Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2018 - 07:13

ENEL inicia operação no Reino Unido

Do primeiro sistema de armazenamento de energia com bateria autônoma do grupo. O projeto Tynemouth, de 25 MW/12,5 MWh, que é o primeiro sistema de armazenamento de energia com bateria autônoma do Grupo Enel a iniciar a operação, é apoiado por um contrato de quatro anos com a Operadora Nacional do Sistema de Rede Britânico para fornecer serviços de balanceamento de rede. Enel adquiriu o projeto do desenvolvedor e operador de energia Element Power em maio do último ano e investiu aproximadamente 20 milhões de euros no projeto como um todo, incluindo sua construção

Roma — A Enel S.p.A. iniciou a operação do sistema Tynemouth, de armazenamento de energia com bateria autônoma (BESS), localizado no distrito de North Tyneside, próximo a Newcastle, no Reino Unido. O sistema, desenvolvido pela divisão global de geração térmica da Enel, utiliza baterias de íon de lítio para um total de 25 MW/12.5 MWh. O investimento total da Enel no projeto, incluindo a construção, foi de aproximadamente 20 milhões de euros.

“O comissionamento de Tynemouth é um importante marco para a Enel, uma vez que é o primeiro sistema de armazenamento de energia com bateria autônoma em escala do Grupo, o que mostra o potencial desta solução em enfrentar os desafios da transição energética,” diz Enrico Viale, Responsável Global de Geração Térmica da Enel. “Os sistemas de armazenamento de energia da bateria fornecem uma solução para serviços flexíveis e rápidos com o objetivo de garantir a estabilidade dos sistemas de energia elétrica, enquanto, quando acoplados a usinas de energia existentes, permitem uma otimização do desempenho e um aumento na flexibilidade da planta. O mercado BESS em larga escala mostra um grande potencial de crescimento e é por isso que a Enel está desenvolvendo um portfólio de tais projetos em alguns dos países mais promissores do setor em todo o mundo”.

A Tynemouth está fornecendo serviços de balanceamento de rede em um contrato de quatro anos de Resposta Rápida de Frequência (Enhanced Frequency Response - EFR) com a National Grid, concedido ao projeto na licitação de EFR de 2016 da National Grid. Após esses quatro anos, o projeto participará de concursos e ofertas de mercado de capacidade. A Enel adquiriu o projeto no ano passado, comprando 100% das ações da Tynemouth Energy Storage Limited, da desenvolvedora de energia e operador Element Power, com sede na Europa. A empresa de energia sediada no Reino Unido, RES, atuou como contratada de EPC para o projeto e apoiará a Enel na operação e manutenção da Tynemouth BESS, com um contrato de quatro anos.

“Essa é uma ótima notícia para North Tyneside e estou feliz por ter sido convidada para a abertura do desse novo sistema da Enel. Esse investimento mostra o apelo internacional que a economia de North Tyneside tem e fortalece ainda mais nossa reputação como um ótimo lugar para fazer negócios. Gostaria de dar boas-vindas a todos da Enel e dizer que estou ansiosa para ver os benefícios que essa nova instalação trará para o nosso sistema de energia e nosso distrito como um todo”, disse a prefeita eleita de North Tyneside, Norma Redfearn, que hoje inaugurou a instalação ao lado de representantes da Enel, National Grid, RES e Element Power.

Em linha com os compromissos de sustentabilidade do grupo, a Enel promoveu ações para modernizar o local, que originalmente foi um complexo de transporte, sucata e armazenamento. Essas ações incluíram a remoção de todo o material de sucata, detritos e resíduos do local e de áreas próximas. Além disso, foi implementado um plano para mitigar os impactos do projeto no habitat natural de pássaros locais e do grande tritão-de-crista.

O projeto Tynemouth BESS, que é gerenciado remotamente a partir da sala de monitoramento de geração Térmica Global da Enel na Itália, representa uma oportunidade para a Enel adquirir experiência e conhecimento estratégico na construção e operação de tais projetos, bem como uma oportunidade de investimento atrativa em um curto período de mercado. O contrato foi um dos mais bem remunerados entre os premiados no concurso de Resposta Rápida de Frequência (EFR) de 2016, com um preço de cerca de 12GBP/MWh.

Tynemouth faz parte do portfólio de projetos que a Enel está desenvolvendo para se posicionar em um setor promissor de sistema de armazenamento de energia por bateria em larga escala, que é uma tecnologia que pode contribuir para o compromisso do Grupo com o crescimento de ações de baixo carbono e a sustentabilidade do negócio: a companhia tem atualmente, 750 MW de projetos deste tipo em desenvolvimento, incluindo um BESS de 20 MW, em construção, combinado à usina Litoral, na Espanha, e já contratou projetos autônomos do tipo BESS para 88 MW nos EUA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira