Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2018 - 09:55

Em busca de alimentos sem glúten

Yakult tem produtos que podem ser consumidos por pessoas que sofrem de doença celíaca.

Apesar de serem indispensáveis à vida humana, alguns alimentos podem trazer mais prejuízos do que benefícios à saúde de algumas pessoas. Isso ocorre porque boa parte da população mundial sofre de intolerâncias alimentares, com destaque para a doença celíaca, uma desordem sistêmica autoimune causada pela falta de tolerância do organismo ao glúten – proteína presente nos alimentos produzidos a partir de trigo, centeio, cevada e malte.

O Dia Internacional dos Celíacos, comemorado em 16 de maio, tem como objetivo difundir o conhecimento sobre a doença para toda a comunidade científica, profissionais da saúde, gestores públicos e sociedade em geral. No Brasil, estima-se que 1 em cada 600 pessoas apresentam intolerância ao glúten, no entanto, a maioria está sem diagnóstico, principalmente porque o problema pode ser confundido com doenças do intestino ou à carência de nutrientes.

A doença celíaca atinge tanto mulheres como homens, embora seja mais prevalente entre as mulheres, e se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado, que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, culminando com má absorção intestinal e suas manifestações clínicas. Os sintomas mais frequentes são diarreia, excesso de gases, desconforto abdominal, fadiga e dor de cabeça. Nas mulheres, podem ocorrer irregularidades nos ciclos menstruais.

A enfermidade ocorre em pessoas com tendência genética e, em geral, aparece na infância – entre 1 e 3 anos –, embora também possa surgir após essa idade, inclusive em adultos. Indivíduos com o problema devem manter dieta alimentar sem glúten por toda a vida, e o hábito de ler atentamente os rótulos dos alimentos antes de consumi-los. Além da alimentação, precisam ficar atentos ao adquirir cosméticos, como xampus, desodorantes, batons, hidratantes e outros, que podem conter glúten e provocar reações indesejadas.

Ciente da necessidade de oferecer alimentos que possam ser consumidos por crianças, adultos e idosos, a Yakult mantém um portfólio de produtos sem glúten: Leite Fermentado Yakult (vermelho), recomendado para toda a família; Leite Fermentado Yakult 40 (verde) indicado aos adultos com vida agitada e idade avançada; sobremesa láctea fermentada Sofyl nos sabores baunilha, morango e uva verde; Suco de Maçã Yakult; alimento com extrato de soja Tonyu; bebida láctea fermentada com suco de frutas Yodel e as bebidas adicionadas de nutrientes essenciais Taffman-EX e Hiline F, direcionadas ao público adulto. Esses produtos são fabricados com a mais alta tecnologia, dentro dos mais rígidos padrões de qualidade e segurança, e podem ser consumidos sem risco por indivíduos que sofrem de doença celíaca.

. Por: Silvia Stela Figueiredo, nutricionista do Departamento de Ciências e Pesquisas da Yakult do Brasil| Perfil da Yakult – A matriz japonesa da Yakult completa 83 anos em 2018. Desde o início de suas atividades, em 1935, quando o médico Minoru Shirota criou o leite fermentado com Lactobacillus casei Shirota, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que pudessem beneficiar a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano. A Yakult está presente em 37 países e regiões, além do Japão (incluindo escritórios de representação), e possui aproximadamente 35 mil comerciantes autônomas no Japão (conhecidas como Yakult Ladies) e 45 mil em 12 outros países. No mundo, mais de 35 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente. A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota por dia e é uma das mais modernas da companhia no mundo. | www.yakult.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira