Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2018 - 08:18

Para especialista, taxa básica de juros (Selic) deve se manter em 6,5% até o fim do ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgou no dia 20 de junho(quarta-feira), a nova taxa básica de juros brasileira (Selic). Para o professor da Faculdade Fipecafi, George Sales, o índice deve se manter em 6,5% até o fim do ano. "Isso se deve pela baixa na inflação do IPCA e, também, pela diminuição da atividade econômica com estimativa do PIB abaixo de 2%", completa.

A Taxa Selic tem interferência direta na economia do país. "A taxa básica de juros é o número base utilizado para captação de recursos e, consequentemente, para formação do Spread Bancário. Dessa forma, uma taxa de juros baixa ajuda aos empresários e aos consumidores. Estudos revelam que a redução das taxas pelas instituições financeiras está com uma defasagem temporal de 12 meses", explica o Professor.

Sobre o impacto nos investimentos, Sales diz que a poupança, pela nova formatação do rendimento, sofre redução conforme há diminuição da Selic, já que o cupom de juros é formado por 70% da taxa Selic mais a taxa referencial (TR). Em relação aos investimentos, o Professor explica que a formação de poupança é estimulada com uma maior taxa de juros, contudo, no caso dos brasileiros, outros fatores são primordiais para essa atratividade, como por exemplo, as alocações em investimentos isentos de Imposto de Renda para pessoa física oriundos do agronegócio e, também, do setor imobiliário.

Para o consumidor final, o especialista diz que a oscilação da taxa de juros pode ser uma ameaça ou oportunidade, "a Selic variando de 14,25% para 6,50%, em um curto espaço de tempo, provoca oscilações em títulos pré-fixados, ou títulos com cupom de juros pré-fixado", finaliza George Sales.

A Fipecafi foi fundada em 1974 por professores do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e atua desde então como órgão de apoio institucional ao departamento. Dentre seus principais objetivos estão: a missão de desenvolver e promover a divulgação de conhecimentos da área contábil, financeira e atuarial, organizar cursos, seminários, simpósios e conferências, prestar serviços de assessoria e consultoria e realizar pesquisas, atendendo entidades dos setores público e privado. | www.fipecafi.org.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira