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09/04/2008 - 10:07

Sentinelas

Proposta de Paulo Vivacqua.

Sentinelas é a proposta do artista plástico e músico Paulo Vivacqua, em que por meio do deslocamento espacial a arte sonora é levada para a esfera pública, tornando os princípios da composição moderna mais simples e acessíveis. Sentinelas consiste em uma instalação sonora na qual diversos pares de auto falantes são distribuídos ao longo do vão central do Palácio Gustavo Capanema, como se o edifício cantasse, produzisse uma sinfonia dos ventos.

Sentinelas é um dos projetos ganhadores do Edital Arte e Patrimônio, promovido em 2007 pelo MINC e pelo IPHAN, por meio do Paço Imperial, com patrocínio da Petrobras e mediação do Fórum Permanente. O concurso beneficiou propostas que estabeleciam um diálogo entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional.

Sentinelas é uma expansão e aprofundamento de sua primeira versão, Sentinels, instalação sonora apresentada ao ar livre na exposição Treble, realizada no Sculpture Center, em maio de 2004, em Nova York. Sentinelas é um work in progress, pois dialoga com o espaço arquitetônico do Palácio Gustavo Capanema gerando uma composição sonora aberta, de acordo com as medidas e propriedades espaciais do prédio. O tempo-espaço como dispositivo de um espaço imaginário, além, construído de forma diferente por cada pessoa em cada trajetória.

Sentinelas propõe que os dispositivos sonoros decantem as medidas e as traduzam em um espaço vazio e imaginário, sonoro, construído no tempo e na memória dos passantes, como o mapa de um espaço invisível, ideal. É essa relação que irá gerar uma composição em que o espaço arquitetônico serve de partitura. Para Paulo Vivacqua “o som dispara no imaginário das pessoas coisas que elas não precisam ver, envolvendo-as dentro da obra, suprimindo a indiferença”.

Sentinelas – Paulo Vivacqua | Curadoria: Fernando Cocchiarale | Direção de produção: Maria Julia Vieira Pinheiro | Organização e desenvolvimento do projeto: Metrópolis Produções Culturais. Exposição: de 11 a 19 de abril de 2008 | Sexta, 11 – sábado, 12 e domingo, 13: das 12 às 18h | Quinta, 17 – sexta, 18 e sábado, 19: das 12 às 18 h, no Pilotis do Palácio Gustavo Capanema, Rua da Imprensa, 16 – Centro – Rio de Janeiro (RJ). Entrada franca

Perfil de Paulo Vivacqua - Artista plástico e músico. Nasceu em 1971, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Entre as exposições individuais que apresentou, destacam-se: A Escuta do Olho e o Olhar do Ouvido, Galeria Matias Brotas, Vitória/ES (2007); Nympheas, Galeria Artur Fidalgo, Rio de Janeiro (2006); The Legend of The Lake, Art in General, Nova York/EUA (2005); Escape, El Museo del Barrio, Nova Cork/EUA (2002). Participou de importantes mostras coletivas, entre elas: Deserto, Equatorial Rhythms, Stenersen Museum, Oslo, Noruega; Um Século de Arte Brasileira, Col. Gilberto Chateaubriand, MAM, Rio de Janeiro/RJ, todas em 2007; em 2006: Brasilis, Galeria Weisser Elephant, Berlim, Alemanha; Stereo Desert, Open Studio Project, The Townhouse Gallery, Cairo (2006); Mostra É Hoje, Santander Cultural, Porto Alegre/RS; Em 2005, participou da International Biennale of Contemporary Art 2005, National Gallery, Praga; Em 2004 apresentou: Sentinels, Sculpture Center, Nova York; em 2004: Iron Works, The Brewster Project, Brewster, NY; Escape, Zagreb Bank, 22º Music Biennale Zagreb, Croácia; Radio Polyphony, The Thing / Diapason Gallery, Nova York. Realizou projetos sonoros, entre os quais destacam-se: Equatorial Rythms, Ultima Festival, Oslo, Noruega; Florais de Bach, SESC Copacabana, Rio de Janeiro. Em 2004, Debussy Bach Restaurant, “Isto é Música (?/!)”, no CCBB do Rio de Janeiro. Recebeu bolsas e residências de diversas instituições, entre elas do Open Studio Project, Cairo, Egito; Bolsa Virtuose/MINC (2001); Apexart, New York, EUA; e MUSICOMI, Artists Residence Program, NY, EUA (2000).

Edital Arte & Patrimônio - O Edital foi lançado em 2007 com o objetivo de criar uma linha de financiamento a projetos que estabeleçam diálogos entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional. Essa proposta celebra, em 2007, os 70 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Formada por Afonso Luz, Carlos Zílio, Cristiana Tejo, Fernanda Barbará, Lauro Cavalcanti, Lorenzo Mammi, Marisa Morkarzel, a comissão julgadora se reuniu em outubro passado para selecionar 12 propostas que priorizavam a inter-relação entre as artes visuais contemporâneas e os patrimônios brasileiros escolhidos.

Dez projetos receberam um valor de incentivo de até 100 mil reais cada para a realização de exposições ao longo de 2008. Para a categoria exposição de leitura histórica houve um empate. Foram escolhidos dois projetos – “O sagrado coração, missão de São Miguel Arcanjo” (Rio de Janeiro) e “Arte brasileira no acervo do MAC USP” (São Paulo) – que dividiram o prêmio de até 400 mil reais.

Entre os projetos selecionados, o parque das ruínas de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, foi escolhido por três artistas – Carlos Vergara, Luiz Carlos Felizardo e João Eduardo Loureiro – como o tema de seus trabalhos. | Site: www.artepatrimonio.org.br.

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