Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2008 - 10:04

Renault inaugura primeiro Centro de Design das Américas


O Grupo Renault inaugura esta semana, em São Paulo, o Renault Design América Latina (RDAL). Primeiro estúdio de design da marca no continente americano, este centro de design marca um importante passo para a empresa rumo ao desenvolvimento de produtos cada vez mais adequados ao perfil do consumidor latino-americano.

“A criação do RDAL está em linha com os objetivos de potencializar nossas operações na América Latina. Uma vez perto do mercado e atentos às suas tendências, podemos trabalhar com mais agilidade e eficiência para atender aos desejos e demandas específicas do consumidor da região. O RDAL vem para suprir esta necessidade e ao mesmo tempo propor novas idéias e estilos ao consumidor. Estamos criando condições para que a Renault se torne uma referência em design para o mercado latino-americano”, explica Jérôme Stoll, Presidente da Renault do Brasil e Diretor Geral da Renault Mercosul.

Com a inauguração do Renault Design América Latina, o Brasil se posiciona em um restrito grupo de países escolhidos pela Renault para abrigar seus estúdios de criação. O Renault Design, dirigido por Patrick le Quément, Vice-Presidente Sênior de Design do Grupo Renault, desenvolveu uma rede internacional de centros de design. Seis centros já foram criados desde 1999 em regiões estratégicas para o Grupo Renault: o primeiro na Espanha (Barcelona), seguido da França (Paris), Coréia do Sul (Seul), Índia (Mumbai), Romênia (Bucareste) e, agora, Brasil (São Paulo). No País, o centro de estilo opera com especialistas em desenho automotivo, entre brasileiros, argentinos, colombianos e franceses. A equipe é comandada por Vincent Pedretti, Designer Chefe do Renault Design América Latina.

“O estúdio credencia a marca a desenvolver todo o projeto de um veículo, desde o primeiro esboço ao protótipo final. Além de diversificar as nossas fontes de criação, o RDAL permite inserir o ‘DNA’ latino-americano em nossos projetos. O estúdio permite também que a Renault se consolide na região como referência em design de automóveis”, explica Pedretti.

O RDAL é dotado de tecnologias de última geração para o desenvolvimento dos conceitos e seus respectivos protótipos.

Fontes de inspiração -Localizado em São Paulo, no bairro dos Jardins, o RDAL está situado em uma região notadamente conhecida por abrigar ateliês, showrooms e estúdios de arte, design, arquitetura e decoração. A decisão da localização foi estratégica: estando em uma região que ‘respira’ design, o RDAL funciona como um centro de observação de tendências.

“A escolha por São Paulo não foi por acaso. Em função de seu desenvolvimento econômico, de sua diversidade cultural e de seu movimento artístico em constante evolução, a cidade é um dos centros de criatividade mais importantes da América Latina. A alta concentração de escolas de design faz da região um ambiente ideal para o RDAL”, conta o Designer Chefe.

Plano de crescimento - O desenvolvimento de produtos próximos aos mercados aos quais eles se destinam é uma das estratégias para o crescimento do Grupo Renault. Este objetivo está sendo alavancado com a implantação do RDAL e do Centro de Engenharia América – este último em São José dos Pinhais (Paraná).

Estas ações fazem parte do Plano Renault Mercosul Contrato 2009, desdobramento local do Renault Contrato 2009, de nível mundial e lançado em fevereiro de 2006 por Carlos Ghosn, Presidente e CEO do Grupo Renault. O Renault Contrato 2009 prevê três principais desafios, em escala global, relativos a Qualidade, Desempenho de Vendas e Lucratividade.

Entre os compromissos relativos ao mercado brasileiro está o de dobrar o volume de vendas no País até 2009. Implantado em agosto de 2006, o Renault Mercosul Contrato 2009 – Compromisso Brasil prevê investimentos de R$ 1 bilhão (372 milhões de euros) até 2009. Para o mercado argentino, o Renault Mercosul Contrato 2009 – Compromisso Argentina prevê investimentos de 307 milhões de pesos argentinos (63 milhões de euros) e, entre os objetivos, elevar as vendas em 82 mil unidades até 2009.

Biografias.: Jérôme Stoll - Presidente da Renault do Brasil e diretor geral da Renault Mercosul - O francês Jérôme Stoll, nascido em 8 de março de 1954, é graduado pela École Supérieure de Commerce de Paris (ESCP) e pelo Centre Perfectionnement aux Affaires (CPA). O executivo entrou no Grupo Renault em 1980. Depois de atuar em diferentes áreas, passou para a Direção Financeira do Grupo Renault em 1987 e tornou-se Diretor Administrativo e Financeiro da Renault Automação em 1989. Ele foi nomeado Diretor de Compras Industriais em 1995 e Diretor de Compras de Componentes Mecânicos em 1998. Jérôme Stoll estava na Presidência da Renault Samsung Motors (RSM) desde setembro de 2000, época em que a Renault assumiu o controle da empresa coreana. Desde 1° de maio de 2006, ele assumiu a Presidência da Renault do Brasil e a Direção Geral da Renault Mercosul.

Patrick le Quément.: Vice-Presidente Sênior de Design do Grupo Renault - Nascido em Marselha (França) em 4 de fevereiro de 1945, Patrick le Quément é um antigo aluno da escola Politécnica de Birmingham, titular de DMS (doutorado) em Business Administration da Universidade de Danbury e com pós-graduação em Design Industrial. Abriu uma consultoria (Style International, em 1967) e entrou na Ford Grã-Bretanha como designer (em 1968), antes de assumir a direção do design da Volkswagen em 1985. Entrou na Renault em 1987 como Diretor de Design Industrial. Foi nomeado Diretor de Qualidade e Design Industrial em 1995 e, no mesmo ano, ingressou no Comitê de Direção da Renault. Assumiu a Presidência do Joint Design Policy Group desde a sua criação, em 1999, instância conjunta do design Nissan e Renault.

Thierry Metroz.: Vice-Presidente de Design Renault 0- Nascido em Besançon (França) em setembro de 1963, Thierry Metroz é Designer diplomado pela Ecole Supérieure des Arts Appliqués et Métiers d´Arts. Entrou na Renault em 1985 onde participou de vários projetos: design exterior do Twingo I, design exterior do Laguna I, design exterior do Espace III, concept-car Espace F1, design interior e exterior do Avantime, design exterior do Espace IV. De 1999 a 2002, assumiu a direção do Renault Design Barcelona, primeiro centro de design ´´satélite´´ da Renault. Voltando para a França em setembro de 2002, foi nomeado Diretor de Prospecção e Inovação Design. Em janeiro de 2006, tornou-se um dos três diretores adjuntos de Patrick Le Quément, encarregado do Design Exterior.

Vincent Pedretti.: Designer Chefe do Renault Design América Latina - Designer há doze anos no Grupo Renault, Vincent Pedretti, de nacionalidade franco-suíça, participou da equipe de desenvolvimento de modelos de sucesso da marca. Designer Chefe do RDAL, Pedretti adquiriu forte experiência internacional dentro do Grupo Renault como designer na França, Espanha, Japão (na Nissan, em função da Aliança Renault-Nissan) e Coréia do Sul (na Renault Samsung Motors).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira