Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

O fisioterapeuta Alexandre Victoni dá dicas de exercícios antes de dormir

Sâo Paulo - Exercícios para relaxar antes de dormir: alternativa para diminuir o stress.

O ritmo de vida que as pessoas estão acostumadas a viver traz reflexos que acabam sendo percebidos apenas no final do dia. Trânsito e pressão no trabalho são apenas alguns dos muitos motivos que podem ser enumerados. Ao chegar em casa, é muito comum que as pessoas sintam cansaço, dor nas costas e um desconforto na região da nuca, ombros e pescoço.

Na hora de dormir, o problema se agrava e muitos acabam “rolando” de um lado para o outro da cama.

"O que a maioria desconhece é que pequenos exercícios antes de ir dormir colaboram para um sono tranqüilo e benéfico", explica o fisioterapeuta Alexandre Victoni.

Confira algumas dicas do especialista:

Para melhorar a respiração - Primeiramente inspire pelo nariz e expire pela boca. Deitado de costas com as pernas flexionadas, coloque as palmas das mãos na parte lateral da caixa torácica e realize uma inspiração lenta e ampla seguida de uma expiração também ampla e lenta. Aconselha-se durante a expiração, abaixe as costelas.

. Para melhorar os músculos do Ombro e Pescoço - Deitado com as pernas flexionadas, rode a cabeça para um dos lados. Permaneça nesta posição por cerca de 10 segundos e lentamente realizar o procedimento para o outro lado.

. Para musculatura das pernas e coluna vertebral - Em pé com os pés juntos e joelhos estendidos, flexione o tronco e projete as mãos em direção aos pés, deixando os troncos e a cabeça pendentes e relaxados.

. Para relaxar a musculatura do tronco - Deitado de costas, flexione as duas pernas e abra os braços. Deixe as duas pernas rodadas para um dos lados e encostadas no chão. Esta é a posição de torção. Faça para o lado esquerdo e depois o direito aleatoriamente.

. Para relaxar os músculos dos pés - Sentado encostado na parede ou em um sofá e pernas estendidas, execute uma auto massagem ou solicite para uma outra pessoa fazer na região plantar do pé. Realize de 02 a 05 minutos em cada pé, de forma a evidenciar o local da curva do pé (arco plantar).

Ainda segundo o especialista, a postura durante o sono pode ser considerada como a origem de algumas dores musculares ou até mesmo de síndromes mais graves como LER (Lesão de esforço repetitivo). “Durante o sono, alguns movimentos colocam o corpo em posições de sobrecarga por longos períodos e de modo repetitivo. Geralmente, o paciente não tem conhecimento que através de uma melhora na postura e na qualidade dos movimentos por meio de exercícios, o corpo retorna as condições saudáveis que beneficiam e propiciam uma boa qualidade do sono”.

"Mesmo na hora de dormir, a postura também é muito importante. Uma das posições mais indicadas é deitar com as pernas flexionadas e com o tronco levemente flexionado, porém, esta posição requer um travesseiro um pouco mais alto que preencha a região entre a cabeça o pescoço. Outra posição é deitada de costas com as pernas estendidas, mas utilizando travesseiro baixo que não projete a cabeça no alto, isso sempre utilizando um colchão de densidade adequada que não seja muito flexível".

Perfil -Dr. Alexandre Victoni é fisioterapeuta e comanda a Clínica Victoni, em dois endereços no bairro do Morumbi, em São Paulo, desenvolveu um método diferenciado que alia o Pilates ao RPG/RPM.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira