Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2008 - 09:57

Rodrigo Braga apresenta individual na Galeria Amparo 60


Na exposição, fotografias que guardam e evidenciam surpresas produzidas pelo artista.

Rodrigo Braga é, em linhas gerais, um artista que estabelece uma poética a partir da modificação simbólica dos estados habituais de elementos naturais. Suas fotografias inéditas poderão ser conferidas de 09 de maio a 09 de junho, na sua primeira individual na Galeria Amparo 60, no Recife. Com o título “Paisagens”, o artista apresentará uma série de imagens clicadas na Serra da Mantiqueira (MG) e no município de Glória do Goitá, Zona da Mata de Pernambuco.

A exposição é composta por oito fotografias coloridas, nos formatos de 80 x 120 cm e 120 x 180 cm e também uma seqüência de fotos em preto e branco, apresentadas em forma de vídeo (Leito, 2008), onde o artista aparece numa performance noturna interagindo com um corpo de um porco. A ação envolve inúmeras trocas físicas e simbólicas. “Nesse trabalho, sou um agente da ação e o espectador pode se colocar numa situação de observador silencioso e cúmplice da cena, algo que sugiro pelas próprias características da obra”, analisa o artista.

Rodrigo Braga é visto, pela crítica de arte, como um artista que traz questões relevantes às artes visuais. Ele é inquieto e polêmico. Suas obras exigem do espectador um olhar mais analítico dos trabalhos. Embora haja na obra Leito a presença do corpo do artista – aspecto marcante de suas produções anteriores - as demais imagens apontam para a exploração de outros elementos que não figuraram muito em seus trabalhos anteriores, como o entorno e o ambiente natural.

Segundo Rodrigo, sua presença nessas fotografias se dá sobretudo por meio de intervenções - algumas vezes sutis, outras diretas - nas paisagens. “Não precisei ir muito longe para buscar elementos que se justapõem e se entrecruzam, formando imagens esteticamente ricas e capazes de suscitar questões intrínsecas aos seres em sua relação com o ambiente”, explica.

Na série de oito fotografias, intituladas: Segredo; Paisagem; Mina; Magma; Habitat; Fato; Terra e Samambaia, o público poderá conferir imagens sedutoras do ponto de vista estético, mas, ao mesmo tempo, como define Rodrigo Braga, “paisagens que guardam e evidenciam surpresas. Fazem refletir sobre as condições e estado dos próprios elementos que compõem cada uma delas”.

Em Paisagem, por exemplo, o artista traça um paralelo entre a vida e a morte. “Há a presença de uma vida exuberante que, em muitas situações, se revela deslocada, distorcida ou contraditória”, finaliza. As obras de Rodrigo Braga provocam uma discussão acerca da visão de um artista que vai ao limite, transformando e fazendo uso de elementos naturais e do seu próprio corpo. É parar e olhar, analisar e pensar.

Perfil do Rodrigo Braga - Rodrigo Braga é de Manaus (AM), mas radicado no Recife, onde se graduou em Artes Plásticas pela UFPE, em 2002. Em 2004 foi contemplado com o prêmio Bolsa do 45° Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, realizando a série Fantasia de compensação. Entre 2005 e 2007, foi Gerente de Artes Visuais da Prefeitura do Recife, onde coordenou o SPA das Artes Recife. Hoje, ele ministra workshops sobre fotografia no Brasil e no exterior.

Das exposições individuais destacam-se: Casa da Ribeira (Natal, 2008), Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj (Recife, 2007); Museu da UFPA (Belém, 2007); Itaú Cultural (São Paulo, 2006); Galeria Marcantonio Vilaça, Instituto Cultural Banco Real (Recife, 2006); Galeria Clairefontaine (Luxemburgo, 2005); Galeria Susini (França, 2005).

Principais coletivas: Rumos Itaú Cultural de Artes Visuais (São Paulo, Rio de Janeiro e Belém, 2006); Vizinhos: networked art in Brazil (Áustria, 2006); O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, Itaú Cultural (São Paulo, 2005); Photomeetings Luxemburg (Luxemburgo, 2005); Projéteis de Arte Contemporânea, Funarte (Rio de Janeiro, 2005); Projeto Prima Obra, Galeria Fayga Ostrower - Funarte (Brasília, 2004); Arte Pará (Belém, 2002 e 2006). Seu trabalho vem sendo representado em feiras internacionais de arte, como: ARCO’06 e ARCO’08, (Espanha, 2006, 2008); Paris Photo, (França, 2005); Art Cologne (Alemanha, 2005); D-Foto (Espanha, 2005).

Exposição: Paisagens – Rodrigo Braga, de 09 de maio a 09 de junho de 2008,de segunda a sexta-feira, 9h às 18h, e aos sábados com agendamento, Amparo 60 Galeria de Arte – Av. Domingos Ferreira, 92A, Pina – Recife. (PE) Informações: (81) 3325-4728.Entrada gratuita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira