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10/04/2008 - 08:56

Bom-humor marca a nova campanha de Coca-Cola, que promove “Eleição” em botecos entre Maradona e Biro Biro


Campanha estréia em 13 de abril com filme na TV. Também terá Web, rádio, mídias impressa, exterior e indoor e material de ponto-de-venda, com visão bem-humorada das polêmicas do esporte, campanha convida consumidores a participarem de eleição fictícia com tampinhas de Coca-Cola. A Coca-Cola e futebol têm forte associação. Marca está presente em Copas do Mundo desde 1950 e tornou-se patrocinadora permanente da FIFA na década de 70.

A Coca-Cola lança uma divertida polêmica sobre futebol em sua nova campanha publicitária, com o nome “Quem foi o melhor?”. Com a assinatura “Viva o Lado Coca-Cola do Futebol”, a comunicação tem como pontapé inicial a exibição do filme de TV “Quem foi o melhor? - Lançamento”, em 13 de abril, convocando as pessoas a participar de uma bem-humorada simulação de eleição, escolhendo com tampinhas de Coca-Cola o preferido entre dois ex-jogadores que marcaram época: Maradona e Biro Biro.

Com linguagem de animação, a campanha é toda construída em torno da disputa entre Maradona e Biro Biro. Inspiradas nas rivalidades do futebol entre Brasil e Argentina, as peças utilizam ironia e bom-humor para trazer à tona a disputa entre os países, mas de forma surpreendente: consagrado como gênio na história do futebol, o argentino Diego Maradona disputa a preferência do público com o brasileiro Biro Biro, conhecido pela raça e pelo carisma.

Criada pela agência JWT, a campanha é integrada por um abrangente plano de mídia, composto por cinco filmes - com versões de 15” e 30” -, peças de mídias impressa, exterior e indoor, spot para rádio, Internet – a versão online foi desenvolvida pela agência Gringo - e materiais de pontos-de-venda, assinados pela Dia Design.

“A campanha propõe uma abordagem muito bem-humorada sobre um tema bastante popular. Resgata as tradicionais e divertidas polêmicas do futebol, que sempre rendem conversas intermináveis com amigos, colegas no trabalho e até pessoas que às vezes mal conhecemos. Esse tom divertido e lúdico reflete o lado Coca-Cola do futebol”, comenta Ricardo Fort, diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.

O filme de lançamento na TV, de 30”, lança o debate para a torcida, apresentando os dois candidatos de forma épica, grandiosa e muito divertida. O público é convidado a participar da bem-humorada brincadeira, usando tampinhas de Coca-Cola em uma votação fictícia.

As peças de mídia impressa apresentam frases divertidas para contribuir no debate sobre quem foi o melhor: “De um jeito ou de outro, os dois fizeram muita falta.” e “Maradona deixava os adversários no chão? Biro Biro também.” são alguns dos argumentos que o público poderá ler em peças para jornal, por exemplo.

Na Internet, a campanha terá uma página especial no site de Coca-Cola (www.cocacola.com.br), com um confronto interativo entre Maradona e Biro Biro. No endereço, as pessoas poderão assistir também aos vídeos da campanha. Peças de mídia online espalhadas por alguns dos principais portais contribuirão para divulgar a campanha na Web.

Cliente: Coca-Cola Brasil | Produto: Coca-Cola | Campanha: “Quem foi o melhor?” | Filme: “Quem foi o melhor? - Lançamento” | Direção de criação: Mario D’Andrea, Roberto Fernandez | Criação: Rondon Fernandes, Lucio Regner, Roberto Fernandez, Mario D’Andrea | Planejamento: Ken Fujioka, Daniel de Tomazo, Eduardo Iguelka | Direção de Planejamento: Ken Fujioka | Direção de mídia: Ezra Geld | Mídia: Renata Valio, Germano Espínola | Atendimento: Renata Máximo, Hwira'ti Gibin | Produção e direção de RTV: Anna Böhm | Produtora Filmes: O2 Filmes | Diretor: Fabio Mendonça | Computação gráfica: Pogo Studio | Produção: Equipe O2 Filmes | Montagem: Saulo Simão | Produtora de som: Dr. Dd | Locução: Domenico | Produção gráfica: Fábio Sato e Flávio Schefaer | Pré-impressão: Ação Produções | Aprovação do cliente: Ricardo Fort, Luciana Feres, Ana Paula Castello Branco, Maria Zerkowski, Flávia Buchmann e Ingrid Klausmeyer.

Coca-Cola e futebol - Coca-Cola e futebol têm forte associação. A marca está presente em todas as edições da Copa do Mundo desde a de 1950, no Brasil, com placas publicitárias nos estádios. Na década de 70, a Coca-Cola intensificou sua presença no esporte ao tornar-se patrocinadora permanente da FIFA, em 1976, e oficial da Copa do Mundo, a partir da edição de 1978. O contrato mais recente, assinado em 2005, tem validade até 2022.

Sistema Coca-Cola Brasil - O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola e 17 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior, Del Valle e Minute Maid Mais, emprega diretamente 34 mil funcionários, gerando indiretamente mais de 310 mil empregos. Anualmente, adquire R$ 3,7 bilhões em produtos e serviços e recolhe R$ 4 bilhões em impostos no País. O Sistema Coca-Cola Brasil está presente em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas brasileiro – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha que mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria.

O Instituto Coca-Cola Brasil é o responsável pelos projetos sociais e ambientais de âmbito nacional do Sistema Coca-Cola Brasil. | Site: www.institutococacola.org.br.

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