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15/06/2018 - 07:55

Rússia 2018 será o mundial dos apps

Estudo da Headway mostra que empresas de streaming, mídia, entrega, transporte, apostas e jogos veem uma grande oportunidade na Copa, que deve atingir cerca de quatro bilhões de pessoas.

São Paulo — A Copa do Mundo da Rússia já está aí e além de reunir os melhores jogadores de futebol do planeta, o torneio representa um momento único para anunciantes em todo o mundo. Para se ter uma ideia, o jogo da final da Copa do Mundo de 2014, entre Argentina e Alemanha teve um alcance de mais de um bilhão de pessoas.

Pensando em colaborar com empresas do mundo todo, a Headway, em colaboração com a App Annie, lançou um guia mostrando passo a passo, como se beneficiar das campanhas em mobile apps durante o evento. O estudo utilizou recursos de big data e consumo de vários aplicativos disponíveis no mercado para analisar o impacto potencial dos smartphones durante o torneio.

Atualmente, os dispositivos móveis representam cerca de 73% do consumo total de internet. “Estima-se que os apps forneçam acesso a quase quatro bilhões de pessoas através de um dispositivo que está praticamente sempre ao alcance das mãos. Daí vem a importância do canal mobile para divulgação de campanhas, produtos e marcas”, explica Darío Diament, CMO da Headway.

Hoje, há mais de um milhão de smartphones em todo o mundo em comparação com a Copa do Mundo de 2014. Segundo Diament, fazer ações de marketing em períodos como esse vale muito a pena. “As pessoas imersas nos conteúdos específicos do evento apresentam altas taxas de atenção. Assim, acontecimentos como a Copa do Mundo são ideais para alcançar novos clientes e reativar os clientes inativos, por exemplo”.

Também vale destacar que, enquanto 72% do conteúdo relacionado à Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014 foi acessado a partir de computadores, nesta edição do torneio mais de metade do conteúdo será consumido a partir de telefones móveis, um cenário que a Headway reconhece como uma grande oportunidade para marcas que desejam se conectar com um público envolvido na febre do campeonato mundial.

“A Copa do Mundo é o momento em que a atenção de todo o planeta está no torneio e, nesta edição, muitos farão a partir de seus celulares”, comenta o executivo.

O que deve bombar — Durante a Copa do Mundo a utilização de uma ampla variedade de apps aumentará consideravelmente. Andrea Orsolon, vice-presidente Brasil na Headway, destaca os aplicativos da Fifa, de notícias esportivas, informações dos jogos em tempo real, mídia social, entrega de comida, transporte, apostas, streaming ao vivo e pagamentos. “Os apps suportam uma grande quantidade de formatos criativos e muitos oferecerão pacotes diferenciados para marcas que queiram incluir, por exemplo patrocínios de vídeo de replays e anúncios incorporados ao conteúdo relacionado aos jogadores. Outros vão dispor de anúncios mobile que serão transmitidos durante os intervalos dos jogos”.

O guia ressalta que as marcas também poderão fazer parcerias com aplicativos populares para disponibilizar conteúdo relacionado à Copa do Mundo ou apresentar experiências interativas para quem vê os jogos ao vivo.

Para alcançar mais repercussão os anúncios criativos precisarão ser pertinentes, tanto para o consumidor quanto para a natureza única da Copa do Mundo. “Felizmente, a publicidade mobile garante combinação entre a segmentação por dados de localização e o uso de apps. Isso permite transmitir mensagens criativas e atrativas, de acordo com o que o usuário estiver fazendo ou o lugar onde ele estiver interagindo com um app mobile. Hoje, os usuários de dispositivos móveis passam, em média, três horas por dia utilizando apps. Portanto, é evidente que a publicidade mobile é essencial para despertar o interesse dos consumidores”.

Além disso, o estudo destaca que os anunciantes de mobile apps que pretendam aumentar sua base de usuários, aproveitando a euforia em torno da Copa, deverão estar prontos para tomar decisões rápidas, conforme o desenrolar dos jogos e o reflexo que isso causará nas redes sociais.

A executiva conclui que é primordial elaborar um plano criativo pensando na competição e resultados dos jogos. Dessa forma, na sua avaliação, é possível se adaptar rapidamente diante de situações excepcionais. “A Copa é uma oportunidade que ocorre uma vez a cada quatro anos. As corporações não podem perder a chance de aparecerem para o mundo todo”.

Headway é a empresa líder em desenvolvimento de marketing por tecnologia. Sua plataforma de mídia mobile, desenvolvida in house, está integrada com diversas fontes de dados parceiras para garantir aos clientes que os seus anúncios mobile atraiam novos usuários, de forma relevante e leve o consumidor a interagir e gerar engajamento com as marcas. A Headway entrega campanhas de mídia mobile, com geolocalização baseada em GPS, behavior por deslocamento físico real, aquisição de usuários para aplicativos, com formatos criativos para atingir a audiência certa aproveitando o máximo que a tecnologia mobile tem a disposição globalmente, além de garantir um alcance de 98% do inventário mundial.

A Headway está presente em todo o mundo com 19 escritórios: Argentina, Barcelona, Brasil, Chile, Colômbia, Corea do Sul, Costa Rica, Dubai, Equador, Israel (Sede Tecnologia), México (Cidade do México e Guadalajara), Miami, São Francisco, Peru, Paraguai, Panamá e República Dominicana. | www.headwaydigital.com

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