Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/05/2018 - 08:19

FPSOs da Petrobras construídas em estaleiros chineses à caminho do Brasil

As embarcações FPSOs P-75 (Búzios) e P-67 (Lula Norte) estão prontos e já deixaram os estaleiros chineses da Cosco e da COOEC.

Para a travessia dois rebocadores, da Tranship, e mais um barco salva-guarda, que já estão em águas abrigadas do estaleiro. tempo de viagem é estimado entre 45 dias e 60 dias.

Ao contrário da maioria dos FPSOs da Petrobras, a P-75 não virá tripulada na viagem. Pela programação original, a unidade chegará ao Brasil pelo Rio Grande do Sul, onde ficará em algum porto, aguardando sua liberação e internacionalização. A Petrobras tentará acelerar o processo para garantir que a unidade possa seguir direto para a locação.

A chegada da P-75 está programada para ocorrer entre o fim de junho e o início de julhode 2018. O trabalho de instalação da unidade e de interligação dos primeiros poços irá consumir cerca de 60 dias, o que projeta sua entrada em operação para ocorrer entre os meses de setembro e outubro de 2018.

Já a P-67 será rebocada para o Brasil via dry-tow pela Dockwise, com o navio Dockwise Vanguard. A previsão é de que a unidade deixe o estaleiro da COOEC, onde foram realizadas a montagem e integração dos módulos.

O tempo de transporte da unidade de Lula Norte é estimado entre 70 dias e 75 dias, o que projeta sua chegada ao Brasil para agosto. A plataforma está programada para entrar em operação no último trimestre, mas diante do prazo apertado existe o risco de o cronograma acabar adiado para 2019, junto com a P-68 que também deve escorregar para o próximo ano, conforme já admitiu a Petrobras.

Com a saída da unidade de Lula Norte, a P-70, FPSO destinado a Atapu, na cessão onerosa, e programado para entrar em operação em 2019, atracará no COOEC para finalizar sua obra.

A unidade da cessão onerosa chegou ao estaleiro chinês há mais de um mês, vinda do BJC Heavy Industries, na Tailândia, mas não pode entrar no estaleiro por falta de espaço.

As embarcações P-75 e P-67 têm capacidade para produzir 150 mil barris/dia de óleo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira