Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2018 - 07:07

Anvisa estende indicação de vacina contra meningite da Pfizer

Nimenrix, que protege contra os quatro principais sorogrupos de meningococo que circulam no País, agora poderá ser indicada para bebês menores de 1um ano.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de ampliar no País a indicação da vacina Nimenrix, da Pfizer, recomendada para prevenção da doença meningocócica invasiva, em especial a meningite, provocada pelos sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis, ou meningococo. O imunizante, que já era indicado para crianças maiores de 1 ano de idade, jovens e adultos, agora poderá ser utilizado também por bebês a partir das seis semanas de vida. A meningite é uma infecção que ataca as membranas (meninges) que envolvem o cérebro, a medula espinhal e outras regiões do sistema nervoso central.

O esquema vacinal aprovado de Nimenrix em menores de 12 meses de idade prevê a administração de duas doses a partir de 6 semanas de vida, seguidas de uma dose de reforço aos 12 meses. A partir da nova indicação, a vacina poderá proteger um importante grupo de risco para a doença meningocócica invasiva, considerando que as crianças mais novas são também mais suscetíveis à doença, em função da imaturidade do sistema imunológico. Só em 2017, segundo dados do Ministério da Saúde, as crianças menores de 1 ano representaram 15,5% dos 15.247 casos confirmados de meningite registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam)1.

A enfermidade pode ser provocada por fungos, bactérias e vírus. Os casos de origem bacteriana, porém, são os mais preocupantes, pois podem progredir de forma rápida, apresentar mortalidade elevada e deixar sequelas importantes, como perda auditiva, alterações neurológicas irreversíveis e lesões cutâneas graves, com risco de amputações. Entre os agentes bacterianos, o meningococo é um dos mais importantes.

A meningite representa a doença mais temida pelos pais dos bebês brasileiros de 0 a 2 anos, segundo uma pesquisa recente realizada pelo IBOPE Conecta em todas as regiões do País². Por isso, ela também é um dos temas de destaque da campanha #MAISQUEUMPALPITE, uma iniciativa lançada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com apoio da Pfizer, com o objetivo de levar informações seguras sobre saúde infantil para as famílias, com foco no pleno desenvolvimento das crianças.

Nas redes sociais (www.facebook.com/maisqueumpalpite e www.instagram.com/maisqueumpalpite), os pais podem conferir posts sobre diferentes assuntos relacionados aos principais mitos que envolvem os cuidados com as crianças. No caso da meningite, é possível se informar acompanhando o bate-papo entre o pediatra Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da SBP, e a atriz e apresentadora Thaís Fersoza, que aderiu à campanha.

Trabalhando juntos para um mundo mais saudável.

A Pfizer investe fortemente no desenvolvimento de terapias que ajudem a prolongar e a melhorar a vida das pessoas. Os esforços se concentram na manutenção de um elevado padrão de qualidade e segurança durante os processos de pesquisa, desenvolvimento e manufatura de uma variada gama de produtos para o cuidado com a saúde. Seu portfolio global inclui medicamentos e vacinas, além de alguns dos produtos isentos de prescrição mais conhecidos no mundo. A cada dia, seus profissionais trabalham em prol do bem-estar, da prevenção, dos tratamentos e da cura para muitas das mais importantes doenças da atualidade. Como uma das principais companhias biofarmacêuticas e inovadoras do mundo, por mais de 150 anos a Pfizer vem colaborando com os profissionais de saúde, governos e comunidades locais para apoiar e expandir a atenção e o acesso à saúde, trabalhando para fazer a diferença na vida das pessoas. | www.pfizer.com.br e redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira