Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2008 - 09:59

Bom desempenho do biodiesel aumenta desafios da Petrobras Distribuidora


Logística e tributação são os dois principais desafios da Petrobras Distribuidora. Foi o que afirmou o presidente da empresa, José Eduardo Dutra, em visita ao Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF), no Rio de Janeiro, no dia 9 de abril (quinta-feira). Dutra falou sobre “O mercado brasileiro de distribuidores de combustíveis – avanços e perspectivas”.

A pulverização da produção do biodiesel se tornou um desafio, pois seu transporte é todo feito via rodovias. Até pouco tempo, os principais insumos da distribuidora chegavam via dutos ou navegação de cabotagem. Por outro lado, de acordo com Dutra, o desafio é maior devido ao bom desempenho do álcool, que nos próximos meses se iguala em volume de venda à gasolina.

Um dos principais motivos da alta é a frota flex de carros de passeio, que já responde por 21% do mercado, conseqüência do atraente preço do álcool para o consumidor (em 2006, em média, representou 68% em relação ao da gasolina. Em 2007, 57%). “Os desafios são grandes, por causa do bom ponta-pé inicial que tivemos com o biodiesel”, disse Dutra.

Quanto à tributação, o presidente da Distribuidora afirma que é uma questão de amadurecimento do mercado. “Os ajustes são naturais e necessários. Estima-se que 60% do álcool hidratado comercializado no Brasil sofra algum tipo de sonegação. O que representa perdas da ordem de R$ 1 bilhão”, disse Dutra.

Porém, ele garante que não haverá aumento da tributação sobre o produto. “O que vai acontecer é deslocamento. Vamos transferir cerca de 20% de impostos como PIS e Cofins do distribuidor para o produtor”, afirma Dutra. A medida está prevista na MP 431/2008. Ainda em abril, dentro do plano para conter a sonegação, será implementada a nota fiscal eletrônica para o distribuidor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira