Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2018 - 09:03

A Ozonioterapia e seus benefícios

Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre a ozonioterapia e seus inúmeros benefícios. Mas será que tem os elementos necessários para avaliar como essa terapia pode se encaixar no seu dia-a-dia de forma efetiva e positiva? Neste artigo, vou ajudá-lo a conhecer um pouco mais desse assunto, que se iniciou no Brasil em 1975, mas ainda é muito pouco explorado.

Primeiramente, para entendermos sobre a importância da ozonioterapia, precisamos saber o que é o ozônio. O ozônio medicinal é formado a partir do oxigênio medicinal, que passa por dentro da célula geradora – sem contato algum com agentes externos - e é bombardeado por inúmeras descargas de alta tensão; descargas essas que quebram a barreira dielétrica do oxigênio transformando parte dele em ozônio.O ozônio que é utilizado na ozonioterapia só pode ser gerado a partir do oxigênio medicinal, pois o oxigênio comum, produzido por meiodo ar atmosférico, gera compostos tóxicos e isso inviabiliza a sua utilização.

A ozonioterapia pode ser utilizada de diversas formas, tanto nos cuidados médicos e sanitários para humanos, quanto no setor médico veterinário. Alguns dos principais segmentos onde a ozonioterapia tem uma importante atuação são a desinfecção de água na indústria farmacêutica, indústria de água mineral e no processo de tratamento de água em geral e no tratamento de efluentes para hospitais, lavanderias, hotéis, entre outros.

Quando aplicada em humanos, a ozonioterapia pode ser extremamente benéfica, por exemplo, para tratar feridas infectadas, problemas circulatórios, úlceras, doenças virais como hepatite e herpes, colites e inflamações no intestino, queimaduras. Pode ser utilizada, ainda, de forma complementar para vários tipos de câncer, entre outras doenças.

Já na veterinária, a ozonioterapia pode ser empregada no tratamento e assepsia de mastite e feridas, higienização de camas, produção de carnes com aumento de tempo de prateleira e desinfecção de ovos, água de bebedouros – acarretando na diminuição do uso de antibióticos -, entre outras.

Nos ambientes residenciais, o ozônio instalado nas torneiras, por exemplo, contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, pois ao lavar os alimentos (legumes, verduras, frutas e no preparo de alimentos) com ozônio, o mesmo elimina os agrotóxicos, germes, bactérias e outros patógenos, promovendo uma melhor qualidade e durabilidade dos alimentos.

. Por: Sidnei Castro, especialista em ozonioterapia | Contato:[email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira