Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2018 - 08:42

Política monetária em pauta na FGV

Com inflação controlada, mas um cenário que mescla valorização do dólar frente ao real, mudanças no cenário externo e incerteza política, o Banco Central (BC) tem um grande desafio pela frente. O tema será debatido no IV Seminário Anual de Política Monetária, que o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) irá promover no próximo dia 21, às 14h, no Rio.

O encontro reunirá um analista político e economistas com experiência de governo, em particular ex-diretores do Banco Central. O objetivo é debater os melhores caminhos para a política monetária diante do atual cenário político-econômico. Além de José Júlio Senna (FGV IVRE), organizador do evento, participação como palestrantes Sérgio Werlang (FGV); Carlos Kawall (Banco Safra); Ricardo Ribeiro (MCM Consultores); Affonso Celso Pastore (AC Pastore & Associados); Afonso Bevilaqua (PUC-RJ); Luiz Fernando Figueiredo (Mauá Capital); e Eduardo Loyo (Banco BTG Pactual). João Roberto Campos (Valor Econômico) irá mediar os dois painéis.

Para Senna, chefe do Centro de Estudos Monetários do FGV IBRE, “no campo político residem importantes fontes de preocupação, tanto para participantes do mercado como para o Banco Central. Isso tem a ver com as dúvidas sobre o futuro da política econômica. A curto prazo, acredito que isso afetará pouco a condução da política monetária. Afinal, as expectativas inflacionárias e as projeções de inflação estão próximas das metas; a inflação, na margem, encontra-se abaixo de 3%; e a capacidade ociosa da economia permanece elevada”, analisou.

Já o cenário externo exige atenção redobrada, segundo o economista. De acordo com Senna, as condições financeiras internacionais já não são tão favoráveis como antes. “Os participantes de mercado já não sentem a mesma firmeza no ambiente lá fora. Os ventos externos favoráveis que sopraram desde o começo de 2016 foram de inestimável ajuda na condução da política monetária. A própria recuperação parcial da economia brasileira foi facilitada pelo bom ambiente internacional. De qualquer modo, o BC dispõe de muitos recursos e tem condições de administrar bem esse novo quadro.”

O evento será realizado no dia 21 de maio, das 14h às 16h, no Centro Cultural FGV, no Rio de Janeiro, Praia de Botafogo, 186 – Botafogo, Rio de Janeiro, Mais informações e inscrições pelo link: http://portalibre.fgv.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira