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Destaque para as pequenas empresas do Brasil que lançam moda no Fashion Business 2007


Interessadas em conquistar novos mercados e consolidar suas marcas, centenas de micro e pequenas empresas integrantes de sete pólos de confecções do Estado do Rio de Janeiro e de outros três estados brasileiros (Minas Gerais, Pernambuco e Paraná) vão lançar coleções especiais na edição outono-inverno 2007 do Fashion Business, que começa na terça-feira (16). Os pólos de calçados e acessórios fluminenses também estarão novamente na bolsa de negócios que integra o Fashion Rio, principal evento da moda brasileira na cidade.

A expectativa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que realiza o evento, em parceria com o Sistema Firjan, é que a participação nesta nona edição do Fashion Business contribua para ampliar a visibilidade destes pólos e a competitividade de suas empresas no mercado. “É uma vitrine e tanto para a moda produzida por pequenas grifes dos pólos. Esperamos, desta forma, contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva da moda e promover a geração de empregos e renda”, afirma Sergio Malta, diretor-superintendente do Sebrae/RJ.

As coleções criadas para o Fashion Business estão afinadas com a proposta da edição outono-inverno 2007 do Fashion Rio, que traz o tema miscigenação cultural brasileira e destaca a inserção da cultura popular na moda, por meio do artesanato. “A discutida globalização, que universalizou a informação e o conhecimento, encerra um aparente paradoxo: a valorização da cultura local. Nesta economia massificada, produtos que valorizem a cultura regional têm maior competitividade global”, explica Sergio Malta.

Segundo ele, agregar valor ao produto de confecção por meio da fusão moda+artesanato é uma possibilidade concreta de inserção das micro e pequenas empresas (MPEs) nos mercados nacional e internacional. A proposta do Sebrae/RJ é dinamizar e otimizar a comercialização dos produtos e serviços das MPEs, inserindo características genuinamente brasileiras no design, marketing e distribuição. “Afinal, o Brasil de hoje é chique, bacana e cada vez mais admirado e desejado por consumidores do mundo todo”, acrescentou o diretor-superintendente.

Perspectiva de negócios -A previsão do Sebrae e de seus parceiros é aumentar em pelo menos 15% as vendas com relação à edição de janeiro de 2006, quando foram negociados R$ 304 milhões em encomendas para o mercado interno e U$ 11 milhões em exportações. Nesta versão, são esperados mais de 150 compradores de 24 dos 27 estados brasileiros e mais de 30 internacionais, representando 16 países. Os destaques são Estados Unidos – maior importador moda brasileira –, Austrália, Canadá, França, Itália, Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha, Bélgica, Portugal, México, Chile, Argentina e África do Sul.

Estes números, que revelam apenas os compradores convidados pelo Fashion Business, comprovam que o evento já se consolidou como a maior bolsa de negócios de moda do continente. Durante os quatro dias, outros lojistas multimarcas, do país e do exterior, também serão atraídos para o Rio de Janeiro, como nas edições anteriores, quando o público médio foi de 5 mil pessoas. Desde que foi criado, o Fashion Business acumula um saldo de 701 expositores e 30,5 mil compradores nacionais, que movimentaram R$ 2,24 bilhões, e 398 compradores internacionais, com US$ 53,4 milhões em negócios.

Orçada em R$ 6 milhões, a 10ª edição do Fashion Rio e a nona do Fashion Business, juntas, esperam receber 100 mil pessoas. Foi necessária a incorporação de mais 2 mil metros quadrados à área do evento, que passa a ter 8 mil m² no total. Pela segunda vez, o cenário é a Marina da Glória, um dos cartões postais do Rio.

Realizado pelo Sebrae e Sistema Firjan, com apoio da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) e da Apex (Agência de Promoção a Exportações) e organização da Dupla Assessoria e Escala Eventos, o Fashion Rio / Fashion Business passa a contar, nesta edição, com o patrocínio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Também patrocinam o evento Senai e a Oi Paggo.

Economia da Moda - De ano em ano, o consumo de fibras tem crescido a mais de 3% no mundo, informa o Instituto de Estudos de Marketing Industrial (IEMI). Só a América Latina responde por 11% da produção global, número que garante à região o terceiro lugar no ranking do setor. Neste contexto, o Brasil é o sétimo produtor mundial, com 1,74 milhões de toneladas. Só em 2005, a indústria do vestuário gerou ao país 20,7 bilhões de dólares - a maior cifra registrada em cinco anos.

Consumo - Calças, shorts, camisetas e camisas respondem por 61% dos artigos têxteis exportados pelo país, 48º no ranking mundial de exportações. Os Estados Unidos são os maiores consumidores da moda brasileira. Importam mais de 38% das peças que saem das fábricas brasileiras, quase quatro vezes mais que o segundo maior comprador, a Espanha (10,4%). O público feminino é responsável pelo consumo de 41% das peças aqui fabricadas. As mulheres consomem 6% a mais que os homens (35%).

Empregos - A indústria têxtil e de confecção é a segunda maior empregadora do país - só perde para a automobilística. Absorve aproximadamente 1,65 milhão de trabalhadores brasileiros, 70% dos quais mulheres. De janeiro a outubro de 2006, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a indústria têxtil gerou 41.892 novos postos de trabalho.

Empresas - Mais de 80% do mercado formal do setor é constituído por micro e pequenas empresas. São responsáveis por 35% da produção brasileira, 86% da qual provêm de Goiás e das regiões Sul e Sudeste. Grandes redes especializadas são o principal canal de escoamento da indústria. Correspondem a 27% dos 115 mil pontos de venda de vestuários do Brasil.

Moda fluminense - O Estado do Rio de Janeiro conta com 10 pólos de confecção, compostos por cerca de quatro mil empresas. A cadeia produtiva fluminense gera, aproximadamente, 92 mil empregos diretos e indiretos. Nova Friburgo, Petrópolis e São Gonçalo são os três núcleos principais, responsáveis por 69% dos empregos e 58% dos estabelecimentos vinculados ao setor.

O Fashion Business - Em sua nona edição, o Fashion Business se destaca como o maior evento internacional da moda brasileira por seu formato de bolsa de negócios, que apresenta a produção das grifes e pólos de moda para compradores multimarcas de todo o Brasil e do exterior. É promovido em duas edições – primavera-verão (junho) e outono-inverno (janeiro). Em janeiro de 2007, serão 80 expositores, dos quais 23 estreantes, entre grifes consagradas, pólos de confecções e acessórios, novos criadores, além de projetos sociais ligados à moda.

Pólos – Do Rio de Janeiro, com apoio do Sebrae/RJ, participarão do Fashion Business os pólos de confecções de Petrópolis, Nova Friburgo, Itaperuna, Campos, Sul Fluminense, Cabo Frio, São Gonçalo e Niterói. Sete empresas do Rio de Janeiro e São Gonçalo representarão os pólos de calçados e acessórios fluminenses. Também apoiados pelo Sebrae, estarão presentes os pólos de moda dos estados de Pernambuco e Minas Gerais e o estreante pólo de Londrina (Paraná).

Artesanato – Artesãos de comunidades rurais dos estados de Minas Gerais, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Sul também participam desta edição, dentro do estande Talentos do Brasil, parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Estarão lançando coleções produzidas a partir de materiais como pedra opala, lã orgânica, rendas e bordados.

Moda de favela - Uma novidade é a presença de moradores da Cidade Alta, no Complexo da Maré, que participam do projeto Moda em Ação, desenvolvido pela ONG Ação Comunitária do Brasil (ACB/RJ), em parceria com o Sebrae/RJ. O grupo será responsável pela condução das oficinas de artes visuais, modelagem, corte, costura, bordado e batik (tipo de serigrafia afro).

Jóias – Também com apoio do Sebrae/RJ, dentro do projeto do Arranjo Produtivo Local (APL) Jóia Carioca, estará presente pela primeira vez no Fashion Business a Incubadora de Design de Jóias do Instituto Gênesis, da PUC-Rio. A proposta é apresentar os trabalhos desenvolvidos pelas empresas incubadas, com a criação de jóias associadas à moda.

O evento acontece do dia 15 ao 19, das 15h às 22h na Marina da Glória, Av. Infante Dom Henrique, s/nº – Glória. Serão três salões, onde se apresentarão 31 grifes, em 29 desfiles. | www.fashionrio.com.br.

Já a nona edição do Fashion Business, será aberta às 10h de terça-feira (16), e prossegue até dia 19, das 10 às 20h. A entrada da bolsa de negócios é aberta a compradores e empresários, mediante credenciamento que pode ser feito na hora. Mais informações: www.fashionbusiness.com.br.

Sala Vip do Sebrae homenageia Rio Antigo - Quem passar em frente à sala vip do Sebrae, na área de convivência do Fashion Rio, terá uma surpresa a cada dia. Se entrar, ficará ainda mais perplexo. Para esta edição, o Sebraedecidiu homenagear o Rio Antigo e inseriu elementos que remetem a este universo. Batizada de Estação Rio, a sala vip pretende celebrar o espírito carioca de antigamente, mas dentro dos tempos atuais.

O clima será de um verdadeiro botequim carioca, com direito a roda de samba, petiscos típicos, gente bonita e muita animação. Para traduzir esta mensagem, o Sebrae/RJ convidou a estilista e publicitária Alessa Migani, que executou o projeto de ambientação do lounge de 100 m2. A proposta é trabalhar os ícones do Rio Antigo, dentro do contexto de contemporaneidade.

O espaço reproduz o cenário do Rio Antigo e inclui a réplica de um bonde, construído pelo artista plástico Getúlio (Santa Teresa), que funcionará como bar. O ambiente apresenta mesas e cadeiras, no melhor estilo Bar Luiz. Móveis antigos cedidos pelo Rio Scenarium decoram o espaço.

As paredes estarão cobertas por cartazes que imitam antigos pôsteres de teatro e cinema. A arte destaca os pólos e projetos apoiados pelo Sebrae/RJ, que estarão presentes no Fashion Business. O objetivo é sensibilizar o público que freqüenta o espaço vip a conhecer também os estandes na bolsa de negócios. E, em caso de dúvidas, basta pedir o cardápio, que reúne informações resumidas sobre cada um dos pólos e projetos.

Ao longo da semana, figuras conhecidas dos cariocas de ontem e de hoje – a vendedora de flores em bicicleta, o engraxate, o realejo, o fotógrafo lambe-lambe e o vendedor de amendoim –, receberão empresários, estilistas, modelos, jornalistas, celebridades e demais formadores de opinião.

Garçons de gravata borboleta servirão pratos como bolinho de bacalhau e de aipim, pastel, empadinha e porções de carne seca com aipim, lingüiça frita acebolada e azeitonas. Dentro da sala, os telões exibirão, nos intervalos dos desfiles, imagens do Rio Antigo, como teatros, casarões, cinemas, bondinho, Arcos da Lapa. Todas as noites, Eduardo Galloti, presença marcante nas noites da Lapa, traz convidados para animar o espaço.

No mesmo espaço, será lançada pelo Sebrae/RJ e pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) uma campanha pela valorização da marca, a fim de destacar a importância do registro e da propriedade intelectual no setor têxtil e de confecções. A proposta é, a partir de mensagens e dinâmicas, chamar a atenção de empresários dos pólos para patentear suas grifes, evitando a pirataria. Para “brincar” com o público, garçons e recepcionistas vestirão camisetas sem etiquetas e servirão cerveja sem rótulo.

. Programação – Todos os dias, das 17 às 22h, Roda de samba com Eduardo Galotti:

• Dia 15, segunda-feira: Estréia da Estação Rio – a partir das 17h | - Lançamento dos pólos e projetos levados pelo Sebrae/RJ para o Fashion Business. | - Alessa Migani fala sobre valor da marca e parceria com os pólos de moda do Rio. | - Lançamento do painel “Deixe sua marca” (parceria com o INPI). | - Participação de modelos que desfilarão no Fashion Rio.

• Dia 16, terça-feira: Noite do Rio Antigo - A partir das 18h - Show do grupo Original Bar – apresentação de artistas circenses que fazem malabarismos com drinks típicos de casas noturnas do Pólo Rio Antigo, ambientado por música de discos de vinil de chorinho, bossa nova e outros estilos musicais típicos das noites da Lapa. | - Personagens vestidos a caráter receberão os convidados. | - Homenagem a grandes ícones que fazem a história da região, com participação de artistas da Velha Guarda e atuais. | - Presenças esperadas: Cantoras do Rádio; compositores Nelson Sargento, Monarco, Arlindo Cruz e Walter Alfaiate; Martinália e Neco da Portela. | - Convidados especiais: Angela Leal, Juliana Paes, Milton Cunha, Max Lopes e Paulo César Figueiredo. | - Apoio: Pólo Histórico, Cultural e Gastronômico do Centro do Rio Antigo.

• Dia 17, quarta-feira: Programação livre - Das 17 às 22 horas, Roda de samba com Eduardo Galotti e convidados: Dia 18, quinta-feira: Noite Marcas de Favela - A partir das 19h- Oficinas de cabelo afro e orquestra de berimbau, em parceria com a ONG Ação Comunitária do Brasil (ACB). - Convidados especiais: Sônia Braga (madrinha da ACB); Júnior, do Afroreggae; Toni Garrido; Alice Viveiro de Castro, gerente de Responsabilidade Social do Boticário. | - Participação de especialistas do Cirque du Soleil, promotores da Rede Circo do Mundo e representantes do Ministério da Cultura, da Agência Nacional de Cinema, da World Vision e da BPW. | - Distribuição de brindes: camisas estampadas com técnica batik (tipo de serigrafia). | - Lançamento do livro “Histórias de Sucesso - Indústria, Têxtil e Confecções, Madeira e Móvel”, com a presença do diretor do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barbosa.

• Dia 19, sexta-feira: Noite do Cordão – Marca do Carnaval Antigo - 17h - Roda de samba com Eduardo Galloti.| - 20h30 – Confraternização com todos os elos da cadeia produtiva da moda: empresários dos pólos, estilistas, artesãos, comunidades etc. | - Carnaval de Cordão, ao som de marchinhas, com confetes e serpentinas. | - Grande baile de carnaval, à moda do Rio Antigo, com a Orquestra Popular Céu na Terra. | - Organização: Perfeito Fortuna e personalidades do tradicional Carnaval de rua carioca. | Crédito da foto: José Paulo/Fator Brasil

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