciclo de palestras sobre design como ferramenta para o diferencial competitivo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira