Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2008 - 09:54

Projeto ArteCiência - 2008

Evento discorre sobre as fronteiras que permeiam artistas e cientistas com direito a seminários, debates, exposições e painéis artísticos no Espaço Ciência.

Há mais afinidades entre a arte e a ciência do que possa imaginar o senso comum. Isso é o que pretende mostrar o Projeto ArteCiência 2008; primeiro evento do gênero na cidade, que acontece entre os dias 25 e 30 de abril, no Espaço Ciência (Complexo Salgadinho – Olinda). A semana tem como objetivo não somente reunir acadêmicos, estudantes, artistas e cientistas; como especialmente o público em geral, para discutir, pensar, divulgar e, porque não, criar, em cima dessas relações, a partir da participação ou “apreciação” de seminários, oficinas, debates, exposições e painéis. Na coordenação, os artistas plásticos Bruno Monteiro (químico, por formação) e Nara Cavalcanti (médica).

Na perspectiva desta articulação, a sociedade é convidada a participar de várias maneiras. Para o público interessado em apresentar suas idéias, podem enviar tanto projetos artísticos quanto científicos; pesquisas e relatos de experiências que articulem Ciência e Arte. Durante o evento, essa apresentação também pode acontecer em dois formatos: “mostra” - com inscrições de obras, ações, instalações e performances, e também “painéis” – com apresentação de posters com trabalhos acadêmicos relacionados ao tema. Todos os trabalhos recebidos serão analisados quanto à adequação à proposta do evento. As inscrições, gratuitas, estão abertas desde já e seguem até o dia 15 de abril pelo site do evento (www.arteciencia2008.com.br) e até o primeiro dia do evento no próprio Espaço Ciência.

Na programação, cinco oficinas e um seminário (dividido em três mesas, entre os dias 25 e 27); além das exposições e painéis. Entre as oficinas: Arte em Trânsito e a Cons/Ciência da Arte, com o artista Paulo Bruscky; Arte-Tecnologia: sistemas interativos, com o grupo paulista interdisciplinar Sciarts, formado por Fernando Fogliano, Milton Sogabe, Renato Hildebrand e Rosangella Leote; Orquidofilia, Estética e Ecologia, com Odilon Cunha, dono de um dos maiores orquidários do País, em Gravatá (PE), Carlos Jorge, biólogo e orquidólogo e Lou Menezes, uma das maiores orquidólogas do Brasil; Criatividade, Arte e Ciência, com Tânia de Araújo-Jorge, diretora do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz e que já publicou vários livros com interface arte e ciência; Tópicos em Construção, Memória, Criatividade e Arte, com Sidarta Ribeiro, um dos maiores neuropsiquiatras brasileiros que coloca em xeque o estado da arte e criação para ambos os ambientes de estudo.

O evento ainda dará espaço para um “happy-hour” produtivo. Explica-se: será montado um espaço para um bate-papo pós-seminários (que acontecem à tarde), com a presença de artistas e cientistas com canetas e cadernos nas mãos para registrar a conversa. O resultado será publicado posteriormente no site do iTeia (www.iteia.org.br), uma rede independente que promove a cultura e a cidadania, produzido pelo InterCidadania.

ArteCiência - Curiosamente, para começo de conversa, a expressão “Estado da Arte” nem é recente, nem muito menos surgiu no meio artístico. Ela surgiu por volta de 1910, entre tecnólogos, para falar a respeito da vitalidade do experimentar. E conseqüentemente, da obtenção de resultados, erros e aperfeiçoamentos. A expressão, na verdade, acaba selando um registro de proximidade entre esses dois campos do conhecimento. Normalmente tidos como distintos e imiscíveis.

Talvez, tal aproximação tenha se dado, ao longo dos últimos séculos, mais formalmente do que na prática. Recentemente, seja pela maior disseminação dos conteúdos científicos e tecnológicos para a população; seja pela necessidade de maior entendimento do impacto dessa disseminação; ou ainda por uma tendência crescente de valorizar o pensamento criativo sob suas diferentes formas, uma maior atenção vem recaindo nessa região fronteiriça – que é ora mais fluida, ora mais concreta- entre os fazeres artístico e científico. Ambas as áreas têm a preocupação com a ética e com a estética.

Projeto ArteCiência é realizado pelo Conexão Artes Visuais - Ministério da Cultura, Funarte e Petrobrás; com apoio do InterCidadania e iTeia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira