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25/05/2018 - 08:10

Renner lança coleção de jeans reciclado e cria selo para iniciativas sustentáveis


A varejista leva às lojas diferentes peças em jeans feitas dentro do conceito de economia circular.

Após comercializar mais de 3 milhões de peças feitas com matérias-primas menos impactantes ao meio ambiente, a Renner lançou no dia 23 de maio (quarta-feira), uma coleção de jeans reciclado, como parte do empenho para construir uma moda responsável. As peças são desenvolvidas a partir de um processo colaborativo com seus fornecedores, dentro do conceito de fechamento de ciclo da economia circular.

A essência do projeto é o reaproveitamento de resíduos gerados pela cadeia de fornecimento da Renner: as sobras têxteis de jeans são desfibradas, dão origem a um novo tecido e então voltam para o processo produtivo do fornecedor inicial, que usa a matéria-prima reciclada para confeccionar as roupas para a varejista.

A coleção, que leva o nome de Re Jeans, é composta por diferentes peças femininas, entre calças, shorts, blusas e vestidos. Os produtos podem ser adquiridos em 85 lojas selecionadas (no Brasil e no Uruguai) e no e-commerce. "Esta é mais uma iniciativa da Renner para incentivar o consumo de roupas que tenham apelo de moda, qualidade e sejam produzidas com componentes menos impactantes ao meio ambiente. Estamos engajados em avançar cada vez mais neste propósito", afirma o diretor presidente da Lojas Renner, José Galló.

Além de ser um projeto inovador no varejo de moda, o lançamento do jeans feito em um processo de economia circular marca a criação do selo Re – Moda Responsável, que simboliza o jeito de a Lojas Renner pensar e praticar a sustentabilidade – e, nesse sentido, passa a assinar todas as ações voltadas para este tema. Esta coleção é a primeira a trazer o selo Re.

Consistência — Hoje a Renner trabalha com diversos componentes e processos menos impactantes ao meio ambiente. Em 2017, foram produzidas para a varejista mais de 3 milhões de peças femininas, masculinas e infantis confeccionadas com matérias-primas de menor impacto, entre elas o fio reciclado, criado a partir de material têxtil e/ou plástico (PET); o liocel, fibra de origem renovável extraída da fibra de madeira; e o algodão certificado. Para 2018, a previsão é de que esse número chegue a 10 milhões.

Também em 2017, as cortinas de provadores e as sacolas que auxiliam os clientes durante a sua experiência de compra nas lojas da Renner passaram a ser substituídas por modelos fabricados com fio reciclado, movimento que terá continuidade este ano.

Compromissos 2021 — A sustentabilidade está presente na missão e nos valores corporativos da Lojas Renner. A varejista atua para desenvolver fornecedores responsáveis, realizar uma gestão ecoeficiente dos processos, engajar colaboradores, comunidades e clientes e, também, oferecer aos consumidores um volume cada vez maior de produtos e serviços sustentáveis.

Sendo a sustentabilidade um elemento central de sua estratégia de negócio, a Lojas Renner decidiu assumir publicamente os seguintes compromissos para o ano de 2021: . Ter 80% dos produtos feitos com matérias-primas e processos menos impactantes | . Utilizar algodão certificado em 100% de sua cadeia de fornecimento | . Ter 75% do consumo corporativo de energia proveniente de fontes renováveis | . Reduzir em 20% as emissões absolutas de gás carbônico (CO2) | . Ter 100% dos fornecedores certificados por entidades internacionais.

Perfil — A Lojas Renner S.A. é a maior varejista de moda do Brasil. Constituída em 1965, foi a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis diferenciados de governança corporativa da B3. Está presente em todas as regiões do país por meio de suas lojas da Renner, que oferece moda em diferentes estilos; da Camicado, empresa no segmento de casa e decoração; e da Youcom, especializada em moda jovem. A companhia opera ainda com a Realize CFI, que apoia o negócio de varejo, através da oferta e gestão de produtos financeiros.

Em 2017, a Lojas Renner S.A. deu um passo importante ao inaugurar as primeiras unidades da Renner fora do país, no Uruguai. Atualmente, conta com 525 lojas em operação, considerando todos os seus formatos. | www.estilorenner.com.br

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