Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2018 - 08:03

CPFL Energia investe R$ 47 milhões para modernizar sistema de operação da distribuição

Com solução da Schneider Electric. Nova plataforma Advanced Distribution Management System (ADMS) trará maior eficiência na operação do sistema elétrico das cinco distribuidoras do Grupo.

São Paulo — A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, investirá R$ 47 milhões na implementação de uma nova plataforma de operação do sistema de distribuição, o Advanced Distribution Management Systems (ADMS). Em parceria com a Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, o novo sistema será implantado nas cinco distribuidoras do Grupo em São Paulo, no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Minas Gerais, beneficiando 9,4 milhões de consumidores em 679 municípios.

Com conclusão prevista para 2023, a implementação do ADMS estabelecerá um novo paradigma na forma como os Centros de Operação (CO) do Grupo CPFL administram a rede elétrica de suas cinco distribuidoras. O novo sistema disponibilizará, em tempo real, informações para os operadores sobre uma série de variáveis técnicas que influenciam na qualidade do fornecimento de energia para os consumidores, otimizando a gestão da rede.

A solução da Schneider Electric modernizará as ferramentas usadas hoje na operação da rede: SCADA, para supervisão e telecomando de dispositivos, e OMS, para gestão das interrupções e restabelecimento do fornecimento de energia. Além de integrar esses dois módulos, a plataforma fornecerá outras duas ferramentas: DMS, para análise e otimização do sistema de distribuição, e EMS, para análise e otimização do sistema de subtransmissão.

Benefícios e funcionalidades — Como ressalta o vice-presidente da divisão Energy da Schneider Electric, Julio Martins, o sistema ADMS ajuda diretamente na satisfação dos clientes, na redução das despesas operacionais e na melhora dos índices de DEC e FEC (respectivamente, duração e frequência de interrupção do fornecimento de energia elétrica), indicadores de performance utilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na aplicação de possíveis penalidades.

Dentre as novas funcionalidades previstas na plataforma estão: 1) gestão em tempo real dos ativos; 2) localização dos defeitos na rede e realização de manobras automáticas para reestabelecimento do serviço (self-healing), reduzindo o tempo de falta de energia; 3) ajustes em tempo real dos equipamentos para melhoria do perfil do nível de tensão e carregamento da rede; 4) despacho de carga ativa/reativa, ajudando a diminuir as perdas de energia do sistema; e 5) envio automático do plano de recomposição da rede das equipes de campo.

“A CPFL Energia promove investimentos que garantem o crescimento sustentável do negócio de distribuição e reforçam a qualidade do fornecimento de energia. Integrar os sistemas em uma plataforma única contribuirá para que nossas distribuidoras reduzam perdas de energia e atuem rapidamente no restabelecimento em caso de interrupções”, explica o vice-presidente de Operações Reguladas da CPFL Energia, Luis Henrique Ferreira.

Além disso, o ADMS da Schneider Electric tornará o trabalho do operador mais assertivo. Isso porque, ao integrar várias ferramentas em uma única plataforma, ele não precisará mais buscar dados em diferentes programas para a tomada de decisão. O ADMS também irá se conectar com outros sistemas satélites do Grupo CPFL, tais como SAP, CWSi (despacho de equipes de campos), CCS (gestão comercial) e os medidores inteligentes.

“As soluções da plataforma EcoStruxure – nesse caso, o ADMS – integram e gerenciam sistemas independentes, mesmo que sejam de diferentes fornecedores. Com a unificação dos módulos SCADA, OMS, DMS e EMS, a CPFL Energia passará a operar com uma única base de dados, permitindo monitorar as informações de campo em tempo real, via comando remoto, com isolamento do local da falha e reestabelecimento automático da energia”, sustenta Julio Martins, da Schneider Electric.

Digitalização da rede elétrica — A adoção do ADMS está inserida no planejamento estratégico da área operacional do Grupo CPFL, com foco em inovação, automação, digitalização, uso de algoritmos e inteligência artificial, acompanhando a evolução do setor elétrico em nível global. A nova plataforma criará as condições tecnológicas necessárias para que o Grupo CPFL continue avançando nos investimentos de smart grid (redes inteligentes).

A solução já é utilizada por distribuidoras na Itália, nos Estados Unidos, no Canadá e na Dinamarca, entre outros países. “O ADMS contribui, de forma positiva, para a melhora do sistema como um todo, além de auxiliar estrategicamente no planejamento de expansão, investimentos e novas instalações”, afirma Martins. E acrescenta: “Independentemente da complexidade da rede e das manobras em andamento, o sistema ADMS possibilita, com segurança, a melhor tomada de decisão, aumentando a agilidade na resolução do problema, seguindo parâmetros previamente definidos, com consequente ganho em confiabilidade, agilidade e qualidade na prestação do serviço.”

Em março de 2017, a Schneider Electric foi reconhecida como líder de mercado no quadrante mágico do Gartner no mercado de ADMS. A empresa recebeu a pontuação mais alta para os três casos de uso: melhorar a resposta à interrupção, otimizar as operações da grade e gerenciar os impactos do DER (sigla em inglês para Recursos de Energia Distribuída).

O EcoStruxure™ é nossa plataforma e arquitetura de sistema aberta, interoperável e habilitada para IoT. O EcoStruxure™ entrega valor agregado em relação à segurança, confiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade para nossos clientes. O EcoStruxure™ aproveita os avanços em IoT, mobilidade, detecção, nuvem, análise e segurança cibernética para oferecer inovação em todos os níveis. Isso inclui produtos conectados, Edge Control, aplicativos, análises e serviços. O EcoStruxure™ foi implementado em mais de 480 mil sites, com o apoio de mais de 20 mil integradores de sistemas e desenvolvedores, conectando mais de 1,6 milhão de ativos sob gerenciamento por mais de 40 serviços digitais.

Perfil —A Schneider Electric lidera a Transformação Digital em Gestão de Energia Elétrica e Automação em Residências, Edifícios, Data Centers, Infraestrutura e Indústrias. Com presença global em mais de 100 países, a Schneider é líder absoluta em Gestão de Energia em Média e Baixa tensão, Energia Segura e em Sistemas de Automação. Fornecemos soluções integradas para eficiência, que combinam energia, automação e software. Em nosso Ecossistema global, colaboramos com a maior comunidade de Parceiros, Integradores e Desenvolvedores em nossa Plataforma Aberta, para entregar controle e eficiência operacional em tempo real. Acreditamos que Pessoas Talentosas fazem da Schneider Electric uma grande Empresa, e que nosso comprometimento com a Inovação, Diversidade e Sustentabilidade garante que “Life is On” seja realidade em todos os lugares, para todas as pessoas, em todos os momentos.

Perfil —A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong. Com 14% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras. Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW, no final do exercício de 2017. A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira