Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2018 - 09:03

O uso da Blockchain: Sim ou não?

Alguém aí já ouviu falar sobre Blockchain? Se sim, você provavelmente já ouviu falar que essa solução tecnológica vai acabar com o emprego das pessoas, pois uso dessa inovação vai garantir uma segurança maior nos processos realizados e sua automatização em alguns casos vai fazer com que não precise de tantas pessoas em determinados setores na empresa.

Mas afinal, o que é essa tal de Blockchain? Blockchain é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Funciona como um grande livro numerado, só que de forma pública, compartilhada e principalmente universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros. A blockchain possui informação completa sobre endereços, cadastros, saldos e qualquer tipo de dado inserido, diretamente do bloco gênese (o bloco inicial) até o bloco mais recentemente concluído. Ufa parece um bicho de sete cabeças né?

Mas então Bispo, como essa tecnologia complicada, de pouco adesão e acesso pode causar um impacto na forma de como as empresas vão trabalhar? Simples, pois ela é uma tecnologia inviolável, tornando-a muito segura, ou melhor, impossível de fraudar suas informações contida nela. E isso não é bom? Sim é ótimo, pois teremos a veracidade dos dados presentes na Blockchain.

Blockchain presente nas coisas usuais do dia a dia 1 Quer um exemplo de como o uso da tecnologia pode facilitar o dia a dia? Imagine um cenário não tão distante assim, o sistema público de saúde. Você passa no seu médico, realiza exames e eles automaticamente vão para um sistema guardado na Blockchain e lá são armazenadas todas as informações e imagens contida naquele exame. Pois bem, em uma nova consulta, seu médico anterior não pode te atender e você vai passar com uma outra pessoa, ele facilmente vai poder consultar todo o seu histórico médico, com exames, dados, informações e com isso ter um acompanhamento mais seguro do seu diagnóstico.

Como podemos ver, o uso da tecnologia Blockchain pode estar presente em muitas áreas comuns, utilizadas por todos, como por exemplo: na moda, educação, setor judiciário, sistema bancário, cartórios, seguradoras, imobiliárias, logísticas e em diversas outras áreas.

E onde não podemos usar a Blockchain? Em toda tecnologia disruptiva e que visa o bem e principalmente a segurança das informações e dos dados contidos nela, o uso dela pode não ser aceito por todos. O medo e o receio de como essa tecnologia pode ser aplicada é um dos fatores que nem todos querem utilizar. A Blockchain pode ser usada para criação de novas criptomoedas, como o Bitcoin, e isso pode afugentar alguns setores e empresas, pois eles associam o uso da Blockchain a algo ilícito ou ruim.

Como bom amante da tecnologia e viciado em Blockchain vejo que o uso dessa tecnologia vem para facilitar as empresas no quesito segurança, armazenamento de dados e confiabilidade. Em tempos de corrupção e governos não confiáveis, cairia bem um pouco da Blockchain e mostrarmos um pouco mais de transparência e prestação de conta com a população.

. Por: Tiago Bispo, CEO da Salo Capital, holding líder em investimento bancário, serviços financeiros e exchange de criptomoedas. Além disso é sócio fundador da NerdCoins e 99.Exchange. Com 22 anos de experiência na área comercial, passou pelas empresas: American Express, Nic.br, Buscapé e House of Fintech. Foi fundador das empresas: Fábrica de eCommerce, DayOff, FarmApp, 99 Suplementos, Hack n' Rock e InvesteApp. | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira