Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

A moda se rende a saúde


FIRJAN faz alerta, no Fashion Rio, sobre as doenças cardiovasculares, que representam a principal causa de morte em mulheres.

Um alerta para o público mais expressivo do Fashion Rio, as mulheres. Usando a moda como oportunidade para lançar uma campanha preventiva de saúde, o Sistema FIRJAN, realizador do evento, em parceria com o SENAI Moda e com o SESI-RJ, escolheu A Moda Pulsa como tema para sua Sala VIP, nesta edição do evento. O objetivo é chamar a aten­ção para o aumento de mortes provocadas por doenças cardiovasculares entre pessoas do sexo feminino. A estilista carioca Layana Thomaz, destaque entre os novos talentos da moda, será a madrinha da campanha. Layana nasceu com uma doença cardíaca congé­nita e já passou por três cirurgias corretivas.

Segundo pesquisa realizada pelo SESI-RJ, com quase 104 mil trabalhadores da indústria do Estado do Rio (73.997 homens e 29.649 mulheres), 47% dos homens estão acima do peso ideal contra 34% das mulheres, e 16% dos homens são fumantes contra 11% de mu­lheres. Mais comuns entre os homens até há pouco tempo, as doenças do coração, hoje, já representam a principal causa de morte em mulheres no mundo. No Brasil, vitimam 10 vezes mais do que os males relacionados ao câncer e a AIDS somados, de acordo com levantamento realizado pelo cardiologista Hans Dohmann, da ONG Huma, parceira do Sistema FIRJAN nesta iniciativa.

Além de divulgar informações sobre os cuidados com o coração, a Sala Vip da FIRJAN terá uma programação especial voltada para a prevenção, como a distribuição de uma cartilha contendo dicas para garantir a saúde do coração, buffet light, sessões de shiatsu com 15 minutos de duração, e a presença de profissionais de saúde que irão medir a pressão arterial dos frequentadores. Maior rede privada de atendimento ambulatorial do estado do Rio de Janeiro, e uma das maiores do Brasil, a rede de Saúde do SESI-RJ, integrante do Sistema FIRJAN, trabalha com quadros próprios de profissionais de saúde voltados para a prevenção.

O sistema de gestão do SESI-RJ, cujo principal instrumento é o cartão Saúde do Tra­balhador - que contém todo o histórico de saúde e acompanha o trabalhador pela vida toda - envolve 1,7 milhão de profissionais da indústria, seus dependentes e moradores de comunidades. Desse total, 182 mil trabalhadores estão envolvidos nos programas de saúde ocupacional, programa de prevenção de riscos ambientais, ginástica na empresa e palestras de educação em saúde. A rede também oferece programa de prevenção contra hipertensão, diabetes e obesidade.

Segundo a pesquisa Corações do Brasil, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Car­diologia (SBC), 21,6% dos brasileiros têm taxas elevadas de colesterol. Esse dado ajuda a criar um quadro alarmante, que resulta em 300 mil mortes por doenças cardiovasculares ao ano. A média nacional é de 141 mortes femininas por 100 mil habitantes. Uma das principais responsáveis por esse tipo de doença é a hipertensão arterial, especialmente quando aliada ao tabagismo, à obesidade ou a diabetes.

A dupla jornada e o aumento do estresse no ambiente de trabalho também contribuem para a piora da saúde feminina. Já o uso regular de bebidas alcoólicas, o colesterol alto e o sedentarismo ocasionam a doença coronariana (angina, infarto agudo do miocárdio, isquemia miocárdica), uma das maiores causas de mortes entre as mulheres. Segundo a OMS, morrem, por ano, no mundo, 4,9 milhões de pessoas vítimas de tabagismo; 2,6 milhões acima do peso ou obesas; 4,4 milhões de pessoas com nível elevado de coleste­rol; e 7,1 milhões de pessoas hipertensas. "Um quarto dessas mortes atinge pessoas em torno dos 60 anos, ainda na faixa produtiva, isto é, que ainda teriam pela frente um grande horizonte profissional e de vida pessoal", alerta Dr. Sérgio Bastos, Diretor de Saúde do Sistema FIRJAN e responsável pelas ações de saúde do SESI-RJ.

A Moda Pulsa - Com uma programação voltada para a prevenção de doenças cardíacas, a sala VIP da Firjan ocupará um espaço de 232 m2, projetado e executado por O Estúdio.

Das 14h às 18h, profissionais de saúde irão aferir a pressão arterial e oferecerão sessões de 15 minutos de shiatsu aos visitantes. O buffet oferecerá um menu light com alimentos onde predominam a cor vermelha e que apresentam benefícios para a saúde do coração. A partir das 19h, serão servidos drinques de frutas vermelhas, além de vinho tinto.

Produzida pela RS Sistemas, a programação musical será toda inspirada no ritmo do co­ração, reunindo diversos estilos e sonoridades e destacando talentos femininos ainda não conhecidos pelo grande público.

A partir das 14h haverá apresentação do DJ Jayme Liande e às 20h as cantoras Badi As-sad, Taryn Szpilman, Katia Dotto e Daniela Spielmann se revezarão em um pocket show de 40 minutos. | Crédito da foto: José Paulo/Fator Brasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira