Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2018 - 09:05

Índice de reciclagem de papel atinge nível recorde de 66,2% em 2017, segundo Ibá

O setor de árvores plantadas é um dos mais sustentáveis do mundo e se destaca como um dos que mais recicla no Brasil e no mundo. Em 2017, o índice de recuperação de papel foi recorde de 66,2%, o que equivale a cinco milhões de toneladas que retornam ao processo produtivo. A ampliação desse índice vem em linha com os esforços dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) do governo federal.

O papel é um produto biodegradável com decomposição natural. Além disso, no Brasil, 100% da produção de papel, incluindo os de embalagens, tem origem nas árvores plantadas, com ciclo de colheita e plantio anual, em um processo renovável e sustentável, além de conservar a biodiversidade por meio de técnicas como o plantio em mosaicos, no qual árvores para fins industriais se intercalam com as naturais. Na indústria, a cadeia produtiva investe na destinação correta dos resíduos sólidos, reaproveitamento e reciclagem. Por isso, a indústria tem um histórico bastante positivo em logística reversa visando à redução de resíduos secos recicláveis nos aterros sanitários, com fortes investimentos em práticas sustentáveis, algo que impacta toda a cadeia produtiva, das florestas aos produtos acabados que chegam ao mercado.

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 53 empresas e nove entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas — painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa —, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais. | www.iba.org .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira