Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2008 - 10:05

Diretor da Associação de Portos de Amsterdã visita o Porto do Rio Grande

O diretor da Associação de Portos de Amsterdã, (Amports), Wim Ruijgh, que esteve visitando, nesta quinta-feira (10), a estrutura portuária de Rio Grande, disse ter ficado impressionado com o potencial do porto local. Acompanhado pelo chefe da Delegação Comercial Holandesa, Philippe Schulman, pelo superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Roberto Laurino, e por representantes das secretarias de Infra-Estrutura e Logística e do Planejamento e Gestão, o diretor da Amports foi recebido pelo superintendente do Porto do Rio Grande, Sinésio Cerqueira Neto.

Cumprindo a agenda, Ruijg realizou pela manhã sobrevôo de helicóptero pela área do Porto Organizado e, posteriormente, participou de um almoço no Terminal de Contêineres (Tecon Rio Grande). Logo após, às 15h, na sede da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), o diretor da Amports esteve reunido com a diretoria do porto rio-grandino, quando assistiu uma apresentação que retratou a estrutura portuária de Rio Grande, os investimentos que estão sendo realizados e os projetos futuros para o porto local.

A visita de Ruijgh ao RS tem como objetivo principal conhecer o funcionamento dos portos de Porto Alegre, onde esteve na última quarta-feira (09) e Rio Grande. Além disso, em sua pauta constaram conversas com o governo e empresários gaúchos sobre possibilidades de investimentos e possíveis parcerias, como as PPP's, que podem ser utilizadas na área de infra-estrutura e logística. Entre os focos de investimentos está o sistema hidroviário gaúcho, visando o aumento de sua utilização através da navegação interior.

De acordo como diretor da Amports, o Porto do Rio Grande o chamou muito a sua atenção pelo grande número de áreas de expansão e pelo volume de novos investimentos. "O RS tem um grande potencial hidroviário e nós iremos auxiliá-lo nas mudanças necessárias de forma otimizada, tendo em vista a nossa experiência nesta área. Além disso, o porto rio-grandino possui excelente estrutura, como a do Tecon Rio Grande, sendo um grande complemento para o sistema hidroviário, resultando em maior eficiência nas operações de importação e exportação do Estado", salientou o Ruijgh.

Conforme Cerqueira, hoje 40% da movimentação de cargas na Holanda é realizada via hidrovia, sendo o país uma referência neste tipo de modal. "Atualmente apenas 3,5% das cargas no RS são movimentadas pela hidrovia, havendo um grande potencial para o desenvolvimento deste modal com a utilização de um transporte que apresenta vantagens ambientais, com custos menores e que descongestiona as rodovias. Com os conhecimentos dos holandeses, aliado as metas do governo estadual, poderemos mudar essa realidade, que com certeza trará ótimos reflexos para os portos de Rio Grande e Porto Alegre", salientou o superintendente do porto rio-grandino.

Já o coordenador-geral da Unidade de Parcerias Público-Privadas da Secretaria de Planejamento, Charles Schramm, que acompanha a comitiva, salientou que a aproximação com os holandeses e de grande importância para esta nova etapa que o governo do estadual está implantando com as Parcerias Público-Privadas (PPP´s), tendo a Holanda grande experiência nessa aérea, sendo uma forma de tornarmos mais eficiente à logística do Rio Grande do Sul.

No final da tarde a comitiva retornou para Porto Alegre, onde nesta sexta-feira (11), Ruijgh participará do seminário promovido pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul "Gestão, Infra-Estrutura e Logística de Portos". No evento ele fará uma palestra que tratará de um dos segredos do sucesso holandês: Como fortalecer um porto usando o modelo da harmonia, onde mostrará um pouco da Holanda, sua posição estratégica e como o país opera sua matriz de transportes. | Site: www.portoriogrande.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira