Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2018 - 08:42

TV Escola lança Game de Educação Financeira

Projeto, que será lançado em parceria com a AEF-Brasil, busca atrair a atenção dos estudantes.

A TV Escola, em parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), lança um novo game, para atrair a atenção de estudantes e incentivar o uso consciente dos recursos financeiros. O lançamento acontece na 5ª edição da Semana da Educação Financeira, entre os dias 14 e 20 de maio, em Brasília.

Considerado um dos lançamentos mais aguardados de 2018, o jogo, intitulado de “Tá O$$o”, tem o objetivo de disseminar o tema entre alunos – dos ensinos fundamental e médio –, professores, gestores de educação e Organizações Não Governamentais, além de ampliar seu alcance a partir de tecnologias inovadoras.

“É um recurso inovador, voltado ao jovem da era digital. Por meio da ferramenta, o aluno pode customizar seu avatar com recursos relacionados à narrativa e experimentar situações que estimulam a tomada de decisão com base em diferentes conceitos trabalhados na sala de aula” – avalia Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

A expressão “Tá O$$o” foi escolhida para brincar com um olhar popular sobre a dificuldade que as pessoas têm de se organizar com dinheiro. Todos os personagens do game são cães e o jogo se passa em uma cidade com cinco diferentes espaços. Com o uso de um avatar, os usuários podem montar sua identidade e entrar na narrativa de um universo paralelo com questões e situações do cotidiano.

Idealizada por um time de profissionais especializados no desenvolvimento de objetos de aprendizagem, como desenvolvedores, designers e consultores de educação financeira, o projeto, gerido pela equipe da TV Escola, utiliza a atração dos jogos eletrônicos para criar atividades prazerosas e promover o uso correto do dinheiro.

“O game é uma experiência educativa e divertida, reunindo temas e conteúdos que discutem comportamentos importantes, como a administração consciente do dinheiro e o consumo excessivo” – afirma Fernando Veloso, diretor geral da TV Escola.

Após o lançamento da versão demo, o game será testado inicialmente com jogadores experientes e, na segunda etapa de testes, em salas de aula, considerando, assim, gostos e percepções do público-alvo. Somente após essa avaliação minuciosa é que o jogo será efetivamente direcionado às escolas públicas parceiras da AEF-Brasil, onde serão aplicados.

A TV Escola é o canal do Ministério da Educação, distribuído em multiplataforma, que tem como objetivo democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, o canal tem como público professores, coordenadores e gestores escolares, além de alunos da Pré-escola ao Ensino Médio da Rede Pública. Sua programação também procura atender às demandas de pais preocupados com a educação de seus filhos e de todos os interessados em aprender. Ele pode ser acessado através de satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TVDigital, somando mais de 80 milhões de espectadores, além da web, presente em aplicativos para smartphones, tablets, smartTVs e computadores. São 12 milhões de usuários via web, mais de 370 mil seguidores nas redes sociais, 20 mil downloads do aplicativo para tvs conectadas e mais de 180 mil downloads para smartphones. Em sua grade, destaca-se o “Hora do Enem” – programa diário apresentado pelo jovem Land Vieira, com participação de professores experientes e voltado para estudantes que se preparam para o ENEM.

Como assistir.: Em São Paulo: Sky: Canal 21 | NET: Canal 08 | Claro TV: Canal 08 | Oi TV: Canal 24 | TV Aberta: Canal 62.3.

No Rio de Janeiro.: Sky: Canal 21 | NET: Canal 15 | Claro TV: Canal 08 | Oi TV: Canal 24; Canal 25 | TV Aberta: Canal 2.3.

Em Brasília.: Sky: Canal 21 | NET: Canal 13 | Claro TV: Canal 08 | Oi TV: Canal 24; Canal 25 | TV Aberta: Canal 2.3.

Semana de Educação Financeira — Promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira vai reunir diversas ações educacionais, gratuitas, presenciais e online, com o objetivo de disseminar a educação financeira e previdenciária, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania.

Conheça mais sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira em seu site oficial: www.vidaedinheiro.gov.br. Lá você encontrará também diversas ferramentas e matérias gratuitos, além de links para os sítios de todos os membros do Conef.

AEF- Brasil e a ENEF: a AEF – Associação de Educação Financeira do Brasil tem como principal foco de atuação a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país. A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Médio e Fundamental, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres e idosos. O programa voltado ao Ensino Médio, por exemplo, já foi aplicado em escolas de cinco Estados e no Distrito Federal e, de acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes.

A AEF é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. A Instituição foi constituída e ainda hoje é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; BM&FBovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e Febraban – Federação Brasileira de Bancos. Todas elas são membros do CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira. São parte do CONEF: Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Superintendência de Seguros Privados, Ministério da Justiça e Cidadania, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, ANBIMA, BMF&Bovespa, CNseg e Febraban.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira